segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

10+: Melhores Pôsteres de 2015

Para começar a temporada de retrospectiva do que o ano cinematográfico de 2015 teve de melhor, aqui está a já tradicional lista de melhores pôsteres de 2015. Alguns filmes já passaram por aqui, outros ainda vão estrear e alguns até apareçam direto nas locadoras! A seguir os meus cartazes favoritos do ano que termina:

10 - O Fim da Turnê (The End of the Tour)
David Foster Wallace deve ser um dos escritores mais instigantes da história recente dos EUA - e o fato de ter morrido aos 46 anos, no auge de sua carreira colabora muito para que se torne uma espécie de mito. O filme de James Ponsoldt conta o encontro do jornalista David Lipsky com Wallace e os desdobramentos que surgem da famosa entrevista. A ideia dos perfis feitos com uma fita partida enrolada é simples, direta e bastante eficiente para representar a ideia do filme. 

09 - The Lobster
Premiado no Festival de Cannes, o filme do cineasta grego Yorgos Lanthimos retrata um futuro distópico (a moda do momento) onde quem não encontra seu par romântico é transformado num animal e abandonado na floresta! Essa loucura, misturada com a sensação de ausência e urgência é retratada pelo abraço no vazio de Collin Farrell. 

08 -  Sicario
Também exibido em Cannes, Sicario perdeu força e parece que não será dessa vez que um filme de Dennis Villeneuve emplacará no Oscar. Ainda assim, o filme sobre uma ação da CIA contra o tráfico de drogas ganha um cartaz que mostra uma luz ao fim de um túnel - pena que você está caminhando no sentido contrário...

07 -  Pawn Sacrifice
Retratando a jornada de Bobby Fischer (Tobey Maguire) um prodígio do xadrez durante a Guerra Fria, o novo filme de Edward Zwick deixa claro em seu cartaz como estava confusa a mente de seu protagonista quando teve que enfrentar outro gênio do xadrez - o russo Boris Spassky (Liev Schreiber). Graficamente sugestivo sobre a desconstrução de seu protagonista. 

06 - Big Significant Things
O filme de Bryan Reisberg não agradou tanto quanto ele desejava, mas pelo menos conseguiu bolar um pôster interessante. Ao retratar um rapaz que pretende viajar pelos Estados Unidos sozinho, Big Significant Things promete olhar por trás do que vemos, ainda que tudo fique meio invertido e do avesso - além de seguro por uma estrutura não muito consistente. 

5 - I Dream To Much
O cartaz foi feito sob medida para o título desse filme independente que marca a estreia da cineasta Katie Kokinos. A história de uma garota imaginativa e o seu relacionamento com a avó, dá corpo à uma simpática dramédia, que assim como o pôster, pode funcionar melhor do que muito livro de auto-ajuda. 

4 - Lost River 
Pouca gente curtiu a estreia de Ryan Golsing na direção. Desde que foi exibido no Festival de Cannes no ano passado, o filme dividiu opiniões, mas há quem defenda esse mergulho num mundo surreal que remete muito à obra do mestre David Lynch. O pôster deixa isso bem claro: trata-se de um portal para um mundo estranho, sinistro e um tanto macabro. Ao assistir, não diga que não foi avisado...

3 - Insurgente 
Sagas adolescentes estão longe de ser meus filmes favoritos, mas esse cartaz de Insurgente ficou uma lindeza! O grafismo é de uma beleza indescritível e a forma como insere elementos da trama sobre uma perspectiva nova que só reforça os signos que atraem tantos fãs para a heroína vivida por Shailene Woodley. Meio tecnológico e orgânico, meio ameaçador e belo, o cartaz tem um apelo indiscutível.  

2 - MACBETH
Minha história favorita de Shakespeare ganhou uma nova versão esse ano - e quem conhece a trama percebe de primeira a perfeição do cartaz. A forma como utiliza a silhueta do protagonista para apresentar os elementos da trama sangrenta no uso de preto, cinza e vermelho. Um trabalho de mestre onde o valioso par de atores (juntar Michael Fassbender e Marion Cotillard é de fazer qualquer cinéfilo enlouquecer) recebe o destaque que merece. 


1 - Homem-Formiga (Ant-Man)
Antes de estrear o filme, todo mundo debochava do herói da Marvel - e o estúdio demonstrou grande esperteza para brincar com isso quando utilizou referências de seus heróis mais famosos para reafirmar o super-poder de seu personagem em miniatura. Mais do que apresentar o personagem, o cartaz servia para fazer você entrar no clima e sentir o quão bacana iria ser a aventura. Divertido e evocativo de um universo cinematográfico próprio em expansão, foi o meu favorito do ano!

Nenhum comentário:

Postar um comentário