terça-feira, 25 de abril de 2017

MOMENTO ROB GORDON: Palme Dog

Nellie: prêmio por Paterson
Sem dúvida um dos prêmios mais simpáticos do cinema é o Palme Dog, o prêmio do Festival de Cannes para a melhor atuação canina que acontece desde 2001 (o prêmio é um trocadilho com o maior prêmio do evento: Palme D'or, a cobiçada Palma de Ouro). Ano passado os críticos internacionais do Festival escolheram o simpático bulldog inglês Nellie pelo trabalho como Marvin, o pet de Adam Driver em Paterson (o novo filme de Jim Jarmusch que está em cartaz no Brasil). Infelizmente, Nellie não pôde comparecer para receber o prêmio, já que falecera dois meses antes do Festival. Para homenagear o seu e outros talentos caninos, lembramos de alguns premiados nesta cobiçada categoria do Festival de cinema mais influente do mundo: 

Em 2006 o prêmio foi para o pug que além de bicho de estimação funcionava como uma espécie de acessório para a jovem rainha francesa vivida por Kirsten Dunst neste controverso filme de Sofia Coppola. Vivendo no bem bom, pode se dizer que o cãozinho era o melhor amigo de vossa majestade.

Bem menos simpático, Moses é um ser quase metafísico no longa de Lars Von Trier. Ainda que sua presença seja destacada durante todo o filme, por boa parte da sessão ele é apenas um risco de giz no chão - até se materializar raivoso na última cena. Sua presença é tão marcante que o cão derrotou até o favorito do ano: Bruno, o cachorro da animação As Bicicletas de Belleville.

#03 Dug (Up - Altas Aventuras/2009)
Pois é, cachorros de animação também concorrem ao prêmio e em 2009 foi o simpático cão (quase) falante do filme da Pixar que foi agraciado com o prêmio. O páreo estava acirradíssimo naquele ano! Dug derrotou o Poodle de Bastardos Inglórios e a Raposa de Anticristo

Antes de ganhar cinco Oscars (filme, diretor, ator, figurino e trilha sonora), esta brincadeira com o cinema mudo ganhou dois prêmios em Cannes: melhor ator (Jean Dujardin) e o Palme Dog para o fofo Uggie - e não são poucos os que consideram que o cãozinho também merecia um Oscar pelo seu carismático trabalho! Infelizmente o adorável Jack Russell faleceu em 2015 aos 13 anos de idade.

Quem viu este filme húngaro ficou impressionado com o trabalho de direção com vários cães em cenas impressionantes. Todos o elenco canino foi lembrado no Palme Dog e  especialmente os cães Luke e Body (excepcionais como o protagonista Hagen) - e não podemos esquecer a graciosa Marlene, que faz a melhor amiga canina do cão protagonista. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário