segunda-feira, 13 de julho de 2015

Pódio: Halle Berry

Bronze: a bondgirl
3 007 - Um Novo Dia Para Morrer (2002)
Depois de ganhar alguns dos prêmios mais importantes do cinema, Berry tornou-se a primeira bondgirl oscarizada da história!  O filme de Lee Tamahori é cheio de referências à franquia e Berry não se fez de rogada ao recriar a cena antológica de Ursula Andress de biquini. Na pele da agente Jinx, Berry é tão sexy quanto esperta -  mais até do que o próprio James Bond! Na época prometeram até um filme solo da personagem que acabou não vingando, já que a franquia 007 mudou de cara novamente (ficando com a cara de Daniel Craig!). Mas acho que ninguém se importaria de rever Jinx numa aventura só dela. 

Prata: A Diva
2 Dorothy Dandridge: O Brilho de Uma Estrela (1999)
Nessa produção para a TV, Halle encarna a primeira atriz afro-americana a ser indicada ao Oscar de melhor atriz (por Carmen Jones em 1954). O filme acompanha o sucesso e o preconceito que se tornaram uma constante na carreira da atriz. A direção de Martha Coolidge mostra-se um grande acerto ao evitar o melodrama e se concentrar na personagem que é encarnada com grande humanidade por Berry. Comovente e reveladora, o filme lembrou a vida e obra desse ícone de Hollywood e ainda colocou Halle Berry na mira das grandes premiações televisivas (Berry ganhou um Globo de Ouro pelo papel). 

Ouro: a viúva desesperada. 
1 A Última Ceia (2001)
Berry fez história ao se tornar a primeira atriz negra a ganhar um Oscar. Na época houve críticas ao fato da Academia premiar Halle e Denzel Washington no mesmo ano,  mas eu prefiro mais a encarnação áspera da sofrida Leticia no filme de Marc Foster do que Denzel bancando o policial corrupto em Dia de Treinamento. O roteiro pesado sobre racismo, morte e desespero caiu como uma luva para que a atriz explorasse notas que até então não havia apresentado em seus trabalhos no cinema. O Prêmio do Sindicato e o Prêmio de atriz no Festival de Berlim, só comprovam o quilate de sua densa interpretação numa personagem em inferno astral. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário