sábado, 21 de abril de 2012

Combo: Baseado em Música

Nos últimos anos se tornaram comuns os longas baseados em canções famosas. Vale lembrar que estão em processo de produção mais dois longas: American Idiot baseado no cultuado álbum da banda Greenday (a ser produzido por Tom Hanks depois do sucesso alcançado na Broadway) e o brasileiro Faroeste Caboclo, calcado na música quilométrica da Legião Urbana. Neste combo eu destaquei os filmes mais badalados por se inspirar em músicas consagradas:

5 Veja Esta Canção (1994) O primeiro filme brasileiro que me vem à cabeça  quando lembro de músicas como inspiração é esse longa de Cacá Diegues, que une quatro curtas de gêneros diferentes. A músicas Pisada de Elefante (de Jorge BenJor) origina um romance suburbano proibido, Drão (de Caetano Veloso e Gilberto Gil) investe num olhar sobre a zona sul carioca, Você é Linda (de Caetano) aborda meninos de rua e Samba do Grande Amor (de Chico Buarque) - considerado o melhor - se trata das obsessões de um anotador do jogo do bicho. Embora o formato atribua irregularidade ao filme, ele se tornou um sucesso de bilheteria no período da retomada do cinema nacional.

4 Cisne Negro (2010) Tem gente que vai estranhar ver esta obra-prima de Darren Aronofsky na lista, mas é inevitável perceber a influência das músicas de Tchaicovsky na criação da trajetória obscura em que mergulha a bailarina Nina (Natalie Portman) ao vestir o lado mais dark do espetáculo Lago dos Cisnes. A utilização constante da trilha do balé só entrega o quanto Cisne Negro é uma versão moderna da princesa enfeitiçada que precisa lidar com as artimanhas de sua maior inimiga (que acaba sendo ela mesma). Tão belo quanto esquizofrênico, o longa de Aronofsky bateu recordes de bilheteria, tornou-se o maior sucesso de sua carreira e ainda lhe rendeu sua primeira indicação ao Oscar (tudo isso com a intenção de ser uma homenagem à sua irmã - que penava ensaiando para o espetáculo). 

3 Cenas do Subúrbio (2011) O curta metragem de Spike Jonze estreou no Festival de Berlim e vai ser visto por um bom tempo somente na Internet - já que ainda não tem perspectiva de ser lançado por aqui (nem em DVD). Baseado no (excelente) álbum The Suburbs da banda Arcade Fire, o filme aborda o processo de maturidade de dois adolescentes, um sob uma perspectiva otimista e outro de forma pessimista em meio à intervenção militar que acontece na vizinhança. O clipe da música The Suburbs serve de trailer para o filme e marca o tom melancólico e tenso que perpassa a quase meia hora de projeção. Quem curte o trabalho de Jonze e do Arcade Fire pode conferir as obras de ambos numa versão dupla e limitada do álbum (que só foi lançada na Europa).

2 O Abismo Prateado (2011) Quando exibido em Cannes no ano passado, muitos críticos se perguntaram o motivo do novo longa de Karïm Ainouz não participar da mostra competitiva (muitos acreditaram que a atuação de Alessanda Negrini merecia mais o prêmio de atriz do que várias outras atrizes que estavam na competição). Baseado na canção Olho nos Olhos de Chico Buarque, o filme é uma viagem sensorial pelas vinte e quatro horas do dia em que Violeta (Negrini), uma dentista de 40 anos descobre que foi abandonada pelo marido após 14 anos de união. O mais interessante do longa é a sensação de perda que o diretor consegue exalar em cada cena da atuação desconcertante de Negrini (que após desilusões televisivas encontrou refúgio no cinema).

1 Magnólia (2009) Baseado nas músicas da cantora Aimée Mann, Paul Thomas Anderson resolveu escrever o roteiro de Magnólia, curiosamente os dois foram indicados ao Oscar, ele pelo roteiro e ela pela (belíssima) canção  "Save me" que toca na última cena do filme. O filme mistura a vida de nove personagens de Los Angeles, um enfermeiro (Phillip Seymour Hoffman), um policial (John C. Reilly), um palestrante misógino (Tom Cruise, indicado ao Oscar de coadjuvante), um homem doente (Jason Robards), uma viciada em drogas (Mellora Walters), uma golpista arrependida (Juliane Moore), um ex-prodígio (William H. Macy) entre outros personagens em cenas que flertam o tempo inteiro com o realismo e o surreal. De chuvas de sapo à coincidências inesperadas o filme foi premiado em Berlim é tão ousado que o estilo do diretor mudou radicalmente depois dele. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário