domingo, 17 de janeiro de 2016

INDICADOS AO OSCAR 2016: Ator Coadjuvante

Christian Bale (A Grande Aposta)
Olha o Batman de novo no páreo! Depois do Oscar de coadjuvante por O Vencedor (2010) e a indicação ao prêmio de melhor ator por Trapaça (2013), o ator galês é reconhecido novamente pela Academia por sua atuação como Michael Burry, um excêntrico ex-médico que virou um gerente de fundos que só usa bermuda e trabalha descalço (além de ter problemas para se relacionar socialmente). É Burry que move a aposta do título e Bale o tempera com várias esquisitices e esse cabelinho juvenil. É o único concorrente da categoria com um Oscar na estante. 

Mark Rylance (Ponte de Espiões)
Se Tom Hanks anda fora do radar da Academia há algum tempo, pelo menos ele tem dado sorte aos seus coadjuvante. Esse ano é a vez desse renomado ator britânico conquistar sua primeira indicação ao Oscar. Rylance vive Rudolf Abel, espião britânico que é acusado de trabalhar para os soviéticos - e torna-se o principal foco dramático desse filme de Steven Spielberg. O filme indicou Rylance aos principais prêmios do cinema (Globo de Ouro, BAFTA e Oscar), mas para grande maioria do público trata-se de um ilustre desconhecido (somente os cinéfilos mais atentos devem lembrar de suas ousadias em Intimidade polêmico filme lançado em 2001)

Mark Ruffalo (Spotlight
Pelo papel do repórter investigativo que se envolve emocionalmente com  a história de pessoas molestadas por membros da igreja, Ruffalo concorre pela terceira vez ao Oscar. Elogiado pela forma como demonstra o nervosismo de seu personagem, Mark está bastante cotado na categoria esse ano. Anteriormente ele foi indicado ao prêmio de ator coadjuvante duas vezes, a primeira por Minhas Mães e Meu Pai (2010) e a segunda pelo drama Foxcatcher (2014) onde vivia o campeão olímpico David Schultz. 

Sylvester Stallone (Creed) 
Pouca gente acreditou (eu, inclusive) que o veterano herói dos filmes de ação apareceria entre os indicados ao Oscar desse ano por sua atuação em Creed. Pois bastou o filme estrear para que a crítica se rendesse à atuação de Sly. Aqui ele retoma seu antológico papel de Rocky Balboa que agora terá que treinar o filho de um antigo amigo (o Apollo, lembra?). A última vez que o ator concorreu ao Oscar foi em 1977 pelo primeiro filme de Rocky - nas categorias de melhor ator e roteiro original (vale lembrar que Rocky levou para a casa os Oscars de filme, direção e edição - o que demonstra que a Academia já curte há tempos o personagem dos ringues)

Tom Hardy (O Regresso)
Fecha a lista dos indicados na categoria esse ator inglês que tem chamado cada vez mais atenção do público por filmes como A Origem (2010), Guerreiro (2011) e Mad Max: Estrada da Fúria (que também concorre a Melhor Filme no Oscar desse ano). Hardy interpreta John Fitzgerald, amigo traidor de Leonardo DiCaprio nessa aventura épica ambientada no século XIX durante uma expedição no desconhecido deserto americano. Essa é a primeira vez que Tom Hardy é indicado ao Oscar.

O ESQUECIDO: Idris Elba (Beasts of no Nation)
Com a ausência de Elba entre os indicados a pergunta que fica no ar é: ele apenas não conseguiu votos suficientes ou a Academia tem problemas com a forma com que o filme produzido pela Netflix foi lançado? Mesmo tendo aparecido entre os indicados de premiações importantes (Globo de Ouro, SAG, Independent Spirit...), seu vilanesco comandante de um exército sanguinário (que inclui crianças) ficou de fora da festa. Num ano em que a Academia foi criticada por seus vinte atores indicados serem todos brancos, a ausência do talentoso autor inglês fica ainda mais estranha. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário