terça-feira, 24 de janeiro de 2017

INDICADOS AO OSCAR 2017

Oscar 2017: Nove filmes concorrem ao prêmio principal.


Durante todo o período de especulações sobre o Oscar ficou claro que se La La Land despontava como favorito do ano, porém, entre os prêmios dedicados às interpretações havia um equilíbrio que há muito não se via! Portanto, sabíamos que haveria surpresas pelo caminho - e houve mesmo! O Oscar acontecerá no dia 26 de fevereiro e em breve comentarei os filmes que concorrem e indicarei meus favoritos! Por enquanto teço breves pareceres perante os indicados à maior premiação do cinema americano em 2017:

Melhor Filme
Todos os que eu esperava estão por aqui. 

Melhor Diretor
Villeneuve conseguiu mais indicações para seu filme do que o Globo de Ouro poderia supor (8 - e isso é ótimo!). Enquanto  Mel Gibson parece ter sido perdoado de seus pecados - resta saber até quando (ou quanto perante a Academia).  

Melhor Atriz
Num ano disputadíssimo todas tem chances, mas Huppert deve render arrepios por aparecer na lista por um filme francês que foi logo banido do páreo de filme estrangeiro, além disso Meryl bate recorde de indicações ao Oscar (a vigésia - e sabíamos que isso aconteceria).

Melhor Ator
A tristeza é que Joel Edgerton (Loving) ficou de fora! Porém, Viggo Mortensen prova que ainda tem fôlego junto à Academia (ninguém esperava que ele aparecesse) por aqui, mas... com Casey Affleck envolvido em polêmicas, as chances de Denzel e Gosling crescem consideravelmente. 

Melhor Ator Coadjuvante
A surpresa foi ver Shannon cravando a única indicação de Animais Noturnos, deixando o parceiro de cena Aaron Taylor-Johson (que ganhou o Globo de Ouro e está indicado ao BAFTA) de fora. Destaque para o garoto revelação Lucas Hedges e o favorito Mahershala Ali, que deve dar trabalho para todos os outros concorrentes.  

Melhor Atriz Coadjuvante
Poucas vezes vi um grupo tão seleto e justo de indicadas - o que tornará ainda mais gostoso ver Viola Davis ser finalmente premiada. Para além disso, Kidman implorou para fazer o papel maternal de Lion e Michelle Williams tem poucos minutos em cena para rasgar o coração... se Viola não levar (o que beira o impossível) pode ser qualquer uma delas a levar a estatueta para casa. 

Melhor Roteiro Original
Chazelle deve levar essa, mas a surpresa ficou pelo roteiro "grego" de O Lagosta (mas a Academia ama o cinema subversivo de Lanthimos desde que o descobriu em Dente Canino/2009), mas minha a alegria foi ver Mike Mills indicado. 

Melhor Roteiro Adaptado
Os votantes terão trabalho, mas ainda acho que Moonlight vai levar essa... 

Melhor  Animação
Zootopia deve levar, mas Moana e Kubo tem seus fãs fieis! Mas... não se surpreenda se o poético A Tartaruga Vermelha levar essa!
A Tartaruga Vermelha

Melhor Documentário em Curta-Metragem
Alguns você encontra na internet, vale conferir. 
Extremis
4.1 Miles
Joe's Violin
Watani: My Homeland
Os Capacetes Brancos

Melhor Documentário em Longa-Metragem
Vale procurar nos serviços on demand. 
Fogo no Mar
Eu Não Sou Seu Negro
Life, Animated
O.J.: Made in America

Melhor Longa Estrangeiro
Triste por Elle, Neruda e o novo de Xavier Dolan (que passou nas telas daqui meio de qualquer jeito) ficar de fora! A surpresa foi o Tanna ser indicado com sua trama antropológica! Mas quem deve levar é O Apartamento, outra pérola do diretor Asghar Farhadi ou a pérola alemã (garimpada desde Cannes) Toni Erdmann
Terra de Minas (Dinamarca)
Tanna (Austrália)

Melhor Curta-Metragem
Procurem todos! 
Ennemis Intérieurs
La Femme et le TGV
Silent Nights
Sing
Timecode

Melhor Curta em Animação
Idem! 
Blind Vaysha
Borrewed Time
Pear Cider and Cigarettes
Pearl
Piper

Melhor Canção Original
A favortia é City Of Stars (desde o trailer do dilme de Chazelle), mas... se dividir os votos pelas duas canções de La La Land não me surpreendo se Justin Timberlake ficar dançando ao levar a estatueta para casa (e a apresentação musical dele promete)!
"The Empty Chair" (Jim: The James Foley Story)
"How Far I'll Go" (Moana: Um Mar de Aventuras)

Melhor Fotografia
O novo filme de Martin Scorsese conseguiu aparecer somente por aqui. Silêncio demorou tanto para ser lançado que pouca gente teve tempo para se empolgar com ele. 

Melhor Figurino
Bons indicados de gêneros variados...
Aliados
Animais Fantásticos e Onde Habitam

Melhor Maquiagem e Cabelo
Adorei ver Esquadrão Suicida por aqui! Se levar eu fico até feliz! Afinal, sua concepção foi boa até ter sido mutilado na sala de edição e virado uma confusão na tela. 

Melhor Mixagem de Som
Ficção Científia, Ação e Musical... a categoria tem para todos os gostos!  
13 Horas: Os Soldados Secretos de Benghazi

Melhor Edição de Som
O novo de Clint Eastwood apareceu somente por aqui (e não deve levar).  
Horizonte Profundo: Desastre no Golfo
Sully: O Herói do Rio Hudson

Melhores Efeitos Visuais
Apesar de Kubo ser um dos raros casos de aniamação da categoria eu queria ver Doutor Estranho ser premiado por aqui. 
Horizonte Profundo: Desastre no Golfo

Melhor Design de Produção
Eu adoro Ave, César - e pelos cenários de várias correntes cinematográficas adoraria vê-lo levar essa única categoria em que aparece!
Animais Fantásticos e Onde Habitam
Passageiros

Melhor Edição
Difícil... não sei opinar (desculpe, não resisti kkkk)

Melhor Trilha Sonora
Se tem um musical que se tornou recordista de indicações (14) você deve imaginar quem leva essa! 
Passageiros

Nenhum comentário:

Postar um comentário