segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

Combo: Schwarzenneggers do século XXI

 Numa época em que os atores valem menos do que selos de franquias ou efeitos especiais, Hollywood ainda tenta encontrar herdeiros para um dos maiores atores de filmes de ação de sua história, o austríaco Arnold Schwarzennegger. Depois de uma temporada como governator da Califórnia, Arnie voltou a fazer filmes, mas com a idade avançada (65 anos) fica difícil convencer em cenas de perseguição, explosões e coisas do gênero. Por isso, preparei uma lista dos filmes que apresentam os que disputam uma vaga ao posto de Arnold do século XXI, são eles:

5 Vingador do Futuro (2012) Quando meus pais falavam de um remake de um filme de quando ainda namoravam no cinema eu pensava como o tempo havia passado. Sabemos que envelhecemos quando refilmam um longa que você viu no cinema!  Com o remake do Vingador do Futuro foi exatamente isso que eu senti! Se bem que ter envelhecido me trouxe a sabedoria de saber que o filme original do homem que descobre que sua vida era uma farsa era muito melhor quando tinha Arnoldão e Sharon Stone nos créditos. Essa refilmagem parece uma versão futurista de Corra, Lola, Corra (1998) onde toda a correria volta para o mesmo ponto de partida. No entanto, Colin Farrell (que está se especializando em repaginadas) está lá querendo credibilidade num personagem menos interessante que o original, mas suas sombrancelhas até que convencem!

4 Conan (2011) O herói criado em 1932 por Robert E. Howard para livros de bolso virou HQ na década de 1970 e filme com Schwarzennegger em 1982. O foco era o mesmo: um guerreiro que se defrontava com as hipocrisias e fraquezas de uma sociedade de doze mil anos atrás - um período fictício chamado Era Hiboriana. O engraçado é que mesmo com a violência os filmes faziam um sucesso danado na Sessão da Tarde com sangue jorrando e mulheres seminuas. Em 2011 o filme sofreu uma repaginada e ficou mais violento e menos interessante, talvez por conta da atuação do havaiano Jason Momoa que fez do personagem uma extensão de seu Khal Drogo da série Guerra dos Tronos. A cabeleira e o físico estão lá, mas faltou injetar carisma no bárbaro! 

3 Predadores (2010) Admito que fui um dos que recebeu com uma sonora gargalhada a notícia de que o magrelo Adrien Brody iria bancar Schwarzennegger neste filme. Preconceitos a parte, o cara ralou na academia e até que convenceu como o escorregadio personagem que tem que enfrentar um grupo de monstrengos que está prestes a liquidar um grupo de humanos sequestrados para servir apenas de caça para seus esportes bizarros. Esta pequena homenagem do diretor Nimrod Antal e do produtor Robert Rodriguez serviu para colocar a franquia novamente nos trilhos - apesar da bilheteria modesta, mas quando você verá um ator oscarizado bancando o Arnoldão (e com Alice Braga do lado)?

2  Exterminador do Futuro - A Salvação (2009) O australiano Sam Worthington nasceu para as grandes produções quando foi muito elogiado pela sua atuação neste filme de McG, que mostra John Connor adulto no futuro sempre anunciado pela série Terminator. Worthington conquista a plateia como uma máquia que não sabe que é uma máquina e ganhou mais destaque que o protagonista vivido por Christian Bale! Sam quase ficou com o primeiro lugar deste combo - ainda mais que depois fez o campeão de bilheteria Avatar de James Cameron (idealizador da franquia Terminator), mas perdeu o posto por não ter o mesmo vigor arnaldiano em seus filmes posteriores. 

1 Corrida Mortal (2008) Esta mistura de game com refilmagem de um dos primeiros filmes de Schwarzennegger (The Running Man/1987) não fez sucesso com a história de um presidiário metido numa competição letal, mas consolidou Jason Statham como herói de filmes de ação - e o fã clube do britânico só tende a crescer. Só franquias de sucesso ele tem três: Adrenalina, Carga Explosiva e Os Mercenários. Único da lista a se dedicar quase que exclusivamente aos filmes de ação, Statham tem o passado atlético em comum com Arnie. Schwarzennegger era fisiculturista antes de se tornar ator, Jason Statham foi competidor olímpico de saltos ornamentais, além de ser lutador de artes marciais (ele dispensa dublê nesse tipo de cena). Nada mal para quem tem 45 anos e começou nas comédias deliciosamente violentas de Guy Ritchie! 

P.S.: A ordem cronológica não foi proposital!

Nenhum comentário:

Postar um comentário