sexta-feira, 11 de março de 2016

FILMED+: Eu, Você e a Garota que Vai Morrer

Mann e Cooke: a culpa não é das estrelas... 

Premiado em Sundance e exibido no Festival do Rio do ano passado, o filme Eu, Você e a Garota que Vai Morrer demorou tanto para estrear que foi lançado direto em DVD - algo que realmente não entendo. Adaptado da obra homônima de Jesse Andrews (com roteiro do próprio escritor), o filme conta a história da relação do adolescente Greg (o promissor Thomas Mann) com Rachel (a ótima Olivia Cooke da série Bates Motel) após ela ter diagnóstico de leucemia. Os dois nem eram amigos, mas, como Greg deixa bem claro, ele foi obrigado pela mãe a se aproximar da garota que atravessa um momento delicado. O que parece uma amizade difícil de se firmar, aos poucos ganha forma e.... vemos que o filme não é apenas sobre a relação entre Greg e Rachel, mas de Greg com o próprio mundo que o cerca. Afinal, Greg sempre manteve relações superficiais de amizade com todos os que atravessam seu caminho - até com o nunca declarado "melhor amigo de infância" Earl (o bom RJ Cyler) -, mas é com Rachel que ele aprende a realmente se importar com alguém (não que ele seja uma pessoa fria e desagradável, mas por conta de um mecanismo de defesa que os adolescentes conhecem tão bem - e que Earl explica lá pelo meio do filme). O que poderia ser apenas um filme meloso de romance juvenil é elevado a outro patamar pelo diretor texano Alfonso Gomez-Rejon  (que já foi diretor assistente de Ben Affleck, Scorsese e Alejandro Gonzalez Iñárritu), que injeta uma emoção legítima, nada apelativa, na história que assistimos! Além da maneira única como divide a história em capítulos, outros atrativos para a história são o uso de animações e os filminhos feitos por Earl e Greg parodiando sucessos do cinema (destaque para Apocalipse Now e "Laranja Meicânica"). Ao ser exibido nos EUA houve comparações do filme com A Culpa É das Estrelas/2014 e com o estilo de Wes Anderson, mas, vale destacar, que o trabalho de Alfonso com os atores é completamente diferente (porém as menções ao cinema de Wes aparecem na trilha, em alguns cenários e ilustrações), sem falar que sua narrativa é muito mais criativa do que a impressa em A Culpa é das Estrelas. Vale destacar que o diretor encontrou um elenco adolescente inspirado, com destaque para Olivia Cooke que entra para o time de garotas mais bacanas do cinema e Thomas Mann (pois é, até a grafia é igual ao do escritor alemão), cujo protagonista aos poucos se humaniza diante do espectador. É verdade que os personagens adultos poderiam ser mais tridimensionais e que alguns irão achar um exagero eu considerar o longa dentro da minha cotação máxima, mas o filme realmente me surpreendeu (principalmente quando pensei que teria mais um daqueles finais arrastados e me deparei com um par de cenas que estão entre as mais lindas que já vi num filme com personagens adolescentes - sempre tão acostumados com seu universo umbigo). Eu, você e a Garota que Vai Morrer pode ter ficado de fora dos cinemas, mas em DVD tenho a vantagem de assistir quantas vezes eu quiser (e não serão poucas).  

Eu, Você e a Garota que Vai Morrer (Me, Earl and the Dying Girl/EUA-2015) de Alfonso Gomes-Rejon com Thomas Mann, Olivia Cooke, RJ Cyler, Nick Offerman, Connie Britton, Molly Shannon e John Bernthal. ☻☻☻☻☻

Nenhum comentário:

Postar um comentário