sexta-feira, 28 de novembro de 2014

APOSTAS PARA O OSCAR 2015 - Capítulo IV

Grandes Olhos (Big Eyes)
Já faz algum tempo que Amy Adams se tornou uma atriz que todo cinéfilo aguarda o dia em que levará um careca dourado para a casa. A atriz já soma cinco indicações ao Oscar e pode conseguir uma sexta com a nova obra de Tim Burton - que investe numa linguagem menos fantasiosa para contar a história da pintora Margaret Keane, que ficou muito famosa na década de 1950 por seus quadros com pessoas de olhos enormes, mas que enfrentou sérias dificuldades financeiras quando o esposo Walter Keane (Christoph Waltz) reivindicou crédito por suas obras. Burton tem aqui a (grande) chance de redimir-se por seus micos recentes. 

Whiplash
Desde que Whiplash teve sua primeira exibição, tornou-se um dos filmes mais cotados para concorrer ao Oscar do próximo ano - tudo por conta da abordagem intensa da relação entre aprendiz e mestre, no caso, baterista (Miles Teller) e instrutor (J.K. Simmons). Andrew é um jovem baterista que participa da seleção para uma prestigiada escola de música - e para explorar seu potencial ao máximo ele precisa da ajuda de um (super)exigente professor. O filme de Damien Chazelle ganhou o prêmio do júri no Festival de Sundance embalado pela trajetória de sangue e suor de seu esforçado protagonista (e o veterano Simmons se tornou o favorito ao prêmio de coadjuvante).
  
Caminhos da Floresta (Into the Woods)
Rob Marshall não acertou uma desde que Chicago ganhou o Oscar de Melhor Filme em 2003, mas não são poucos que consideram que sua volta por cima está nessa adaptação do premiado musical da Broadway produzido pela Disney. Na trama, uma bruxa (Meryl Streep, finalmente aceitando um papel de bruxa) conspira para ensinar importantes lições para Chapeuzinho Vermelho,  Rapunzel, João (aquele do pé de feijão) e Cinderela. Todo mundo conhece a resistência que a Academia tem com fantasias, mas as expectativas geradas pelo elenco (com destaque para Emily Blunt, Chris Pine e Anna Kendrick) e o capricho na produção devem contar a favor. 

Corações de Ferro (Fury)
Pouca gente se deu conta que Brad Pitt ganhou seu primeiro Oscar em 2014 pelo drama 12 Anos de Escravidão. Não, ele não ganhou pela sua pequena participação de sotaque estranho, mas por ter produzido o filme de Steve McQueen que levou para a casa a estatueta de melhor filme. No entanto, Pitt continua esforçado para receber o Oscar de melhor ator - e o filme de guerra dirigido por David Ayer serve para nos lembrar disso. Na pele de um sargento que guia seus homens (incluindo Shia LaBeouf e Logan Lerman) por uma missão suicida dentro de um tanque durante a segunda guerra mundial, Pitt vem colhendo elogios crescentes. Mas será que o filme tem fôlego para tanto?

St. Vincent 
As chances dessa pequena comédia suburbana nas premiações são pequenas, mas existe uma campanha crescente para que, ao menos, a despachada atuação de Bill Murray seja lembrada por incorporar um veterano de guerra (hedonista e misantropo) que serve de mentor para um menino que enfrenta o divórcio dos pais. O elenco inspirado conta com Naomi Watts, Melissa McCarthy, Chris O'Dowd e (o fofo) Jaeder Lieberher (que já tem três filmes agendados depois de sua atuação nesse filme de estreia de Theodore Melfi). Comédias não costumam cravar muitas indicações, mas podem surpreender - especialmente com as indicações ao Globo de Ouro no dia 11 de dezembro!

Nenhum comentário:

Postar um comentário