domingo, 31 de janeiro de 2016

INDICADOS AO OSCAR 2016 - ATOR

Bryan Cranston (Trumbo)
Cranston começou a atuar profissionalmente aos 12 anos na década de 1960, mas somente vinte anos depois começou a aparecer os papéis no cinema. Seus personagens de maior sucesso foram na televisão, culminando na consagração por Breaking Bad (2008-2013), pela qual recebeu vários prêmios. Agora, Bryan recebe a atenção dos grandes estúdios que já o escalaram para filmes importantes como Argo/2012. Cranston recebe sua primeira indicação ao Oscar por sua magnífica atuação como o roteirista Dalton Trumbo - que é perseguido por seu envolvimento com o partido comunista nas décadas de 1940 e 1950. 

Eddie Redmayne (A Garota Dinamarquesa)
Depois de ganhar o Oscar de melhor ator do ano passado por A Teoria de Tudo/2014, o inglês conseguiu sua segunda indicação ao maior prêmio do cinema americano. Ele vive o pintor dinamarquês Einer Weigener, que, no início do século XX, se submeteu à primeira operação de mudança de sexo. Também conhecido como Lili Elbe, o papel exige mais uma vez uma grande interpretação física do ator, que ao ficar atento aos gestos, olhares e tom de voz, agradou a Academia mais uma vez. É o único no páreo premiado na categoria anteriormente. 

Leonardo DiCaprio (O Regresso)
Ao que parece, o ator é o favorito na categoria desse ano, ao viver o desbravador Hugh Glass que em 1820 participou de uma expedição e foi abandonar o por seus companheiros após ser atacado por um urso. Lutanto pela sobrevivência - e por vingança. DiCaprio já concorreu anteriormente ao prêmio de coadjuvante por Gilbert Grape/1993 e melhor ator por O Aviador/2004, Diamante de Sangue/2006 e O Lobo de Wall Street/2013 (filme que ao concorrer na categoria de Melhor Filme também lhe rendeu uma indicação como produtor, assim como O Regresso). DiCaprio já possui seis indicações ao Oscar. 

Matt Damon (Perdido em Marte)
Damon já tem um Oscar na estante pelo roteiro original de Gênio Indomável (1997) filme, que o colocou no radar de Hollywood e da Academia, lhe rendendo sua primeira indicação ao Oscar de ator. De lá para cá, o ator já reinventou sua carreira várias vezes. Pelo papel do astronauta, que tem que lidar com todas as condições adversas do planeta vermelho enquanto o resgate não chega foi indicado novamente. Entre cenas dramáticas, cômicas e de ação, Damon demonstra toda sua versatilidade e ganhou um controverso Globo de Ouro de melhor ator de comédia. Matt também já concorreu ao prêmio de ator coadjuvante por Invictus (2009)

Michael Fassbender (Steve Jobs)
O ator alemão concorreu anteriormente como melhor ator coadjuvante como o vilão de 12 Anos de Escravidão (2013), conhecido por viver o Magneto jovem na franquia X-Men, ele vive aqui o visionário Steve Jobs que é apresentado com grande complexidade no filme de Danny Boyle. Fassbender faz um belo trabalho ao encarnar tudo o que o personagem possui de genialidade, arrogância, orgulho e fúria. Embora tenha poucas chances de levar a estatueta para casa, Fassbender se consolida como um dos melhores atores da atualidade (tanto que possui seis filmes agendados para estrear em 2016). 

O ESQUECIDO: Johny Depp (Aliança do Crime)

Quando começaram os burburinhos para o Oscar, o astro Johnny Depp era o favorito para levar para casa o Oscar de melhor ator. Como o filme não fez o sucesso esperado, a força de sua interpretação como o criminoso James Bulger perdeu eleitorado e o ator foi lembrado somente no prêmio do Sindicato dos Atores. Outro ponto a ser lembrado é que talvez a Academia esteja cansada de atores que usam maquiagem para dar a volta por cima na carreira. Com três indicações ao Oscar no currículo e alguns fracassos recentes, Depp acabou ficando de fora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário