domingo, 12 de dezembro de 2010

MOMENTO ROB GORDON: Melhores Pôsteres de 2010

Obviamente que estou preparando as minhas listinhas de fim de ano, mas para dar início a esse hábito blogueiro comum, preparei um sobre o que estabelece, na maioria das vezes a nossa primeira relação com um filme, não, não estou falando do trailer que precisa de nossa presença (e atenção) por alguns minutos em determinada mídia, mas do poster - que pode estar em qualquer lugar e só precisa de alguns segundos de atenção. O critério de seleção e votação dos candidatos foi bem simples: eu ter visto o poster  e ter despertado meu interesse pela obra. Pré-selecionei todos os posteres que vi neste ano, e como não houve lista no ano anterior, resolvi misturar filmes que foram do ano passado (mas estrearam neste ano no Brasil) e filmes desse ano (que estrearam por aqui ou não). A lista ficou assim:

05 - Os Homens que Encaravam Cabras

 

 Às vezes o poster consegue traduzir melhor a idéia de um filme do que... o próprio filme. Basta lembrar que nem todos os atores importantes de um filme recebem a devida atenção num poster. Então pense agora em um filme protagonizado por nomes oscarizados como George Clooney, Jeff Bridges, Kevin Spacey e o eterno candidato à indicação Ewan McGregor, quem falta? Ora, a cabra!! O filme é uma sátira (que pouca gente entendeu) sobre as paranóias americanas e como ela se torna motor de um projeto militar. Dizem que motivado numa história real de um grupo militar que na década de 1970 (sempre essa década, notaram?) que resolveu explorar os poderes da mente. Quem paga o pato? A cabra!! Besteirol de título hilariante com poster genial. Para conferir basta ir na locadora.

04 -   Sede de Sangue
 

O filme de Park Chan Wook (de Oldboy) fez menos estardalhaço do que merecia com sua trama de um padre com dotes vampirescos que se apaixona por uma mulher comprometida. O poster deixa claro que Crepúsculo é filme para criancinha quando o negócio é chupar sangue e reprimir desejos. Simples e bem bolado - o padre e a garota numa posição espelhadamente erótica (que evoca agressão e desejo sem nudez) é de uma sutileza quase ofensiva. Se você perdeu o filme nos cinemas não pode cometer esse sacrilégio em DVD...

03 - Rabbit Hole


John Cameron Mitchel encaretou depois de fazer Hedwig e Shortbus, mas foi por uma boa causa: colocar Nicole Kidman na linha de frente mais uma vez do Oscar. Sendo assim o poster de Rabbit Hole (ainda sem título em português) não devia trair essa intenção: destaca as nuances da atuação de Nicole como uma mãe que tenta superar a morte do filho a partir do uso de recortes, tal como o trailer - que aliado ao poster deixa claro que o longa tem fortes chances de fazer bonito nas premiações. O filme estréia no Brasil dia 04 de março de 2011.

02 - A Origem

 Por pouco o filme de Christopher Nolan não ficou em primeiro lugar. O filme acabou de chegar em DVD e está cotado para os prêmios mais cobiçados da temporada. Desde o primeiro poster Nolan deixava claro que o foco do filme era o poder infinito de criação de nossa imaginação, essa inspiração ganha traços  na obra de Escher (1898-1972), especialmente de suas escadarias retorcidas pautadas no paradoxo gemométrico.  Troque escadas por prédios e atores do primeiro time e voilá: um dos melhores posteres do ano que bebe na fonte na lógica quebrada do universo criado pelo diretor.


01 - Black Swan / Cisne Negro
  

Talvez motivado pela minha expectativa, ou pela beleza de Natalie Portman, o poster de Black Swan ficou em primeiro lugar. Mas não é só isso, o novo filme de Darren Aronofski traz novamente os traços que mais admiro em sua cinematografia: cenas estranhas, uma queda pelo lado sombrio do ser humano e um apuro visual incomparável. Black Swan é baseado no balet  O Lago dos Cisnes e aborda o esforço descomunal de uma bailarina em seu processo de criação. Natalie Portman está cotada para os prêmios da temporada, não por sua perfeição física evidente no poster, mas pela forma como mergulha na fissura estampada em sua face. O filme deve chegar por aqui em 21 de janeiro de 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário