sábado, 3 de dezembro de 2016

APOSTAS PARA O OSCAR 2017: CAPÍTULO FINAL

"Hell on high water" de David Mackenzie
Com algumas premiações dos EUA divulgando suas listas de indicados, já foi dada a largada para a temporada de ouro do cinema americano. Quem ganhou destaque nas últimas semanas foi o novo filme do diretor inglês de Encarcerados (2013). Chegado a dramas familiares pesados, ele investe num tom de faroeste para contar o que dois irmãos são capazes de fazer para salvar o rancho da família. No elenco Chris Pine, Ben Foster e Jeff Bridges (elogiadíssimos).

"Hidden Figures" de Theodore Melfi
É um verdadeiro achado a história das três mulheres que trabalharam para a NASA no que foi uma de suas maiores iniciativas em programas espaciais. Consideradas verdadeiros computadores humanos, as afro-americanas Katherine Johnson (Taraji P. Henson), Dorothy Vaughan (Octavia Spencer) e Mary Jackson (a cantora Janelle Monaé) enfrentaram preconceitos diversos e fizeram história numa jornada que precisa ser redescoberta. 

"Queen of Katwee" de Mira Nair 
A diretora indiana conta a inspirada história de uma menina nascida em Uganda que muda de vida ao aprender a jogar xadrez. Baseada na história real de Phiona Mutesi (Madina Nalwanga) o filme conta com interpretações fortes e uma história de triunfo entre as dificuldades. O filme traz o primeiro papel de destaque de Lupita N'Yongo após receber o Oscar de coadjuvante por 12 Anos de Escravidão (e há quem acredita que ela pode entrar no páreo novamente). 

"Eu, Daniel Blake" de Ken Loach
Outro que tem forte torcida para ser reconhecido pela academia é Dave Johns pelo papel do carpinteiro de 59 anos que ao se recuperar de um infarto faz amizade com a mãe de duas crianças - que ao lado dele enfrentará problemas com a burocracia governamental. Os filmes de Loach não costumam entrar no radar da Academia, mas a mistura de humor, desespero e ternura pode surpreender como fez em Cannes - onde foi eleito o melhor filme do festival. 

"The Handmaiden" de Chan-wook Park
Embora não tenha sido o filme indicado pela Coréia do Sul para concorrer ao Oscar de filme estrangeiro, o novo filme do criador de Oldboy/2003 tem méritos suficientes para figurar em outras categorias com uma história de poder e sedução de consequências surpreendentes. O filme seria um concorrente de peso para os meus candidatos favoritos da categoria - Elle (França), Neruda (Chile), É Apenas o Fim do Mundo (Canadá) e Toni Erdmann (Alemanha), mas ficou de fora. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário