domingo, 1 de março de 2015

10+ Atores em Que o Oscar ficará de olho

Sei que o Oscar já passou, mas basta que uma edição termine para começar as especulações da próxima. Por conta disso (e de muitas conversas e comentários que já ouvi) resolvi destacar dez atores que ainda não foram indicados ao Oscar, mas que estão bem próximos de conseguir uma indicação. Para selecionar os integrantes da lista utilizei alguns critérios que deixaram outros tantos de meus favoritos de fora (como James McAvoy cuja carreira perdeu voltagem nas premiações nos últimos anos, ou adolescentes promissores como Tye Sheridan - que deve entrar em outra lista em breve). Diante das análises e fórmulas malucas estabelecidas junto aos colaboradores do blog a lista (em ordem alfabética) ficou assim:


Nascido em 19 de novembro de 1983 na California (EUA), Adam Douglas Driver resolveu ser ator depois de servir à marinha americana. Ele estudou na prestigiada Juilliard School e participou de várias peças de teatro (inclusive na Broadway). Ficou conhecido  ao ser escolhido para participar do seriado Girls da HBO (que já lhe rendeu duas indicações ao EMMY), desde então fez participações em filmes de diretores importantes como Spielberg, Noah Baumbach, Clint Eastwood e dos Irmãos Cohen. Atuando desde 2011 tem no currículo os indicados ao Oscar Lincoln/2012 e Inside Lewyn Davis/2013 , além dos badalados Frances Ha/2013 e J. Edgar/ que marcou sua estreia no cinema. Fique de olho no rapaz em Hungry Hearts (filme que quase o premiou no último Festival de Veneza), o novo filme de Noah Baumbach - While we're Young (que estreia em março nos EUA) - e o novo Star Wars - O Despertar da Força previsto para 2016. Parece que a TV ficou pequena demais para ele.


Nascido em 1º de abril de 1976 em Oxford (Inglaterra), David Oyetokunbo Oyelowo é filho de nigerianos e antes de ficar conhecido no cinema tornou-se um renomado ator de teatro clássico. O ator ficou conhecido  por viver Martin Luther King em Selma(2014) onde muitos consideram que ele deveria ter sido indicado ao Oscar de melhor ator. No entanto, Oyelowo teve outros filmes importantes no mesmo ano Interestelar e O Ano Mais ViolentoTrabalhando nos cinemas desde 2001, ele tem no currículo os indicados ao Oscar O Último Rei da Escócia/2006 , Histórias Cruzadas/2011 , Lincoln/2012, Interestelar/2014 e Selma/2014 (que lhe rendeu uma indicação ao Globo de Ouro de Ator dramático). Fique de olho na sua participação na cinebiografia Nina (sobre a diva Nina Simone), no thriller The Captive, além dos dramas Five Nights in Maine e Queen of Katwee onde atua ao lado da premiada Lupita N'Yongo sob a direção de Mira Nair. 

 Nascido em 6 de setembro de 1972 em Londres (Inglaterra), Idrissa Akuna Elba atuou por vários anos no teatro e na TV até que o cinema o descobriu em 1999. No entanto, ele ficou conhecido  quando interpretou Nelson Mandela em O Caminho para Liberdade/2013, mas há quem lembre dele como o homem que fez Beyoncé rebolar para não perder seu coração no vexaminoso Obsessiva ou como o guardião Heimdall em Thor (2011).  Seu porte fez com que os estúdios enxergassem nele um ator ideal para filmes de ação como Prometheus/2012 e Círculo de Fogo/2013. Além de Prometheus outro filme de seu currículo indicado ao Oscar foi O Caminho da Liberdade (que concorreu somente a melhor canção oringial). Fique de olho o mais experiente ator da lista está ao lado de Sean Penn em O Franco-Atirador, o caleidoscópico A Hundred Streets e além de voltar à viver o grandão Heimdall em Os Vingadores: A Era de Ultron, o ator empresta voz para as animações O Livro da Selva e Procurando Dori (a aguardada continuação de Procurando Nemo).  


Nascido em 1º de agosto de 1990 em Alvaston na Inglaterra, Jack é o mais novo da lista e considerado a grande revelação do ano passado. Atuando em séries da TV britânica desde 2005, seu primeiro filme foi o juvenil This is England (2006), mas notaram que ele tinha capacidade para voos mais altos quando foi o presidiário do tenso Starred Up (2013). Paraa o grande público ele ficou conhecido mesmo no último filme dirigido por Anjelina Jolie, Invencível, onde encarna o atleta Louis Zamprerini, onde sua atuação tornou-se a unanimidade da produção. Invencível colocou em seu currículo um indicado ao Oscar (e  na mira dos grandes diretores). Fique de olho porque o rapaz estará no novo filme dirigido por Jodie Foster (Money Monster) ao lado de Julia Roberts e George Clooney, além  do acerto de Terry Gillian com a obra de Miguel de Cervantes em  O Homem que Matou Dom Quixote.


Nascido em 7 de dezembro de 1976 em Nova Orleans (EUA), Mark David Duplass é o que tem mais frentes de trabalho para concorrer ao Oscar, afinal ele atua, dirige, escreve e produz filmes desde a década passada ao lado do irmão Jay. Os elogios da crítica geraram até o aval para criar uma série para a HBO nos mesmos moldes de seus filmes. Mark ficou conhecido como ator quando o cult Humpday  ganhou o prêmio do júri em Sundance  - e quando Cyrus fez sucesso nos cinemas, Mark se tornou um diretor de conceito na indústria. Ano passado ele foi muito elogiado por sua participação em Complicações do Amor, que acabou de fora das premiações não restritas ao indies.  No seu currículo há o  indicado ao Oscar A Hora Mais Escura, onde vivia um dos engravatados da CIA. Fique de olho em Renascida do Inferno, suspense dirigido por David Gelb e estrelado por Mark e Olivia Wilde, único projeto como ator para 2015 além da série Togetherness (onde atua, dirige, produz, escreve...). 


Nascido em 8 de dezembro de 1977 em Antuérpia (Bélgica), Matthias quase se tornou jogador de futebol ou artista de rua (chegou a trabalhar com o renomado grupo TATS CRU em Nova York), mas acabou se formando em arte dramática em 2003 pelo Conservatório Real de Antuérpia. O belga ficou conhecido mundialmente como o lutador de rua de Ferrugem e Osso/2012 onde atuou ao lado de Marion Cotillard, sem medo das cenas de nudez (inclusive frontal). Apesar do filme não ficar entre os finalistas do Oscar, seu  currículo tem dois indicados ao prêmio de filme estrangeiro: Daens - Um Grito de Justiça (1992 - que marcou sua estreia como ator no cinema) e (o ótimo) Bullhead (2011). Fique de olho por suas atuações muito bem acompanhadas em filmes como o drama romântico Suite Française (com Michelle Williams), o novo filme de Thomas Vinterberg (Far From the Madding Crowd, ao lado de Carey Mulligan), A Little Chaos (ao lado de Kate Winslet) e o aguardado The Danish Girl com Eddie Redmayne. 


Nascido em 20 de fevereiro de 1987 em Downington (EUA) a de dezembro de 1977, Miles estudou atuação na Tish School of Arts em Nova York, onde começou a carreira em curtas-metragens em 2004. O ator teve sua estreia na tela grande com Reencontrando a Felicidade (2010) de John Cameron Mitchell, na pele do jovem que atropelou o filho de Nicole Kidman. Mas ele ficou conhecido por filmes de apelo adolescente como  a refilmagem tosca de Footlose (2011), o excessivo Projeto X (2012), o dramático O Maravilhoso Agora (2013) e a versão para a telona da série Divergente. No currículo de indicados ao Oscar ele tem Reencontrando a Felicidade e o surpreendente Whiplash, onde sofre na pele de um aluno de música nas mãos do professor. Fique de olho em sua personificação do jovem Sr. Fantástico no reboot de Quarteto Fantástico, sua participação na comédia Get a Job e eua personificação de um lutador de boxe em Bleed for This

Nascido em  9 de março de 1980 na Guatemala, Oscar Isaac Hernández tem pai Cubano e avô francês. Criado em Miami, antes de ser ator ele era guitarrista e vocalista de uma banda de rock (The Blinking Underdogs). Sua carreira no cinema começou em 1996, mas demorou para ele conseguir um papel de destaque, sendo assim ele trabalhou com diretores importantes por papéis pequenos, foi assim que trabalhou com Ridley Scott (Rede de Mentiras/2008 e Robin Hood/2010), Steve Soderbergh (Che: O Argentino/2008) e Alejandro Amenábar (Alexandria/2009), mas ele ficou conhecido mesmo em 2011 quando fez em W.E. e o ex-presidiário do cult Drive de Nicholas Winding Refn. Ele esteve na mira das especulações para o Oscar por sua atuação em Inside Llewyn Davis (2013) e O Ano Mais Violento (2014). O ator tem no currículo três filmes indicados ao Oscar: W.E., Drive e Inside Lewyn Davis. Fique de olho porque o ator está no aguardado longa de estreia do escritor Alex Garland (Ex-Machina), no suspense Mojave, o novo episódio de Guerra nas Estrelas: O Despertar da Força e será o vilão Apocalipse na nova aventura dos X-Men prevista para 2016.

 Nascido em 15 de setembro de 1977 em Hammersmith (Inglaterra), Edward Thomas Hardy atua nos cinemas de 2001, ano em que participou da guerra de Falcão Negro em Perigo. Desde então, participou de vários filmes, mas ficou conhecido quando interpretou o camaleônico Eames de A Origem (2010), ainda que muitos já o conhecessem como o amigo apaixonado por Gerar Butler em Rock'nRolla (2008) ou  o prisioneiro que pensa ser Charles Bronson em Bronson (2008), filme que lhe rendeu vários prêmios na Inglaterra. Hardy tem no currículo os indicados ao Oscar A Origem (2010), O Espião que Sabia Demais (2011) e Guerreiro (2011) onde viveu um lutador revoltado com a vida. Fique de olho porque depois de carregar Locke (2014) sozinho nas costas (e ser rejeitado nas premiações), ele  estará no suspense dramático Criança 44, viverá os gangsters gêmeos de Legend, além de estar nos aguardados The Revenant (de Alejandro Gonzalez Iñátrritu) e o reboot de Mad Max.  

Nascido em 9 de fevereiro de 1981 em Westminster na Inglaterra, Thomas William Hiddleston começou a atuar aos 13 anos na Eton College, mas se formou na Academia Real de Arte Dramática em 2005. Depois de trabalhos no teatro e na TV, Tom ficou conhecido como o vilão Loki, irmão e inimigo do herói Thor (2011) - papel que o deixou no posto de melhor vilão do estúdio Marvel (graças à sua verve Shakesperiana)... mas Hiddleston quer mais, basta ver suas atuações como o vampiro roqueiro em Amantes Eternos (2014) e no romance Amor Profundo (2011). Seu currículo tem os indicados ao Oscar: Meia-Noite em Paris (2011), onde interpretou o escritor F. Scott Fitzgerald e Cavalo de Guerra (2011) de Steven Spielberg. Sempre elogiado, fique de olho em seus trabalhos no terror Crimson's Peak (de Guillermo del Toro), na ficção científica High-Rise (onde atua ao lado de Jeremy Irons) e sua personificação do cantor country Hank Williams em I Saw the Light (além, do retorno de Loki em Os Vingadores - A Era de Ultron e a terceira aventura solo de Thor: Ragnarok). 

Um comentário:

  1. A nova série é sobre Togetherness de irmãos Jay e Mark Duplass com Steve Zissis crises existenciais de quatro adultos que estão chegando aos quarenta anos: um casal com dois filhos e irmãos de ambos, instalou-los na mesma casa, em Los Angeles. Em última análise, presta-se a milhares de emaranhados

    ResponderExcluir