sexta-feira, 15 de abril de 2016

Combo: Bons de Briga

5 O Lutador (2008) Darren Aronofsky precisava recuperar o seu prestígio após as vaias recebidas (imerecidamente) por Fonte da Vida/2006. Seu passo seguinte não poderia ser mais diferente, a história de um lutador de luta livre que precisa se aposentar, mas que não consegue ficar fora dos ringues... afinal, sua vida fora do tatame é ainda pior! Seu relacionamento com a filha está em frangalhos e a única coisa que o anima é o namoro com uma bela stripper (Marisa Tomei).  Para além da história, o filme ganhou fãs fervorosos pela atuação vigorosa de Mickey Rourke e sua estampa de galã desfigurado por cirurgias plásticas desastrosas (ele foi até indicado ao Oscar). 

4 Guerreiro (2011) Dois irmãos com histórico familiar complicado (além de pendengas pessoais afloradas) se reencontram num campeonato de MMA. Filhos de um ex-boxeador alcoólatra (Nick Nolte, indicado ao Oscar de coadjuvante), o professor Brendan (Joel Edgerton) e o ex-fuzileiro naval Tommy (Tom Hardy) sabem que no ringue existe lugar apenas para um vencedor -  mas até descobrir quem ganha essa disputa o (ainda subestimado) diretor Gavin O'Connor filma algumas das lutas mais impressionantes que já se viu na tela de cinema! Cheio de som, sangue, suor, lágrimas, fúria e enquadramentos perfeitos, Guerreiro é o tipo de filme que surpreende pelas qualidades que você nem imaginaria. 

3 Menina de Ouro (2004) Mulher também pode ter punhos de aço e impressionar! Por isso, Maggie Fitzgerald (Hillary Swank) vê nas lutas de boxe a única chance de tirar sua vida da estaca zero. Considerada velha demais para começar no ramo, ela convence um experiente treinador (Clint Eastwood, que também assina a direção) de que possui um potencial inigualável. Mais do que narrar a (triste) história de Maggie, o filme ainda é uma prova de fôlego para Hillary, que depois do Oscar por Meninos não Choram/1999 padeceu em produções esquecíveis. Aqui ela levou outra estatueta para casa e deixou claro que é a atriz ideal para viver mulheres fortes.

2 Touro Indomável (1980) Clássico absoluto e favorito de nove entre dez pessoas que curtem filmes sobre lutadores (especialmente se for crítico de cinema), a cinebiografia do lutador Jake LaMotta tornou-se um dos filmes mais injustiçados do Oscar (indicado a oito prêmios, levou o de edição e ator para Robert DeNiro) por perder as estatuetas de direção e filme para o drama Gente como a GenteFilmado em preto e branco, Martin Scorsese pontua a história de LaMotta mesclando suas lutas e vida pessoal numa narrativa estilosa e cheia de virtuosismo. DeNiro está excepcional no papel principal dando conta de todas as nuances de um personagem que está longe de ser adorável.

 1 Rocky - Um Lutador (1976) Se eu tivesse realizado esse combo no ano passado, possivelmente, Rocky estaria em segundo lugar, mas depois de Creed/2015, percebi como esse longa metragem de John G. Alvidsen criou um personagem que tornou-se um ícone da cultura norte-americana. Rocky Balboa (Sylvester Stallone, indicado ao Oscar de ator e pelo roteiro) ambiciona ser um campeão das lutas de boxe, mas para isso terá que provar sua obstinação em treinos exaustivos - e ainda encontrar tempo  para conquistar o coração de Adrian (Talia Shire). Some o sucesso de bilheteria, a imortal canção Eyes of Tiger (da banda Survivor), as seis sequências que o filme rendeu e as premiações de Stallone como coadjuvante por reviver Rocky em Creed e você entenderá porque o filme está no topo deste combo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário