quinta-feira, 28 de abril de 2016

PL►Y: Um Domingo de Chuva

Leighton e Julian: amor impossível. 

Lançado diretamente em DVD por aqui, Um Domingo de Chuva serve para provar que ao escolher o título em português de um filme, não é necessário assisti-lo. Afinal, o que o título anuncia nem acontece no filme (o tal domingo chuvoso). Dirigido pelo ator Frank Whaley (que também assina o roteiro), o filme conta a história de amizade entre um menino rico e sua babá. Ele é Reggie (Julian Shatkin), um garoto prodígio de 12 anos que tem como melhor amigo o violoncelo - o qual utiliza para criar composições próprias. Reggie mora numa mansão em Manhattan com a mãe e os empregados, mas a rotina familiar da família é resumida ao horário das refeições. Quando o menino precisa de uma nova pessoa para tomar conta dele surge a jovem Eleanor (Leighton Meester), que recentemente perdeu o emprego por conta do namorado roqueiro Dennis (vivido pelo vocalista da banda Greenday Billy Joe Armstrong). Ela tem uma família problemática e perdeu as perspectivas de um futuro promissor. O filme investe nos diálogos entre os dois personagens e momentos em que os dois descobrem que apesar das diferenças, possuem algumas coisas em comum. O diretor faz de tudo para que o filme exale melancolia, investindo pesado na tristeza de seus personagens e no quanto estão deslocados nos universos que habitam - ao ponto de exagerar quando coloca em cena a família de Eleanor. De certa forma, o roteiro mostra que os dois são capazes de se ajudar, mais pela companhia que um faz ao outro, do que propriamente pelas mudanças que geram. Sutilmente, o filme constrói uma tímida história de amor, afinal, fica evidente que, aos poucos, Reggie se apaixona pela moça, mas percebe que jamais será correspondido (basta ficar atento à cena da despedida para isso ficar evidente). Um Domingo de Chuva não é um filme ruim, mas pode causar alguns bocejos em seus 104 minutos de duração ao investir numa narrativa sem grandes acontecimentos ou fatos marcantes, confiando no carisma de seus protagonistas (já que os coadjuvantes são puro clichê). Leighton e Julian realmente se esforçam com o material que o roteiro lhes oferece e, pode se dizer, que em outros intérpretes, os personagens seriam quase insuportáveis (mas o filme bem que poderia ter arranjado outro ator para ser o namorado de Eleanor, apesar do quarentão Billy Joe convencer que é mais jovem, ele se perde facilmente em caretas e olhos arregalados). O filme pode conquistar alguns fãs, mas para a maioria do público não trará nada de especial além da última cena - que é realmente inspirada. 

Um Domingo de Chuva (Like Sunday, Like Rain/ EUA-2014) de Frank Whaley com Leighton Meester, Julian Shatkin, Billy Joe Armstrong e Debra Messing. ☻☻

3 comentários:

  1. OI ESTOU TENTANDO COMPRAR ESTE DVD MAS NÃO ACHO! SABERIA ME DIZER ONDE ENCONTRAR??

    ResponderExcluir
  2. Olá Leandro, nunca achei o DVD também. Infelizmente filmes de pequeno orçamento são mais difíceis de encontrar no formato. Mas você pode encontrar em serviços de streaming.

    ResponderExcluir
  3. De dar sono. Quase dormi. Para ser um bom filme,necessariamente não tem que ser paradão.

    ResponderExcluir