sábado, 9 de abril de 2016

Pódio: Julia Roberts

O Bronze: a cinderela moderna
Uma Linda Mulher (1990)
Julia Fiona Roberts nasceu em 1967 e atua desde meados dos anos 1980. Ela conquistou uma indicação ao Oscar de coadjuvante por Flores de Aço/1989, mas ficou famosa mesmo quando encarnou a garota de programa Vivian Ward neste filme de Frank Marshall. Aqui ela vive um romance com Richard Gere  um empresário endinheirado e... Julia deixou de ser a irmã de Eric Roberts, ficando até mais conhecida que ele (ganhando um Globo de Ouro e sendo indicada ao Oscar novamente). O filme colocou Julia entre as atrizes mais queridas do mundo, aparecendo em várias produções que sempre chamaram atenção da mídia por conta de seu sorriso de quinhentos watts de potência. 

A Prata: a mãe destemida. 
Erin Brockovich (2000)
Dez anos separam Uma Linda Mulher de Erin Brockovich e neste meio tempo Julia desejava cada vez mais provar que era uma atriz séria, capaz de não ficar restrita às comédias românticas. No filme Steven Soderbergh a atriz demonstrou grande empenho em deixar o glamour de lado e encarnar uma personagem real, mãe solteira que vê (ao trabalhar como assistente numa agência de advocacia) a chance de fazer a diferença diante das suspeitas de irregularidades nas ações de uma grande companhia. Erin se tornou responsável por uma das maiores idenizações já pagas na história dos EUA e ainda rendeu o cobiçado Oscar de Melhor Atriz para a estrela. 

O Ouro: a filha pródiga. 
Álbum de Família (2013)
Muitos irão estranhar minha escolha, mas desde que recebeu seu Oscar de Melhor Atriz, Julia tem procurado um outro tom para suas atuações - um tom menos sorridente e mais introspectivo. Ela já tinha conquistado fama, prestígio e uma vida pessoal estável quando encarnou a (um tanto amarga) Barbara Weston. Entre o relacionamento explosivo com a mãe, a tensão causada pelo suicídio do pai, a traição do marido, os desentendimentos com a filha adolescente e a delicada relação com as irmãs, Julia consegue uma atuação sensível e repleta de nuances - com direito até a um duelo à altura com Meryl Streep. Pelo papel foi indicada ao prêmio de coadjuvante em sua quarta indicação ao Oscar. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário