domingo, 26 de março de 2017

Combo: Múltiplas Identidades

05 Frankie & Alice (2010) Criar personagens baseado no Transtorno de Dissociação de Identidade é um grande desafio para qualquer ator, se tiver em mãos um bom roteiro, fica melhor ainda! Não é o caso deste filme com a oscarizada Halle Berry, onde ela vive uma go-go girl que sofre do tal transtorno (sendo uma de suas identidades completamente racista). Halle se esforça no papel que lhe rendeu até uma indicação ao Globo de Ouro de atriz dramática, mas o filme do diretor Geoffrey Sax aborda o tema de forma bastante confusa (talvez porque o roteiro tenha passado pelas mãos de nove roteiristas), mas vale como curiosidade. 

04 As Duas Faces de Um Crime (1996) Edward Norton vive um rapaz que parece incapaz de matar uma mosca - e mesmo assim ele é acusado de matar um padre. Tudo aponta para ele até que um advogado passa a considerar que ele sofre de TID (e o tal padre não era tão santo quanto acreditavam). Estrelado por Richard Gere (que interpreta o advogado), este filme de tribunal fez grande sucesso graças à magnífica atuação de Edward Norton que convence abrigar duas personalidades distintas na pele de Aaron. Norton foi lembrado nas premiações, tornando-se um ator conhecido e sendo indicado ao Oscar pela primeira vez (e Clube da Luta/1999 não deixa de fazer menção a este papel). 

03 O Homem  Duplicado (2013) Muita gente ainda fica com dor de cabeça (ou raiva mesmo) quando lembra deste filme do diretor Dennis Villeneuve. Baseado na obra de José Saramago, o filme conta a história de dois homens idênticos que descobrem a existência um do outro. Um é o professor universitário Adam o outro é o ator Anthony, ambos vividos por Jake Gyllenhaal, ambos casados e ambos um tanto frustrados com os caminhos que escolheram. O filme não gasta tempo com explicações e gera várias interpretações - uma delas é que os dois personagens são a mesma pessoa (e o conflito ocorre quando um deles descobre que sofre de TID). 

02 Identidade (2003) Com dez filmes no currículo (o último deles o sucesso Logan/2017), o diretor James Mangold já transitou em vários gêneros e um deles foi este suspense sobre um grupo de personagens que ficam  isolados num motel de beira de estrada durante uma forte tempestade - e não bastando o clichê: aos poucos eles são eliminados um a um. O que parece um recurso mais do que manjado num filme de mistério é virado do avesso em seu desfecho bastante original. Diferente dos outros filmes da lista, o objetivo é conhecer uma pessoa que sofre de Transtorno de Dissociação de Identidade sob uma perspectiva completamente diferente. 

01 Fragmentado (2017) Como não deixar em primeiro lugar o filme que traz James McAvoy no desafio de viver vários personagens realizando apenas alterações na postura, na voz, no olhar... para cada personagem o ator escocês cria, além de uma personalidade específica, uma série de expressões físicas que deixam o espectador com a sensação de estar diante de pessoas diferentes a cada cena. Por dar conta das nove identidades apresentadas no filme (e seu personagem é conhecido por ter 24!) o o suspense dirigido por M. Night Shyamalan (que prova que seu cinema ainda pode ser muito interessante) merece o primeiro lugar por aqui. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário