quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Combo: Dia das Crianças.

Hollywood está cheia de crianças prodígios, o problema é que para cada uma que consegue manter a carreira (e a cabeça) no lugar (Natalie Portman, Jake Gyllenhall, Jena Malone, Freddie Highmore...) existe uma dezena que se perde pelo caminho (precisa citar os nomes?). Nesse ano no Dia da Criança resolvi destacar cinco filmes com atores mirins que merecem toda a nossa atenção - e como o tempo passa rápido é bom ficar de olho já que daqui a pouco já serão adultos e só Deus sabe o que vai acontecer! Meus cinco prodígios favoritos (se bem que eles podem ser vistos como adolescentes atualmente):

5 Super 8 (2011) Acredito que a empreitada de JJ Abrams não seria tão eficiente e nostálgica se não contasse com o novato Joel Coutney como protagonista. Joel consegue captar aquela nostalgia dos meninos da década de 1980 com perfeição - sabendo exatamente como dosar dramaticidade, romantismo e coragem. Isso sem contar que a trama dos meninos que ambicionam ser cineastas tem muitas características biográficas do próprio JJ (e o alienígena que aparece na cidade tem muito do apelo Spielbergiano sobre o jovem JJ). Entre efeitos especiais e elenco simpático, Joel se destaca - e é forte candidato ao posto de ator revelação do ano (mesmo tendo apenas 14 aninhos).

4 O Curioso Caso de Benjamin Button (2008) Chega a ser covardia dizer que ao aparecer numa tela aos seis anos (em Provocação/2004 como a filha de Kim Basinger e Jeff Bridges) a menina já era uma boa atriz. Irmã da igualmente precoce Dakota Fanning, Elle se dedica a filmes mais singelos e românticos do que a sua irmã. Em O Curioso Caso de Benjamin Button ela tem uma participação pequena, mas inesquecível como a amada do personagem de Brad Pitt. Em poucos minutos em cena, ela consegue sintetizar todos os sentimentos e possibilidades da ruivinha Daisy. Mesmo que Cate Blanchett assuma o papel na maior parte da sessão (e tente dar conta da personagem que se torna uma chata) sempre que lembramos de Elle, como a menina Daisy, nós entendemos todos os motivos de Button ser apaixonado  por ela. Aos 13 anos, Elle é considerada uma das melhores jovens atrizes de Hollywood - e é capaz de fazer a mocinha de indies como Em Qualquer Lugar (2010) ou super produções como Super 8 sem esforço.

3 Deixe Ela Entrar (2010) Nascido na Autrália, Kodi Smitt McPhee atua desde 2006, mas foi em 2009 como o filho de Viggo Mortensen no apocalíptico A Estrada que chamou a atenção. Não demorou para ganhar o papel de protagonista na versão americana de Let the right one In. Kodi realiza mais uma vez um trabalho exemplar como o menino frágil que tem de lidar com o bullying na escola e conter seu lado agressivo. As coisas mudam muito quando se apaixona por uma garota (Cloë Grace Moretz) que na verdade é uma vampira. A química entre McPhee e Moretz impressiona e o moleque consegue carregar até os momentos mais difíceis com seu estilo intimista. O resultado foi tão positivo que o garoto já está escalado para mais quatro filmes para os próximos anos. Nada mal para um mocinho que nem passou dos doze anos!

2 A Órfã (2009) Poucas atrizes mirins me impressionaram tanto quanto Isabelle Fuhrman - e num tempo onde filmes de terror com crianças aparece mais do que parente de quem acerta na loteria, isso não é pouco. Fuhrman tem a melhor atuação do filme. Atuando desde 2006 (em sua maioria para programas da TV) seu destaque foi como a perturbada Esther neste terror polêmico, mas que funciona muito bem. Desde que Natalie Portman estreou em O Profissional (1994) eu não via uma criança atuando de forma tão visceral. Isabelle realiza um trabalho de gente grande (isso aos onze anos) e não desafina nem quando tudo parece descambar para o ridículo. Desde A Órfã ela já atuou em mais sete filmes. Atualmente com quatorze anos, o próximo a estrear por aqui é Salvation Boulevard onde atua ao lado de Ed Harris, Marisa Tomei e Jennifer Connely.

1 Kick Ass - Quebrando Tudo (2010)  Chloë Grace Moretz é a minha pequena favorita desde que a vi em 500 Dias com Ela (2009). A menina tem se superado a cada papel e Kick Ass de Matthew Vaughn é a prova de que ela tem tudo para se tornar um dos nomes mais dabalados de Hollywood. Precisa dizer que a adaptação da HQ é uma das mais sangrentas e divertidas de todos os tempos? No papel da pequena máquina mortífera Hit Girl, Chloë tem uma das melhores atuações do ano passado. Ela chuta, chora, ri, debocha, atira, soca, apanha e posa de super-herói com um gosto que há muito tempo não se via. Atuando desde 2004, a atriz tem oito filmes na agenda ( o próxximo a estrear é Hugo de Martin Scorsese). Apesar de ter perdido a vaga de atriz coadjuvante para a chata Hailee Steinfeld (de Bravura Indômita) nas premiações, Chloë, aos 14 anos, é a queridinha de sua faixa etária entre os cinéfilos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário