quinta-feira, 7 de agosto de 2014

Combo: Amores Impossíveis

5 Em Algum Lugar do Passado (1980) Certa vez li que em lugar algum do mundo esse filme fez tanto sucesso quanto no Brasil! Embora pertença à minha categoria Zzzzz, o filme satisfez a vontade de todos que queriam ver o Superman Christopher Reeve na pele de um sujeito comum sofrendo por amor. A trama utiliza de viagens no tempo para contar a história de amor entre Richard Collier (Reeve) e a atriz Elise McKenna (Jane Seymour) que tiveram um romance em 1912, antes mesmo de Richard nascer. Como é que é? Isso mesmo, a partir de viagens no tempo e paradoxos temporais, o filme retrata uma história de amor improvável entre personagens que viveram em épocas distintas (mas que se encontram através de uma viagem no tempo realizada por ele). Se você curtiu A Casa do Lago (2006) esse filme do parisiense Jeannot Szwarc é ainda mais radical em sua mistura de ficção científica com doses cavalares de romance.  

4 Asas do Desejo (1987) embora seja uma metáfora muito bem disfarçada das divisões já vividas pela Alemanha, o filme de Win Wenders mostrou-se uma das fantasias românticas mais bem sucedidas de todos os tempos. Afinal, a história de um anjo (Bruno Ganz) que se apaixona por uma mortal trapezista (Solveig Dommartin) consegue comover no que possui de mais poético e contemplativo entre o mundo celestial e dos mortais - ou do preto e branco e do colorido. Os anjos surgem como sinais de esperança mesmo sem o poder de mudar o destino das pessoas que são encarregadas de proteger. A ideia funcionou tão bem que gerou uma continuação (Tão Longe, Tão Perto/1989) e uma diabética versão com Meg Ryan (Cidade dos Anjos/1998). 

3 Ghost - Do Outro Lado da Vida (1990) Esse deve ser o maior sucesso da lista! O filme começa com o romance de Sam (Patrick Swayze) e Molly (Demi Moore), cujo amor permanece mesmo depois que Sam é assassinado. No entanto, Sam tem algo a contar para seu grande amor e contará com a ajuda da médium Oda Mae Brown (Woopi Goldberg, roubando a cena) para conseguir se comunicar com ela - enquanto tenta dominar suas habilidades fantasmagóricas.Misture romance, comédia, suspense, Unchained Melody, o Oscar de roteiro original e a química entre os atores e você terá uma ideia dos motivos do sucesso do filme (como se você já não soubesse).

2 Ela (2013) Podem achar que o quarto filme de Spike Jonze encontra-se nessa posição por ser o mais recente, mas na verdade, o romance entre um homem e um software (ainda que tenha a voz de Scarlett Johansson) parece merecer o topo deste Combo diante da impossibilidade física de consumar o romance que vivenciam. No entanto, como Theodore (Joaquin Phoenix) e Samantha (o sistema operacional dotado de inteligência artificial e personalidade feminina) tem lá suas artimanhas, as maiores dificuldades ficam por conta dos sentimentos presentes em qualquer romance. Inseguranças, ciúme e infidelidade aparecem em diferentes nuances nessa história premiada com o Oscar de roteiro original e de desfecho inevitável. 

01 King Kong (2005) Os conservadores que me perdoem, mas o motivo da história do gorila gigante ser tão popular é porque debaixo de todos os efeitos especiais e esquema de super produção, existe um grande romance! A versão de Peter Jackson (2005) provou que seja no filme original de 1933 ou na refilmagem de 1976 (com Jessica Lange), o que valia a pena mesmo era o amor que Kong sente pela atriz frágil que procurava um lugar ao sol de Hollywood (e que Naomi Watts vive com perfeição dando sinais de que o sentimento é... recíproco?!). Mas como nem tudo são flores, a cena clássica da despedida dos personagens ainda é capaz de criar lágrimas na plateia. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário