quarta-feira, 5 de abril de 2017

10+ Elle Fanning

Elle Fanning
Mary Elle Fanning nasceu em 09 de abril de 1998, ou seja, a mocinha fará vinte anos somente no ano que vem - e já possui um currículo de dar inveja a muitas veteranas. Pode se dizer que Elle estreou no cinema à sombra da irmã, Dakota Fanning, justamente no filme que faria Dakota uma atriz famosa! Dakota interpretava a filha de Sean Penn em Lição de Amor/2001 e precisavam de uma atriz mais jovem para interpretar a personagem quando tinha apenas dois anos. A escolhida foi Elle. Nos anos seguintes, Elle provou ter brilho próprio, construindo uma carreira tão promissora quanto a da irmã (ou até mais interessante). Hoje, Elle é uma das jovens atrizes mais cobiçadas de Hollywood - e também uma das mais talentosas. Ela já trabalhou com diretores importantes como David Fincher, Sofia Coppola, Alejandro González Iñárritu, JJ Abrams, Ben Affleck, Mike Mills, Nicolas Winding Refn e está em uns três filmes mais esperados de 2017! Nada mal para quem ainda nem chegou na maior idade! Esta lista cronológica é só para lembrar dez momentos marcantes da carreira desta mocinha aplicada!

#01 Provocação (2004)
Elle mal tinha completado cinco anos quando filmou esta versão da primeira parte do livro Vizinha por um Ano de John Irving - em que ela interpreta a própria viúva quando era uma criança e viu a dissolução do casamento de seus pais (vividos por Kim Basinger e Jeff Bridges). Este foi o terceiro filme da carreira da atriz mirim. 

#02 A Menina no País das Maravilhas (2008)
O décimo filme da carreira de Elle não fez muito sucesso, mas chamou a atenção por contar uma história infantil complexa envolvendo a protagonista de uma montagem escolar de Alice no País das Maravilhas. Sucesso em Sundance, o filme fez a crítica ver que Elle tinha potencial para dar conta de personagens complicados (e ela não tinha sequer nove anos durante a filmagem).  

Todo mundo lembra que o personagem de Brad Pitt se apaixona por uma bailarina, Daisy (Cate Blanchett) neste filme de David Fincher. O que pouca gente lembra é que Elle Fanning interpreta Daisy quando ela tinha apenas sete anos - e o envelhecido Benjamin a conhece. A doçura que a menina exala em cena é irresistível!

Premiado com o Leão de Ouro no Festival de Veneza, este filme de Sofia Coppola é bastante particular e ainda mais intimista do que os outros da diretora. O filme acompanha a relação entre um pai ator e sua filha adolescente por alguns dias e garante à atriz pelo menos duas cenas antológicas (a cena em que simula beber chá debaixo d'água e a cena em que patina ao som de "Cool" de Gwen Stefani. 

Elle já estava se tornando uma mocinha quando foi o interesse amoroso do protagonista desta ficção científica juvenil dirigida por JJ Abrams (o primeiro e único filme autoral do diretor até agora). Lembro que assisti o filme no cinema e um bando de moleques suspiravam quando sua personagem aparecia na tela antes de ser vítima de um alienígena. 

#06 A Decadência de Joe Albany (2014)
Se já não é fácil viver uma personagem real, imagina quando a personagem é a roteirista do filme! Elle interpreta Amy-Jo Albany, filha do pianista Joe Albany (vivido por Joh Hawkes) que assiste o pai afundar no vício das drogas durante a cena jazzy dos anos 1970. Pelo papel ela ganhou o prêmio de melhor atriz no Festival de Cinema de Karlovy Vary. 

A atriz já tinha consolidado a carreira no cinema, provou ter trânsito livre em filmes independentes e filmes de grandes estúdios quando foi escolhida para viver a princesa Aurora, mais conhecida como a Bela Adormecida nesta versão que muda a perspectiva do clássico conto de fadas. Ao lado de Angelina Jolie, Elle conseguiu um dos seus maiores sucessos de bilheteria. 

Amado e odiado na mesma proporção, o filme do dinamarquês Nicolas Winding Refn provou que a atriz quer deixar o jeito de menina delicada para trás. Ela interpreta uma modelo que deixa a ambição falar mais alto do que sua própria personalidade. Plasticamente irretocável, o filme mescla o sublime com o grotesco e Elle se equilibra nestes dois pólos com maestria. 

O 26º filme da atriz fechou um ótimo ano para sua carreira. No filme de Mike Mills ela interpreta a filha de uma psicoterapeuta que sabe exatamente como driblar o que para muita gente seria complicado de se confrontar (mesmo ao final dos anos 1970). Vale lembrar que em 2016, Elle completou (apenas) 18 anos!

#10 Meu Nome é Ray (2016)
Neste filme independente inédito nos Estados Unidos (e de sucesso na Europa), a atriz interpreta uma jovem transexual. Com previsão de estreia para maio deste ano nos EUA, há quem perceba potencial para que a atriz apareça nas premiações. Mas Elle ainda estará em outros quatro filme deste ano: Como Falar com Garotas em Festas  de John Cameron Mitchell, estará no drama Sidney Hall, viverá o papel título de Mary Shelley e está no novo filme de Sofia Coppola, The Beguiled. O ano promete!

Nenhum comentário:

Postar um comentário