sábado, 6 de agosto de 2016

MOMENTO [OLÍMPICO] ROB GORDON - I: Atores Atletas

Com a chegada das Olimpíadas no Brasil nosso Momento Rob Gordon terá edições especiais. Nesta ele destaca cinco pessoas que tiveram destaque no mundo esportivo antes de fazer sucesso no cinema e na TV. O critério de classificação está associado aos títulos como atletas. 

05 Vinnie Jones 
No início de sua carreira, o diretor Guy Ritchie gostava de colocar homens com pinta de durões encarnando marginais espertos em seus filmes. Foi assim que o jogador de futebol foi parar no primeiro filme do diretor em 1998: Jogos, Trapaças e Dois Canos Fumegantes. Vinnie começou a carreira de jogador em 1984, foi representante e capitão da Seleção Galesa de Futebol, jogou pelo Chelsea, Leeds United e Wimbledon Football Club (pelo qual participou de 200 jogos entre 1986 e 1998). Antes de investir mais tempo em sua carreira no cinema, ele foi treinador do Queens Park Rangers.

04 Jason Statham
Guy Ritchie também foi responsável pela estreia do ator britânico que antes foi conhecido como atleta de saltos ornamentais. Jason fez parte da equipe nacional de mergulho da Grã-Bretanha por 10 anos, sendo classificado como 12º no Campeonato Mundial de 1992. Statham seguiu outro rumo quando seu agente o colocou como modelo de uma marca de roupas na Europa no final dos anos 1990, a French Connection. Não demorou para que Jason fosse convidado para seu primeiro filme, o cult Jogos, Trapaças e Dois Canos Fumegantes (1998) assinado por Ritchie.  

03 Esther Williams
A vida da diva poderia ter seguido outros caminhos caso houvesse acontecido os Jogos Olímpicos de 1940, afinal, ela era uma das grande promessas de medalha na modalidade de nada sincronizado e natação após ser campeã em natação no Campeonato Mundial de São Francisco.  Em 1940 não houve Olimpíada por conta da eclosão da Segunda Guerra Mundial e Esther aceitou convites para fazer apresentações ao lado do colega nadador Johnny Weissmüller (que ficou famoso como Tarzan). Foi o bastante para ser descoberta pela MGM - que a lançou em 1944 com o filme Escola de Sereias, que a tornou uma estrela especialista em musicais com números aquáticos. 

02 Bud Spencer
O italiano ficou famoso por seus filmes ambientados no Oeste ao lado de Terrence Hill. Spencer começou a carreira de ator com sua pequena participação no clássico Quo Vadis (1951). Desde então participou de mais de setenta produções para cinema e TV. O que pouca gente sabe é que Bud era na verdade Carlo Pedersoli, um excelente nadador que ganhou duas medalhas de prata nos Jogos do Mediterrâneo em Alexandria (1951) e uma de ouro em Barcelona (1955). Spencer ainda participou dos Jogos Olímpicos de Helsinki (1952), Melbourne (1956) e Roma (1960) antes de tornar-se famoso nos cinemas. 

01 Caitlyn Jenner
Antes de mudar de sexo, Caitlyn Jenner atendia pelo nome de Bruce. Bruce Jenner foi considerado o maior atleta do mundo nos EUA após conquistar a medalha de ouro no Decatlo das Olimpíadas de Montreal em 1976, consolidando a promessa sinalizada nos Jogos Pan-americanos na Cidade do México em 1975 (onde também recebeu a medalha de ouro pela modalidade). A fama o levou a fazer vários filmes para TV e cinema nos anos 1980. No século XXI ele ficou ainda mais conhecido com o Reality Show "Keeping up with the Kardashians" (2007-2016) e, posteriormente, I Am Cait (2015-2016) série documental que acompanha seu processo de transição de sexo aos 65 anos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário