sexta-feira, 16 de setembro de 2016

Combo: De Amor & de Neuras

Afina de contas, quem estabeleceu que devemos encontrar o nosso par ideal? O que acontece de tão ruim se isso não acontecer? Diante dessas indagações cheia de neuras e nóias de O Lagosta (2015) eu lembrei de alguns filmes que lançam um olhar peculiar sobre crushes, namoros, flertes, casamentos...

05 Em Carne Viva (2003) E se a pessoa que você acha perfeita para você for na verdade um assassino? O medo de se envolver com a pessoa errada é a alma deste filme de Jane Campion - e não é por acaso que ela escolheu Meg Ryan (que já foi rainha das comédias românticas) para dar conta da professora que mesmo preocupada com um serial killer a solta na cidade se envolve com o policial responsável pelas investigações (papel de Mark Ruffalo). A ideia está longe de ser nova, mas denso e com cenas tórridas, o filme cria uma atmosfera soturna na criação de uma analogia interessante sobre a insegurança diante do encontro da pessoa certa (que pode não ser tão certa assim...). 

04 Um Estranho no Lago (2013) Um lago é frequentado por homossexuais que curtem fazer sexo com desconhecidos. O que era para ser a realização de uma fantasia começa a se tornar perigosa quando corpos começam a ser encontrados nas redondezas. A ideia da fantasia que pode se tornar mortal encontra bastante ousadia nas mãos do diretor Alain Guiraudie. Com longos silêncios, melancolia e cenas bastante explícitas, o filme encontrou fãs para além do público gay, tanto que o filme recebeu o prêmio da mostra Un certain Regard em Cannes e o César (o Oscar francês) de ator revelação para Pierre Deladonchamps. 

03 Sr. Srª Smith (2005) Você conhece uma mulher que é a cara da Anjelina Jolie - e você é o clone do Brad Pitt. O que poderia dar errado? Talvez nada, somente a vontade que o desgaste no relacionamento dará de um matar o outro (principalmente quando descobre que um não conhecia o verdadeiro outro desde o início). Doug Liman cria uma comédia de ação divertida onde o casal perfeito já começa com uma mentira - e elas se acumulam em pilhas e pilhas... quem disse que o casamento era fácil? Jennifer Aniston que o diga!

02 Garota Exemplar (2014) E quando sua esposa desaparece e toda a sua vida passa a ser notícia? E se no meio das investigações você passa a ser o principal suspeito pelo desaparecimento dela? David Fincher cria um verdadeiro pesadelo para Nick Dunne (Ben Affleck), que torna-se vilão em rede nacional por um crime que jura não ter cometido. Aqui o espectador tem a vantagem de descobrir que nada é o que parece na narrativa baseada no livro de Gillian Flynn - auxiliada pela melhor atuação de Rosamund Pike (indicada ao Oscar e ao Globo de Ouro de melhor atriz). Ainda assim a maior surpresa é o final onde o casamento revela-se uma cômoda prisão. 

01 Ciúme (1994) Ah, o amor é lindo! E a câmera de Claude Chabrol faz tudo ficar ainda mais bonito no romance entre Nelly (Emanuelle Béart) e Paul (François Cluzet). Pena que Paul desconfia de que a esposa o trai e o que era uma linda história de amor vira um filme de terror sobre o amor possessivo. A situação cresce em tensão de tal forma que Chabrol nem ousa nos contar o final da história, deixando para que nossa imaginação imagine as atrocidades de que um homem enlouquecido é capaz de fazer. Por abordar de forma tão tenebrosa um sentimento tão comum nos relacionamentos, Chabrol ficou no topo da lista. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário