terça-feira, 28 de dezembro de 2010

CATÁLOGO: Quem quer ser um milionário?


Patel: catalizando a esperança da era Obama.

Aproveitei a exibição do filme ontem na TV aberta para rever essa obra que oscarizou Danny Boyle. Ao mesmo tempo serve de uma espécie de aquecimento para o Oscar do ano que vem, já que Boyle teve um crescente favoritismo que culminou em sua vitória sobre David Fincher e seu elaborado Benjamin Button. Boyle e Fincher devem se enfrentar novamente nesse ano e o segundo deve levar a melhor por A Rede Social. Os maiores méritos de Boyle em Slumdog Millionaire é o tom explosivo que o diretor imprime em seu filme, algo que se tornou sua marca registrada desde a estréia em Cova Rasa (1994) e consolidada em Trainspotting (1996). O filme conta a história de Jamal (Dev Patel), um rapaz vindo da parte mais pobre da Índia e que está prestes a ganhar um prêmio milionário na TV. Claro que Boyle não se contenta em contar apenas esse momento da vida do rapaz, fazendo com que a narrativa conte em flashbacks os fatos que o motivaram a estar ali e como alguém de origem tão humilde consegiu responder perguntas de naipe tão variado. O fascínio que o filme causou na época se deve há vários motivos. Na parte social, era o período em que os EUA vivenciavam as expectativas da futura eleição de Barack Obama. No campo econômico, Hollywood estava diante da crise e cada vez mais em busca de recursos em outros países - e o visual Made in Bollywood do longa caia como uma luva naquele momento. No campo técnico, Boyle utilizava uma câmera inovadora e desenvolvida especialmente para o filme. Com relação à trama é uma história que transborda otimismo e esperança tendo um herói pobre que está mais interessado em encontrar a sua amada Latika (a linda Freida Pinto) do que em ficar milionário. Na época foram inevitáveis as comparações do filme com o brasileiro Cidade de Deus (fotografia, enquadramentos, edição, a visão do mundo marginal...), surgiram polêmicas sobre o título do filme (algo como ‘cachorro favelado milionário’), mas nada destruiu a campanha do filme nas premiações. Diante de tudo que o filme apresenta considero mais interessante o ritmo que Boyle imprime a um filme que poderia facilmente cair no melodrama ou na amolação com suas idas e vindas temporais. Quem quer ser um Milionário foi premiado por retratar um momento do delicado do cinema americano - especialmente se levarmos em consideração que a produtora do filme faliu (a finada Warner Independent) e ele quase ficou sem distribuição. Para um longa com um empecilho desse no currículo chegar às telas conquistando público e crítica, os prêmios não poderiam ignorá-lo. Mas, na alma, o filme é uma história de um amor que nasce na infância (as cenas com as crianças na dura realidade da pobreza na Índia, conferem ao filme uma tristeza que contrasta com a energia impressa pelo diretor – e esse equilíbrio que deve ter agradado) e que vence as adversidades do destino de forma surpreendente como um conto de fadas contemporâneo com direito a vilões, violência... só faltou uma fada madrinha - mas um pouco de realidade não faz mal a ninguém. Para completar o conto de fadas o filme levou os Oscars de filme, direção, roteiro adaptado, canção original, trilha sonora, edição, mixagem de som e fotografia. Nada mal, Jamal.

Quem quer ser um milionário (Slumdog Millionaire/Reino Unido - 2008) de Danny Boyle. Com Dev Patel, Freida Pinto e Anil Kapoor ☻☻☻

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