segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

Combo: David Bowie

David Bowie era visivelmente mais reconhecido como cantor do que como ator, mas isso não impede que colecione alguns papéis memoráveis no cinema - o que tornou a feitura dessa lista mais complicada do que eu imaginava.  Optei por listar os cinco filmes que surgem na minha mente quando penso em Bowie em destaque no cinema. Os cinéfilos mais jovens devem lembrar dele em O Grande Truque (2006) de Christopher Nolan, onde ele vive o cientista Nikola Tesla, outros poderão sentir falta de sua performance como Andy Warhol em Basquiat (1996), filme de estreia de Julian Schnabel, mas esses acabaram ficando de fora. O meu Combo David Bowie ficou assim...

05 Labirinto (1986) Essa deve ser a primeira lembrança cinematográfica que tenho de Bowie - talvez seja até a primeira vez que me deparei com ele (já que assisti ao filme no cinema com sete anos). Eu não fazia a mínima ideia de quem era aquele vilão de cabelo esquisito que atazana a vida de uma adolescente (Jennifer Connely com 16 anos!) que precisa cuidar do irmão caçula que não para de chorar. Eis que o bebê é sequestrado pelo Rei dos Duendes (Bowie) que irá criar vários desafios num labirinto para a garota recuperar a criança, antes que o fofinho seja transformado em um duende! Dirigido por Jim Henson (criador dos Muppets), o filme fracassou nas bilheterias, mas tornou-se cult anos depois devido ao número de fãs fervorosos que colecionou desde seu lançamento. 


04 Furyo (1983) Devido a sexualidade de seus filmes anteriores o cineasta Nagisa Oshima surpreendeu quando lançou este longa do Festival de Cannes que conta a história de forma bastante moderna para a época. Para completar, o diretor escalou três músicos para protagonistas: Bowie, Ryuichi Sakamoto (que também assina a excepciona trilha do filme) e Takeshi Kitano. Ambientado na ilha de Java no ano de 1942, a tensão crescente de um campo de prisioneiros de guerra chega ao limite com a chegada do inglês Jack Celliers (Bowie) que não aceita as ordens do capitão Yonoi (Sakamoto) e não se rende à violência de seu algoz. O filme causou polêmica por sua dose de homoerotismo entre militares. 


03 Fome de Viver (1983) está entre meus filmes de vampiro favoritos de todos os tempos. Ao lado de Catherine Deneuve, Bowie viveu por séculos escondido formando o casal de caninos afiados mais sexy da história. Porém... alguma coisa começa a dar errado e a sobrevivência de ambos fica comprometida. Esse primeiro longa de Tony Scott é de uma estética irrepreensível e, muitas vezes, ela chama até mais atenção do que a história. Fique atento à cena onde Bowie envelhece séculos em alguns minutos diante da câmera - em 1999 o filme gerou um seriado onde o próprio astro aparece.

02 O Homem Que Caiu na Terra (1976) Thomas Jerome Newton (Bowie) é um alienígena que chega à Terra para conseguir água para seu planeta natal que está morrendo. No entanto, ele funda uma companhia tecnológica em nosso planeta e se apaixona por Mary-Lou (Candy Clark) nessa provocação de Nicholas Roeg sobre o processo de adaptação da vida na Terra. Bowie ainda tinha pouca experiência como ator quando aceitou o papel (que lhe caiu como uma luva), mas ajudou o filme a tornar-se cult. Ainda hoje o filme chama atenção por sua montagem inovadora e o tom andrógino de seu protagonista

01 Ziggy Stardust (1973) O personagem mais importante de Bowie protagonizou esse documentário do renomado D.A. Pennebaker. O filme registra o último concerto do alienígena rockstar e sua banda (The Spider From Mars), um show histórico realizado no dia 03 de julho de 1963. Diante de uma plateia em êxtase, Ziggy canta clássicos como Space Oddity, Moonage Daydream e (a própria) Ziggy Stardust! Bowie estava no auge de sua criatividade e causou escândalo quando resolveu anunciar o fim de Ziggy. Os fãs enlouqueceram. Bowie ressurgiria várias outras vezes encarnando outros personagens, mas nenhum deles foi tão confundido com seu intérprete quanto este. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário