sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

10+: Melhores Pôsteres de 2014

Como é de hábito, em meados de dezembro começo as listas de fim de ano com os pôsteres que mais chamaram minha atenção. Vale ressaltar, mais uma vez, que um bom pôster faz toda a diferença, já que é feito para ser o nosso primeiro contato com um filme e, às vezes, consegue ser melhor do que o próprio. Esse ano os dez escolhidos são:

10 - O Homem Duplicado (Enemy/Canadá)
O cartaz do último longa de Denis Villeneuve deveria ter sido observado com mais atenção. A mente do personagem de Jack Gyllenhaal aparece como fundamental ferramente para se compreender um filme aparentemente incompreensível. Cheio de metáforas e analogias, os ingredientes que confundem estão todos ali: a fotografia desbotada, a cidade assombrada por uma aranha gigante (e isso é mais importante do que você imagina) e um homem que você não sabe se é um ou outro (ou se é um fingindo ser o outro).

09 - Um Ilustre Desconhecido (Un Illustre Inconnu/França)
Recém lançado na França, o novo filme de Matheir Kassovitz parece marcar seu retorno às obras relevantes. Para dar conta da história de um homem que sempre quis ser outra pessoa, mas nunca teve imaginação para isso, o cartaz realiza uma elegante colagem de como o personagem se apropria da identidade dos estranhos que cruzam seu caminho, o resultado é tão assustador quanto interessante. 

08 - Homens Mulheres e Filhos (Men, Women & Children/EUA)
Se existe um problema no cartaz do novo filme de Jason Reitman: ele consegue ser bastante óbvio sobre o tema que o filme trata, afinal aborda um grupo de adolescentes que vive conectado à tecnologia o dia inteiro, assim como seus pais - o que acaba comprometendo o relacionamento com quem está próximo. No centro da narrativa está um jovem casal que ainda resiste à essa concepção moderna de vida. Eu disse "óbvio" anteriormente, talvez a palavra tenha sido mal escolhida, eu deveria dizer "certeiro".

07 - Blue Ruin (EUA/França)
Considerados por muitos uma obra chocante e perturbadora, não podemos dizer que o pôster do filme de Jeremy Saulnier já não antecipasse o que estava por vir. Contando a história de um  sem teto que passa a perseguir um bandido liberto (e com isso o seu passado vem à tona), o filme poderia ser apenas mais uma história de vingança, mas o cartaz deixa claro que não é só isso n medida que decompõe seu personagem (o elogiado Macon Blair) diante da câmera segura do diretor revelação do Festival de Cannes em 2014.

06 - A Girl Walks Home Alone At Night (EUA)
Já considerado um clássico dos filmes de vampiro, o filme de Ana Lily Amirpour é ambientado em uma cidade quase abandonada do Irã, onde uma jovem vampira observa os moradores que sobraram enquanto convive com a solidão e o apetite por sangue. O cartaz é brilhante em sua economia para alcançar seu objetivo vampiresco - atenção para o no uso das cores (com destaque para os lábios vermelhos e a gota escorrendo do título). Exibido em Sundance o filme produzido com dinheiro americano é falado em persa e já tornou-se cult no exterior. 

05 - Mapa Para as Estrelas (Maps to the Stars/Canadá-EUA-Alemanha-França)
Celebrado em Cannes e provocador de estranhamento nos Estados Unidos, o novo filme de David Cronenberg é uma comédia ácida que poucos conseguem digerir, ou seja, tem o estilo "ame ou odeie". O cartaz é bastante sugestivo ao olhar para o célebre letreiro de Hollywood ao contrário para apresentar seus personagens complicados que vivem no submundo do cinema aguardando sua chance de brilhar mais uma vez. Havia aquele outro pôster com o letreiro escrito em contraste às chamas da cidade, mas essa visão invertida do glamour me parece mais interessante. 

04 - O Jogo da Imitação (The Imitation Game/Reino Unido - EUA)
Cotado para as premiações de fim de ano, o longa metragem de Morten Tyldun gerou esse cartaz que é um primor de elegância e intenções, afinal o filme conta a história de Alan Turin (Benedict Cumberbatch), matemático especialista em lógica que ajudou a desvendar os códigos complexos das mensagens da máquina enigma, utilizada pelos alemães para se comunicarem durante a Segunda Guerra Mundial. O cartaz é sutil ao exibir o que está para ser desvendado (não a máquina, mas o protagonista oculto que tinha problemas com sua homossexualidade). 

03 - O Coração do Mar (In The Heart of the Sea/EUA)
O novo filme de Ron Howard só estreia em 2015, mas como não se render ao cartaz da história sobre o naufrágio do baleeiro Essex na tragédia que inspirou o clássico Moby Dick de Herman Melville? A força e grandiosidade da natureza está explícita em seu contraste com o barco que terá muito trabalho nas telas em 2015!

02 - Heartless (Índia)
Não lembro de ter visto um cartaz de filme indiano tão simples, belo e enfático como dessa estreia do ator Shekhar Khuman como diretor. A história do casal que tem a vida transformada por conta de um transplante de coração - que faz mudar totalmente o tom da história - é apresentada com saborosa economia pela ideia que o pôster evoca diretamente. 

01 - Garota Exemplar (Gone Girl/EUA)
O cartaz da nova cria de David Fincher deixa claro que existe algo com a imagem de Ben Affleck, bem, na verdade ele mostra que no fundo tudo o que enxergamos é uma imagem e não propriamente a realidade como ela é (se é que ela existe além do nosso olhar)... o resto, o roteiro sobre o marido que se enrola cada vez mais no desaparecimento da esposa, explica ao espectador. Excelente cartão de visita sobre o filme, o pôster exibe o estilo de seu diretor de forma plena para apresentar o que está por vir em suas duas horas e meia de duração. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário