sábado, 2 de novembro de 2013

Combo: Aos Mortos, com carinho...

5 Um Morto Muito Louco (1989) Atire a primeira pedra quem nunca riu com essa sandice na Sessão da Tarde? Dois amigos (Andrew McCarthy e Jonathan Silverman) trabalham para Bernie (Terry Kiser) numa companhia de seguros e acabam convidados para passar um fim de semana na praia. Tudo vai bem até que eles precisam lidar com a morte de Bernie. Para evitar suspeitas e depoimentos eles optam por vagar pelas ruas, praias, festas com o morto. O filme tem uma piada só (todos interagindo com um morto) mas que surpreende pela eficiência com que as situações em torno dela são conduzidas. A coisa funcionou tão bem e alcançou tanto sucesso que quatro anos depois recebeu uma continuação!!!! Ou seja, ainda mais surreal...

4 O Sexto Sentido (1999) Sempre que vejo o celebrado filme de M. Night Shyamalan, penso onde foi parar toda aquela engenhosidade em impregnar de sentido um filme aparentemente banal sobre um garoto que vê gente morta. O Sexto Sentido torna-se um clássico do drama de horror quando aprofunda a relação do menino (Haley Joel Osment, excelente!) com o psicólogo vivido por Bruce Willis. Acompanhar a relação entre os dois é interessante, mas torna-se genial em seu desfecho surpreendente. Num universo feito de mortos e vivos, o filme é um primor da forma como aborda o encontro esses dois mundos através dos olhos de um garotinho. Ironicamente, o filme foi indicado a 6 Oscars e não ganhou nenhum!

3 Os Outros (2001) Eu sei que se não fosse por O Sexto Sentido o filme de Alejando Amenábar talvez nem fosse produzido, mas acho brilhante a forma como vemos a história de uma casa mal assombrada por um ângulo completamente diferente! A família liderada por Nicole Kidman (em um dos seus melhores momentos) precisa lidar com os fantasmas da guerra que levou o patriarca para o front e com a anomalia das crianças que não podem ser expostas à luz. Alegorias religiosas? Metáfora sobre o iluminismo? Mediunidade? Amenábar destrincha assuntos nunca antes imaginados num tema aparentemente batido espetácular uso de pouca luz em cena, barulhos estranhos e algumas surpresas pelo caminho. 

 2 Ghost (1990) Romance com  fantasmas não chega a ser uma  novidade, mas poucos conseguem ser tão contemporâneos e bacanas de assistir como Ghost de Jerry Zucker. Lançado em 1990, o filme ainda coleciona fãs apaixonados pelo romance de Sam (Patrick Swayze) e Molly (Demi Moore), uma história de amor que nem a morte é capaz de atrapalhar. É verdade que Sam precisa aprender a ser uma alma penada para se despedir de Molly e perseguir quem o matou. O mais engraçado é que com a ajuda de Whoopi Goldberg (que ganhou o Oscar na pele da médium Oda Mae Brown) o tom cômico se sobrepôs ao romance e o filme e seus protagonistas foram indicados ao Globo de Ouro de Melhor Comédia e atores de comédia! Pela façanha o filme ganhou o Oscar de roteiro original. 

1 A Noiva Cadáver (2004) Só para lembrar essa lista é sobre personagens mortos e penso que no topo não poderia estar outra senão a doce Emily desta obra de Tim Burton. Baseado em uma lenda russa, A Noiva Cadáver é uma abordagem bastante lírica  e bem vinda sobre a morte. Acho maravilhoso que o filme apresente o mundo dos vivos cinzento e triste com todo seu jogo de convenções e interesses, enquanto o mundo dos mortos é colorido e cheio de vida. Na história de amor de Emily com (o ainda vivo) Victor, acompanhamos alegrias, tristezas, magoas, esperanças, amores e uma difícil escolha ao final. Burton capricha na direção de alguns dos bonecos mais carismáticos que já apareceram em uma animação e consegue abordar de forma leve um tema difícil ao público infantil, juvenil e adulto. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário