terça-feira, 11 de julho de 2017

Pódio: Matthias Schoenaerts

Bronze: o bom pastor. 
Nascido na Bélgica em 1977, o ator é apontado como um dos galãs europeus favoritos da mulherada - ele até que tenta ser notado somente pelo talento com um estilo meio desleixado, mas a mulherada sempre suspira quando ele aparece na tela - basta ver a reação delas em Suíte Francesa/2014 (que quase entrou nesta lista) ou esta adaptação do dinamarquês Thomas Vinterberg para este romance de época onde ele vive um pastor de ovelhas que enfrenta uma maré de azar, mesmo enquanto se apaixona pela impetuosa Bathsheba (Carey Mulligan). O destino dos dois irá se cruzar mais vezes do que imaginam até o inevitável The End. 

Prata: o lutador clandestino.
Embora atuasse desde 1992 (com o indicado ao Oscar Daens, onde atua ao lado do pai, Julien Schoenaerts), foi com este filme francês que Matthias carimbou seu passaporte para Hollywood. Aqui ele vive um pai que ganha um dinheiro extra participando de lutas clandestinas. Mas nem só de violência é sua vida, já que ele se envolve com uma mulher (Marion Cotillard) que perdeu as pernas em um acidente. O francês Jacques Audiard capricha na mistura crua de romance e realismo  num resultado surpreendente - e a química entre o casal protagonista é irresistível. 

Ouro: o touro raivoso.
Ainda que tenha sido indicado ao Oscar de Filme Estrangeiro, Bullhead nunca estreou nos cinemas brasileiros. Quem já teve a oportunidade de assistir ao filme não se arrependeu de conferir a melancólica história de um menino que cresceu precisando lidar com um ato de violência traumático - que mudou para sempre a sua vida. Jacky Vanmarsenille (o próprio Matthias) cresce junto à uma fúria que nem sempre ele consegue controlar. Suspeito de um crime e lidando com os fantasmas do passado, o ator dá ao personagem uma composição complexa que consegue equilibrar o que há de mais brutal e sensível em sua história. Filmão obrigatório!

Nenhum comentário:

Postar um comentário