sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

10+ Personagens de Aquivo X

Mulder & Scully: bem vindos de volta!

Essa semana foi ao ar o último episódio da décima temporada de Arquivo X. No fim das contas, ficou aquele gosto esquisito em quem imaginou que a série iria abordar um único arco em seus seis episódios lançados 14 anos após a temporada anterior. Chris Carter ouviu duras críticas por sua tentativa de complexificar ainda mais a mitologia da série (especificamente no primeiro e no último da temporada, intitulados, respectivamente de Minha Luta I e Minha Luta II), é verdade que seis episódios amarradinhos combinariam mais com o alardeado formato de minissérie, que não se concretizou, mas no fundo eu curti muito ver a série voltar e deixando o velho gancho para a temporada seguinte (que a Fox já está quase anunciando). Rever Mulder, Scully, Skinner e até o Canceroso tiveram um sabor especial para esse humilde fã. Animado com o retorno eu fiz uma lista  com meus dez personagens favoritos, são eles:

10 Diana Fowley (Mimi Rogers) Para além de conspirações, alienígenas e mutantes, Arquivo X foi construído sobre personagens femininas de forte presença na mitologia da série. Uma delas foi a sempre ambígua ex-namorada de Fox Mulder, agente Fowley. Só o fato de ter deixado o herói da série com dor de cotovelo já lhe valeu a antipatia dos fãs, mas ela conseguiu mais ao se envolver com os personagens mais sombrios da trama e mostrar-se uma manipuladora de primeira - justamente por mexer com o coração de Mulder e encher Dana Scully de ciúmes. 

09 William Scully (Jerry Shiban) O filho de Dana Scully sempre foi rodeado de mistérios dentro da série. Teria sido fruto das abduções sofrias pela personagem? Seria filho de uma noite de amor com seu parceiro Fox Mulder? O fato é que o filho de Dana foi mandado para a adoção e a décima temporada fez questão de demonstrar o quanto isso foi mal digerido pela personagem. Para além desse sentimento maternal, os mistérios sobre o menino (agora um adolescente de paradeiro desconhecido) promete movimentar a série de forma crucial, como deixou claro o final do último episódio da décima temporada. Nem precisava de tudo isso: os fãs já curtiam o guri quando era bebê!

08 Jeffrey Spender (Chris Owens) O agente Spender é um desses personagens que adoramos odiar! Ele nem chega a ser um vilão, mas é detestado pela total descrença com que conduziu as investigações dos arquivos X quando era responsável por eles. Seu ceticismo só não era mais irritante do que sua plena incapacidade em lidar com o que estava diante dos seus olhos. Seu destino dentro da série foi bastante cruel, afinal, nenhum agente do FBI pode sair ileso ao ser filho de um dos casais mais importantes (e complicados) para o andamento da série. Por não perceber o peso sobre seus ombros ele merece estar na lista. 

07 Marita Covarrubias (Laurie Holden) Nunca soubemos muito bem de que lado Marita estava, mas quando a conspiração estava no auge, a agente estava sempre por perto... até que seu destino ficou complicado. Ela sempre pareceu estar a um passo de torna-se uma temida vilã na série, mas antes que isso acontecesse, um affair com o traiçoeiro Alex Krycek e a contaminação por uma doença misteriosa marcaram seus momentos mais memoráveis da série. Lembro até hoje a tristeza que senti ao vê-la como aparece na foto ao lado - e Marita mereceu minhas lágrimas. 

06 Alex Krycek (Nicholas Lea) O Agente Krycek era o pior parceiro que Fox Mulder poderia ter nas investigações dos casos arquivo X. Aparentemente brando quando surgiu na segunda temporada, o tempo transformou o que era um investigador ambicioso, num sujeito bastante traiçoeiro. Krycek acabou se tornando uma espécie de mercenário à serviço da conspiração e responsável por muito serviço sujo que precisava ser feito para que ela se concretizasse. Após levar um tiro ele é considerado morto dentro da série, mas eu acho que não teria reclamações se ele voltasse para a série mediante alguma explicação mirabolante.

 05 Cassandra Spender (Veronica Cartwright) A mãe do agente Spender era conhecida como A Paciente X e falava abertamente sobre as experiências com alienígenas (o que deixava seu filho cheio de vergonha). Protagonista de alguns dos episódios mais emblemáticos da série, Cassandra serviu para incluir novos elementos nas investigações de Mulder e Scully, que influenciaram todo o rumo que seguiram a partir dali. Seu casamento com o soturno Canceroso, respingou na própria percepção que Fox Mulder tinha sobre sua família e o desaparecimento da irmã, Samantha Mulder. 

04 C.G.B. Spender - O Canceroso (William B. Davis) Ninguém sabe muito bem quem ele é de fato, afinal, O Canceroso é o personagem mais complicado de toda a saga do programa. Ele já morreu e reapareceu tantas vezes que dizem até que ele é imortal. Será? Ex-marido de Cassandra, pai de Jeffrey, amigo da família Mulder e assassino de John Kennedy (ora vamos, você nunca assistiu  a esse episódio solo do personagem? Procure agora!), o homem que vive no submundo do FBI é um dos maiores responsáveis por uma conspiração que pode acabar com o planeta que conhecemos. Um vilão de respeito. 

03 Walter Skinner (Mitch Pillegi) Sempre visto como o chefe de Mulder e Scully, Walter Skinner é um fiel escudeiro da dupla - ainda que nem sempre concordasse (ou entendesse) o que estava acontecendo. Em muitas ocasiões seu próprio trabalho ficou em risco para livrar os agentes das enrascadas por descobrir coisas que deveriam permanecer ocultas. Sua figura imponente (e elegante) sempre se integrou aos protagonistas de uma forma bastante significativa. Adorado pelos fãs da série (que o colocaram até no posto de sex symbol), Skinner sempre deixava os momentos mais triviais do programa (Mulder divagando sobre teorias conspiratórias) interessantes para a plateia. 

02 Fox Mulder (David Duchovny) O agente que sempre procura a verdade que está lá fora é o menino que quer respostas para o desaparecimento de sua irmã, Samantha (que foi abduzida por alienígenas, clonada, cedida pelo próprio pai para servir de cobaia...). Quanto mais procura a verdade, mais as obsessões de Mulder aparecem: seu interesse pelo desconhecido, seu destemor diante do bizarro e as muitas vezes em que esteve próximo de descobrir tudo (e sentir escapar pelas mãos) quase o levaram à loucura dezenas de vezes. Os Arquivos X sugaram sua vida em todos os sentidos e nós o adoramos por isso. 

01 Dana Scully (Gillian Anderson) Quem nunca se percebeu apaixonado por Scully? A médica cética (e religiosa) que se torna agente do FBI, sendo designada para impedir que seu parceiro Fox Mulder não descubra o que não deve e, no meio do caminho, começa a rever seus próprios conceitos ao se envolver em conspirações alienígenas que toda sua inteligência não é capaz de explicar. Scully tornou-se uma das personagens femininas mais icônicas da televisão por sua crença na ciência, lealdade e bravura apresentadas mesmo quando Mulder estava longe da série. Isso sem falar na enorme tensão que existe entre os dois. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário