sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Combo : Revelações 2011

Durante todo o ano nossos olhos começam a dar atenção a novos rostos e talentos que são promessas para os anos seguintes. Em meio ao difícil ano que o cinema atravessou neste ano com produções mornas e que se concentraram mais em sequências e refilmagens, novos seres surgiram injetando sangue novo em Hollywood: 

5 Martha Marcy May Marlene (2011) Elizabeth Olsen era só mais uma irmã Olsen (você deve lembrar só daquelas gêmeas cabeçudas e anoréxicas) até aparecer no Festival de Cannes com este longa metragem, dirigido por Sean Durkin, sobre a história de uma adolescente que faz parte de um estranho culto até que as coisas começam a se tornar mais abusivas. As irmãs mais velhas devem estar subindo pelas tamancas de grife, já que Elizabeth conquistou unanimidade da crítica - que a aponta como uma das favoritas ao Oscar de atriz. Presente em várias listas de melhores do ano e indicada a prêmios, a atriz promete ficar em evidência nos próximos anos. 

4 Os Descendentes (2011) Apontado como um dos grande favoritos ao título de melhor filme do ano, The Descendants traz mais do que uma comovente atuação de George Clooney como o pai disposto a estreitar os laços afetivos com os filhos - enquanto a esposa se recupera do acidente. O filme traz ainda a aclamada atuação de uma promessa, Shailene Woodley. Woodley já participou de produções para a TV e de dois outros longa metragens, mas agora aos vinte anos, ela vive a primogênita da família King e aproveita a chance de humanizar um personagem sob a batuta de um diretor acostumado a inspirar boas atuações. Indicada ao Globo de Ouro de melhor atriz coadjuvante e presente em todas as listas de revelação do ano a jovem de 20 anos é uma das grandes promessas para os próximos anos. 

3 Histórias Cruzadas (2011) Teve gente que ficou surpresa com o sucesso de The Help nos cinemas, mas além da desenvoltura com que o diretor Tate Taylor conta uma história sobre preconceito, ele conta com um elenco excepcional formado por Viola Davis, Emma Stone, Bryce Dallas Howard, Jessica Chastain, Sissy Spacek e Octavia Spencer. Spencer é apontada como uma das maiores responsáves pelo sucesso do filme. Na trama que gira em torno de um livro sobre empregadas negras em meio à luta pelos direitos civis no Texas, Spencer serve muitas vezes de alívio cômico como Minny Jackson, a empregada que fala o que pensa e encontra vingança em seus dotes culinários. Indicada a vários prêmios de coadjuvante (inclusive ao Globo de Ouro) pelo papel, Octavia deve promover uma disputa acirrada no Oscar. 

2 Thor (2011) Único homem da lista, o britânico Tom Hiddleston está com a medalha de prata por um motivo muito simples: enquanto suas companheiras desta edição de Combo estão em papéis de fortes possibilidades dramáticas e que as colocaram na mira das premiações, Hidleston encarou um papel perigoso: Loki, o irmão traiçoeiro do herói Thor na produção de Kenneth Branagh. Encarnar o deus da mentira poderia ser um desastre para sua carreira. Aquele capacete de chifres enormes e os momentos shakesperianos ao lado de Anthony Hopkins poderiam ter ido por água abaixo se o o ator não encarnasse seu vilão com seriedade absurda! Mas 2011 não ficará marcado somente marcado por esta adaptação da Marvel, Hidleston ainda apareceu como F. Scott Fitzgerald em Meia Noite em Paris de Woody Allen e será um dos personagens de Cavalo de Guerra de Steven Spielberg.

1 Árvore da Vida (2011) Vocês vão enjoar de tanto que irei escrever sobre Jessica Chastain não apenas por ter me apaixonado por ela como pelo fato dela ter feito sete filmes somente neste ano - e a maioria aclamados pela crítica. Há quem brinque que ela mereça até um prêmio pelo conjunto da obra somente pelos filmes que realizou este ano. Mas se no independente Jolene (2009) ela já demonstrava talento, foi em Árvore da Vida  que lhe recebeu alcance mundial como a mãe que é toda amor e compreensão com seus filhos em conflito com a educação rígida do pai (vivido por Brad Pitt). O mais incrível é que Jéssica consegue construir a personagem de forma gradativa em meio a fragmentada edição do longa. Indicada a vários prêmios, incluindo o Globo de Ouro de coadjuvante por Histórias Cruzadas, Jessica é presença certa no Oscar deste ano. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário