sábado, 26 de março de 2016

Combo: Eu vs Todos

Com toda a divergência em torno de Batman Vs Superman (que eu gostei bastante) eu resolvi lembrar de alguns filmes que foram sucesso de público e crítica e que eu procuro até hoje o motivo de tanta adoração. Não significa que são filmes ruins, mas que eu discordo de toda a unanimidade que existe em torno deles. Os cinco filme que me custam algumas pedradas em conversas são:

05 Mad Max: Estrada da Fúria (2015) Talvez se eu não conhecesse os outros filmes da série, a criação mais recente de George Miller não aparecesse na lista. Afinal, todo mundo cobriu o filme de elogios, quando na verdade, Miller fez tudo o que queria com a qualidade que desejava com os recursos atualmente disponíveis. O roteiro continua sendo um fiapo - o que deve ter feito a diferença foi a presença de Charlize Theron como a imperatriz fugitiva Furiosa (que deixou o Max de Tom Hardy em segundo plano) e o ritmo alucinante impresso por Miller. De resto, não entendo porque público e crítica enxergam essa repaginada como se fosse uma grande novidade: é o  universo Mad Max adaptado para o século XXI.

04 Homens de Preto (1997) Ano que vem fará vinte anos que os agentes Kay (Tommy Lee Jones) e Jay (Will Smith) apareceram na tela pela primeira vez. A mistura de comédia e ficção científica faturou muito ao redor do mundo, foi indicado a três Oscars (ganhou o de maquiagem) e concorreu ao Globo de Ouro de Comédia ou Musical. O sucesso rendeu duas sequências que fizeram mais do mesmo, mas não repetiram o sucesso do primeiro episódio (o que demonstra que havia muita boa vontade do público com essa brincadeira do diretor Barry Levinson). O humor e os efeitos especiais podem até explicar o sucesso, mas MIB nunca me empolgou. Assisti uma vez (olhando o relógio várias vezes...).

03 Valente (2012) Nunca entendi como o 13º filme da Pixar ganhou o prêmio de Melhor Animação no Oscar. Sempre repito que ele levou o prêmio pela construção minuciosa da cabeleira ruiva da protagonista e só. Talvez se eu conseguisse ver o filme por inteiro, sem dormir ao menos uma vez, eu pudesse até gostar dele... mas... eu não consigo. A história da princesinha marrenta me parece um tanto batida nos dias de hoje (e transformar a rainha mãe num urso está longe de compensar). Longe do frescor e da originalidade Pixar, não considero o filme divertido, emocionante ou comovente, mas sei que o ritmo de aventura tem fãs fiéis. 

02 Matrix (2000) Lembro até hoje dos professores da faculdade e um bando de colegas exaltarem as qualidades filosóficas da saga dos irmãos Washowski. Sério? No meio de toda aquela presepada de efeitos especiais e figurinos estilosos o povo estava pensando na Caverna de Platão? Conta outra! Confessem que vocês gostavam mesmo era de ver como Keanu Reeves ficava bem com aquelas roupas pretas e óculos escuros. Mistura de ficção científica e artes marciais, a luta entre homens e máquinas ainda rendeu duas sequências e uma animação em DVD, mas eu não consigo entender o culto que existe em torno dessa ideia mal aproveitada. 

01 Avatar (2009) Prestes a receber uma continuação (que é sempre adiada) o filme de James Cameron foi realizado para nos transportar para outro mundo, no caso, a Lua Pandora, onde um bando de exploradores terráqueos pretendem utilizar suas reservas naturais - e destruir os habitantes locais. Trata-se da velha história da colonização adaptada para o mundo da ficção científica com efeitos especiais de ponta e... efeitos especiais de ponta. O filme tornou-se uma das maiores bilheterias de todos os tempos e ressuscitou o formato 3D definitivamente, mas sua história de Pocahontas, versão "somente uma americano poderá nos libertar" não me convence... talvez por isso tenha concorrido a nove Oscars (ganhou três) e perdido os mais importantes para Guerra ao Terror de Kathryn Bigelow. Pura ironia...

Nenhum comentário:

Postar um comentário