segunda-feira, 19 de dezembro de 2016

PL►Y: Zoolander I e II

Derek Zoolander: alfinetadas fashion. 

Quando Zoolander estreou em 2001 o humor de Ben Stiller chegava ao auge contando a história do modelo masculino de uma expressão só e que não conseguia girar para a esquerda. Além de fazer troça com o mundo da moda, o filme explorava a história de um personagem bastante peculiar. Filho de carvoeiros e totalmente sem noção, Zoolander (o próprio Stiller) era uma referência no mundo da moda e acaba se metendo numa truncada conspiração para eliminar um obstáculo para os lucros de uma sociedade secreta - de estilistas famosos liderados por Mugatu (Will Ferrell). O filme acumulava pilhas de besteirol e rendia muitas risadas por não se levar a sério e ser tão despretensioso em criar piadas bem sacadas com um mundo igualmente cultuado e considerado fútil pela maioria dos mortais. Some isso à rivalidade com o novo top masculino da vez, Hansel (Owen Wilson, dá para acreditar?) e participações especiais inusitadas que iam de David Duchovny (como um horroroso modelo de mãos) e David Bowie (como o árbitro de uma competição fashion cheia de testosterona) e você terá ideia do que foi ver o filme entre os lançamentos do primeiro ano do século XXI. Depois de consolidar na direção com Trovão Tropical (2008) e derrapar com A Vida Secreta de Walter Mitty (2013) a autoestima de Stiller achou que era a vez de retomar a história de Derek Zoolander quinze anos depois. Misturou participações especiais (Justin Bieber, Billy Zane, Susan Boyle, Kiefer Suterland...) , retomou alguns personagens importantes do universo criado por ele, misturou piadas com redes sociais e lançou um trailer de rolar de rir. Quando chegou aos cinemas o filme se mostrou um verdadeiro abacaxi sem graça. Desta vez, após uma tragédia pessoal Zoolander é recrutado por uma agente da Interpol, Valentina Valencia (Penélope Cruz) para descobrir o mistério por trás de estrelas do mundo pop (que na hora da morte fazem aquela cara característica do modelo em questão). Esse é o fio minúsculo que conduz a trama cheia de piadinhas infames. Stiller não se preocupou em construir uma história interessante para a sequência, investindo em algumas modernizações que já parecem datadas em sua época de lançamento. Tudo o que o filme anterior tinha de bem sacado, aqui aparece diluído em piadinhas auto-referenciais que são bem menos engraçadas do que seu diretor pensa. Obviamente que existem piadas com o mundo fashion que até funcionam (como a plastificada Antonia Atoz, vivida por uma irreconhecível Kristen Wiig, uma clara alusão à Donatella Versace - mas que lembra a Miley Cirus!!!), mas esses momentos são apenas pontos muito específicos de uma narrativa de colagem desgovernada e sem foco. Quem diria que Zoolander II só ressaltaria os méritos do primeiro filme, que hoje soa como um pretinho básico (ainda que espalhafatoso) que nunca sai de moda.

Zoolander 2: um tanto fora de moda. 


Zoolander (EUA-2001) de Ben Stiller com Ben Stiller, Owen Wilson, Will Ferrell, Christine Taylor, Milla Jovovich e Jon Voight. ☻☻☻☻

Zoolander 2 (EUA-2016) de Ben Stiller com Ben Stiller, Owen Wilson, Penélope Cruz, Will Ferrell, Kristen Wiig e Benedict Cumberbatch.

Nenhum comentário:

Postar um comentário