quarta-feira, 20 de julho de 2016

10+: Winona Ryder

Winona Laura Horowitz nasceu em 1971, no estado de Minnesota (EUA) numa família chegada à filosofia hippie. Em 1986 a menina de olhos expressivos estreou no cinema - e logo foi considerada um dos nomes mais promissores de Hollywood. Na vida real, Winona já foi afilhada de guru espiritual, tatuagem de Johnny Depp, namorada ciumenta de Matt Damon e até a garota problemática no banco dos réus - o que jogou sua carreira numa espécie de limbo. Com a série Stranger Things o mundo parece estar disposto a redescobrir essa talentosa atriz com disposição de sobra para voltar ao primeiro time de Hollywood. Essa lista é sobre meus dez momentos favoritos da atriz - que servem para lembrar que Winona Ryder ainda merece um lugar em nossos corações: 

#10 A Casa dos Espíritos (1993) de Bille August
Pouca gente curtiu a adaptação de August para esse cultuado livro de Isabel Allende ambientado num período conturbado da história do Chile - mas o elenco enchia os olhos, só para ter ideia: Winona era a filha de Jeremy Irons com Meryl Streep e sobrinha de Glenn Close!

#09 Cisne Negro (2010) de Darren Aronofsky
Depois que sua instabilidade foi parar nos tribunais a atriz passou vários anos fazendo participações especiais em filmes pouco vistos... até que Aronofsky a convidou para viver a bailarina problemática Beth MacIntire - praticamente um fantasma do futuro que se arma para a protagonista de Natalie Portman. 

#08 Edward Mãos de Tesoura (1990) de Tim Burton
No clássico absoluto de Burton, Winona é a mocinha que aparece de cabelos louros para deixar o personagem de Johnny Depp apaixonado (e a química funcionou tão bem que os dois namoraram na vida real - rendendo a famosa tatuagem Winona Forever). 

#07 Os Fantasmas se Divertem (1988) de Tim Burton 
Na primeira parceria com Burton, Winona se saiu muito bem como a jovem gótica que se torna musa do estranho Besouro Suco (Michael Keaton). A partir daqui a moça se tornou uma das musas do diretor, com quem trabalhou mais duas vezes (e cogita a continuação dessa comédia esquisita). 

#06 Drácula de Bram Stoker (1992) de Francis Ford Coppola
Dizem que havia grande tensão nos bastidores entre Coppola e a atriz, mas quando assistimos ao filme, em que ela encarna a amada Mina do Conde Drácula (Gary Oldman), nem percebemos as dificuldades encontradas pela atriz. Isso que é profissionalismo!

#05 Garota, Interrompida (1999) de James Mangold
Ao final dos anos 1990, Winona começou a produzir filmes que podiam lhe render ainda mais reconhecimento - e quem sabe até lhe render um Oscar. Aqui ela vive uma jovem que passa um tempo numa instituição psiquiátrica. Sua atuação é competente, mas o Oscar foi para a colega Angelina Jolie. 

#04 A Época da Inocência (1993) de Martin Scorsese
Se a coisa não foi bem com Coppola, o mesmo não se pode dizer do seu primeiro trabalho com o mestre Scorsese. No filme mais romântico realizado pelo diretor, Winona vive a recatada noiva de Daniel Day Lewis...  mas ele nem imagina que ela é mais esperta do que parece. Winona foi indicada ao Oscar (de atriz coadjuvante) pela primeira vez pelo papel. 

#03 As Bruxas de Salém (1996) de Nicholas Hytner
Olhando sua carreira em perspectiva, a estrela deve ter achado que faltava uma vilã de peso! Foi quando ela produziu essa excelente adaptação da peça de Arthur Miller. Na pele da rancorosa Abigail, a atriz promove um verdadeiro massacre ao acusar seus desafetos de cometerem atos de bruxaria. 

#02 Minha Mãe é uma Sereia (1990) de Richard Benjamin
Cher estava com a bola toda quando resolveu produzir essa comédia sobre o relacionamento tempestuoso entre mãe e filha - baseado no livro de Patty Dann. O resultado é um filme divertido que rendeu uma indicação ao Globo de Ouro para sua filha (Winona) que tenta ser santa!

#01 Adoráveis Mulheres (1994) de Gillian Armstrong
A heroína Jo March já foi vivida por várias atrizes e a atuação de Winona está entre as melhores. Jo vive com a mãe e as três irmãs sonhando em ser escritora. Entre dramas familiares e amorosos (com Christian Bale), Jo amadurece no decorrer da história. O filme rendeu uma indicação ao Oscar de melhor atriz para sua estrela. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário