segunda-feira, 20 de abril de 2015

MOMENTO ROB GORDON: Clipes de David Fincher

Quem curte o trabalho de Fincher o considera detalhista, perfeccionista, arrojado e estiloso. Já quem não aprecia... o considera presunçoso, arrogante, convencido e pretensioso. O melhor disso tudo é que ele não está nem aí para as críticas que recebe. Prestes a completar 53 anos, sendo os últimos 23 voltados para sua carreira no cinema, ele já soma duas indicações ao Oscar de direção e seus novos projetos são sempre muito aguardados. David começou a carreira dirigindo filmes publicitários e clipes - e era um dos mais cobiçados do ramo. A seguir os meus videos favoritos assinados por ele: 
5 - Janie's got a gun / Aerosmith (1989)
O que mantém o clássico clipe do Aerosmith no páreo é o fato de além das performances de palco, o vídeo contar uma história - e nessa parte que podemos ver o futuro cineasta: os movimentos de câmera, a luz utilizada nas cenas, os cortes precisos e uma elegância cênica que era incomum dos vídeos dos anos 1980. Fincher dirigiria seu primeiro filme três anos depois.

4 - Only / Nine Inch Nails (2005)
Já consagrado no cinema, os clipes ficaram definitivamente para trás. Depois dos trabalhos cinematográficos com Trent Reznor e seu Nine Inch Nails, já estava na hora de assinar um clipe do músico. O resultado é o inventivo Only, considerado um dos melhores do ano. Vale lembrar que pelo trabalho ao lado de Fincher em A Rede Social, Trent Reznor levou um Oscar pela trilha do filme.  O cineasta só dirigiu outro vídeo oito anos depois - para a dupla Justin Timberlake e Jay-Z (Suit & Tie). 

3 - Loving Is Strong / Rolling Stones (1994)
 A ideia era tão simples, mas precisava de alguém brilhante para executá-la. Fincher, literalmente, agiganta a sexualidade que emana das canções dos Rolling Stones e cria um dos clipes mais sensacionais dos anos 1990. Love Is Strong traz a banda de Mick Jagger e modelos belíssimas mostrando com quanta altura se faz um clássico. 

2 Freedom'90 / George Michael (1990)
Na virada da década, David Fincher era um dos nomes mais cobiçados no mundo dos clipes. Em 1990 ele criou quatro que entraram na lista dos dez melhores daquele ano - mas o teor de beldades deste clipe de George Michael é insuperável até hoje. Depois de brigar com a gravadora, o cantor recusou-se a fazer clipes para divulgar seu álbum "Listen without Prejudice" e a saída foi escalar as maiores tops da década: Cindy Crawford, Naomi Campbell, Linda Evangelista, entre outras, emprestaram a beleza para o clipe que rendeu a Michael o prêmio da MTV de melhor performance masculina do ano... parece que ninguém percebeu que ele nem aparecia no vídeo. 

1 Vogue / Madonna (1990)
Madonna era a cliente favorita do clipeiro Fincher, com a cantora foram feitos os vídeos de Express Yourself (1989), Oh Father (1989), Vogue (1990) e Bad Girl (1993). Fincher foi fundamental para Madonna terminar a década de 1980 distante da imagem do início de carreira, assumindo a imagem de uma rainha da música pop. Vogue tornou-se uma febre com sua coreografia inspirada nas fotos da famigerada revista e tomadas que lembravam as grandes divas de Hollywood. O cineasta demonstrava aqui que sabia exatamente que botões apertar para seduzir o público - e que seu perfeccionismo caía como uma luva no casamento de som e imagem. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário