sexta-feira, 10 de fevereiro de 2017

10+ Amy Adams

Todo ano existe uma lista de quem ficou de fora do Oscar e que causa protestos na massa cinéfila. Ano passado foi Idris Elba que encabeçou a lista, em 2017 foi a vez de Amy Adams ficar de fora do prêmio da Academia. A indicação da atriz de 42 anos (eu sei, não parece) por A Chegada era algo tido como certo nas bolsas de apostas, mas, por algum motivo (a divisão de votos por sua candidatura por Animais Noturnos, talvez...) ficou de fora. Vale lembrar meus dez momentos favoritos na carreira da atriz que nos últimos oito anos foi indicada ao Oscar cinco vezes:

Neste simpático filme de Nora Ephron ela interpreta a blogueira Julie Powell, que fã da renomada Julia Childs (vivida por Meryl Streep) resolve cozinhar as receitas de sua ídola e exibir num blog. Meryl foi indicada ao Oscar pelo papel, mas Amy também faz um bom trabalho.

Pouca gente lembra deste filme independente, mas foi com ele que Amy se tornou conhecida e conseguiu sua primeira indicação ao Oscar. Ela interpreta a grávida Ashley, a única pessoa agradável de uma família muito sisuda. 

Foi o primeiro trabalho da atriz com o diretor David O. Russell, onde ela interpreta a namorada dura na queda de um lutador de boxe. Pela atuação Amy foi indicada ao Oscar pela terceira vez ao prêmio de coadjuvante (e perdeu o mesmo para a sogra, ou melhor, sua parceira de cena Melissa Leo).

O filme de Tim Burton recebeu críticas severas ao ser bastante tradicional ao contar a história da pintora Margaret Kane (famosa por suas obras com crianças de olhos enormes). Pelo papel a atriz levou para casa o Globo de Ouro de melhor atriz em comédia/musical daquele ano. 

No segundo longa metragem de Tom Ford a atriz vive a dona de uma galeria de arte que fica transtornada com o livro que seu ex-marido dedicou a ela. Na pele de Susan Morrow a atriz tem o desafio de viver a personagem em duas fases distintas - e o faz de forma bastante coerente. 

Na trama sobre um padre que é suspeito de praticar pedofilia dentro de uma escola católica, Amy Adams interpreta a freira responsável por todas as suspeitas que caem sobre o pároco. Adams aparece aqui ao lado de Meryl Streep (que foi indicada ao Oscar de atriz)  sendo lembrada pela segunda vez na categoria de coadjuvante (disputando com sua colega de cena Viola Davis). 

Era para Reese Witherspoon viver a esposa do criador do estranho culto inspirado na cientologia que aparece no filme. No entanto, depois que Reese desistiu, a atriz fez com gosto a estranha personagem deste filme esquisito de Paul Thomas Anderson (e foi indicada pela quinta vez ao Oscar de coadjuvante...).

No filme de Dennis Villeneuve a atriz interpreta uma linguista chamada pelo governo americano para se comunicar com visitantes alienígenas. Embora o filme gire todo em torno dela, a melhor cena de Amy é aquela em que seu olhar é capaz de expressar todo o medo do futuro que vem pela frente. Lembrada em várias premiações ela ficou de fora do Oscar! 

#02 Encantada (2007)
Depois de sua primeira indicação ao Oscar, Amy precisava de um filme capaz de mostrar todo o seu potencial para se tornar uma estrela! Foi assim que apareceu nesta fantasia irresistível como uma princesa de desenho animado que se torna de carne e osso. A atriz canta, dança e interpreta com uma doçura irresistível (e foi indicada ao Globo de Ouro) - ano que vem deve ser lançada a aguardada sequência: Desencantada (!?).

A indicação ao Oscar de atriz principal finalmente veio quando ela interpretou a adorável vigarista deste filme de David O. Russell. Na pele da sexy Sydney Prosser, Amy é amante de um trambiqueiro (Christian Bale) e cobiçada por um agente do FBI (Bradley Cooper) e provou que era capaz de dar personagens nada ingênuas (levando o Globo de Ouro de atriz de comédia para casa)! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário