terça-feira, 16 de janeiro de 2018

10+: Tom Hanks

O americano Thomas Jeffrey Hanks nasceu na cidade de Concord na Califórnia em 1956. Começando sua carreira no cinema nos anos 1980 ele se tornou bastante conhecido por inúmeras comédias de sucesso. Seu ponto de mudança aconteceu em 1988 quando sua atuação em Quero ser Grande lhe rendeu um Globo de Ouro e uma indicação ao Oscar. O prêmio serviu de ponto de mutação em sua carreira, lhe rendendo convites para filmes mais dramáticos e de maior prestígio. Desde então, Tom Hanks se tornou um dos rostos mais conhecidos do cinema americano, com dois Oscars na estante e outros 78 prêmios acumulados ao longo da carreira. Reconhecido como ator, roteirista, produtor e diretor, Hanks coleciona sucessos de público e crítica e se tornou um desses astros que o cinema quase não produz mais. Neste 10+ eu relembro os meus trabalhos favoritos deste renomado artista:

#10 - "Apollo 13" de Ron Howard (1995)
Hanks interpreta o astronauta Jim Lowell, dono da célebre frase "Houston, We have a problem!" neste longa indicado a nove Oscars. 


#09 - "Sintonia de Amor" de Nora Ephron (1993)
Hanks e Meg Ryan era o casal favorito das comédias românticas nos anos 1990 - aqui eles se apaixonam à distância pelas ondas do rádio... 

O primeiro navio de carga americano sequestrado em 200 anos rende um filme eletrizante e Hanks tem seu melhor papel em tempos. 

#07 - "Quero Ser Grande" de Penny Marshall (1988)
Um brinquedo mágico transforma um menino de treze anos em adulto. O resultado rendeu à Hanks sua primeira indicação ao Oscar. 

No corredor da morte, Hanks encontra um condenado com poderes miraculosos. O público foi às lágrimas neste conto de Stephen King. 

Sua quarta indicação ao Oscar foi pela atuação como o obstinado Capitão Miller, responsável pela missão do título. 

# 04 - "O Terminal" de Steven Spielberg (2004)
Baseado em fatos reais, a história do imigrante que vive no aeroporto é um dos trabalhos mais interessantes de Hanks - e ninguém deu bola. 

#03 -  "Náufrago" de Robert Zemeckis (2000)
Segunda parceria de Zemeckis com Hanks lhe rendeu sua quinta e última indicação ao Oscar até hoje. O ator impressiona  a cada cena. 

# 02 - "Forrest Gump" de Robert Zemeckis (1994)
Filme delicioso de assistir (embora seja bem diferente do livro)! Hanks viaja no tempo e leva seu segundo Oscar de ator, um ano depois de...

#01 - "Filadélfia" de Jonathan Demme (1993)
O filme foi um marco em Hollywood e permanece cada vez mais atual. Hanks ganhou seu primeiro Oscar de melhor ator por seu trabalho notável como o advogado soropositivo Andrew Beckett.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário