domingo, 18 de janeiro de 2015

INDICADOS AO OSCAR 2015: Atriz Coadjuvante

PATRICIA ARQUETTE (Boyhood)
Ela andava esquecida no cinema, mas o papel maternal do filme de Richard Linklater colocou um dos nomes mais promissores de Hollywood na década de 1990 novamente no mapa. Por criar um personagem extremamente emocional de carne e osso, sem medo de envelhecer diante da câmera (que a acompanhou por 12 anos!), Patricia tornou-se a favorita da categoria durante a temporada. Pelo papel já levou para a casa o Globo de Ouro e, se ganhar novamente no dia 22 de fevereiro, a filha de uma família de atores será a primeira do clã a ser oscarizada. Essa é a primeira indicação da loura ao prêmio. 

EMMA STONE (Birdman)
Aos vinte e seis anos, Emma é a mais jovem atriz no páreo da categoria desse ano. Na pele da filha do ex-astro de filmes de ação (e que tenta fazê-lo cair na real depois de anos de decadência), Emma obteve muitos elogios na temporada. Também indicada ao Globo de Ouro, a indicação prova que a garota já é levada a sério em Hollywood e celebra um ano em que trabalhou com Woody Allen (Magia ao Luar) e no sucesso O Espetacular Homem Aranha 2. Um ano de muito trabalho e versatilidade que é coroado com sua primeira indicação ao Oscar (acredito que virão outras em breve). 

MERYL STREEP (Caminhos da Floresta)
Há quem diga que entrega do Oscar sem Meryl Streep não tem graça. A recordista de indicações ao prêmio da Academia, acabou de conquistar sua 19ª indicação!!! A atriz vive a bruxa que desencadeia toda a ação nessa adaptação do famoso musical da Broadway. Fazia tempo que Meryl era convidada para encarnar um papel de bruxa - e quando ela finalmente aceitou o Oscar não poderia ignorar! Meryl já foi premiada na categoria em 1980 com Kramer Vs. Kramer e duas vezes na categoria de Atriz (com A Escolha de Sofia/1982 e A Dama de Ferro/2012). Entre as concorrentes é a única premiada anteriormente.

KEIRA KNIGHTLEY (O Jogo da Imitação)
Prestes a completar 30 anos, a inglesa conseguiu finalmente mais uma indicação ao Oscar (ela tentava isso há tempos), a primeira foi com Orgulho e Preconceito (2005) na categoria de Melhor Atriz. Keira interpreta Joan Clarke, a matemática que trabalhou com Alan Turing e acabou se envolvendo amorosamente com ele (o que ajudava muito para ele manter a homossexualidade em segredo). Keira está longe de ser a favorita na categoria, mas não deve estar se importando com isso, já que os elogios por sua performance foram grandes. 

LAURA DERN (Livre)
Maior surpresa na categoria, a atriz não é lembrada pela Academia desde As Noites de Rose (1991). Estrela favorita de David Lynch, Dern voltou aos holofotes ano passado quando acompanhou o pai (Bruce Dern) na cerimonia em que estava indicado pelo filme Nebraska de Alexander Payne. A participação como a mãe zelosa de A Culpa É das Estrelas também ajudou a lembrar que essa talentosa atriz andava esquecida injustamente. Em Livre ela vive a mãe da personagem que resolve fazer uma caminhada que é quase uma peregrinação no filme de Jean Marc-Vallé. Com a indicação espero ver Laura mais vezes na telona. 

A ESQUECIDA: Jessica Chastain (O Ano Mais Violento)
Sempre lembrada como uma das atrizes mais cobiçadas da atualidade, a indicação de Chastain era dada como certa por esse elogiado filme de J.C. Chandor. A indicação ao Globo de Ouro pela performance como Anna Moralles, que ao lado do esposo, fará tudo para manter os negócios da família no violento ano de 1981 em Nova York. Talvez o jeitão de filme da década de 1970 tenha afugentado os eleitores, mas a performance de Jessica ainda a deixa no mapa hollywoodiano por muito tempo. A atriz já foi indicada ao Oscar de atriz por A Hora Mais Escura (2012) e coadjuvante por Histórias Cruzadas (2011). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário