quinta-feira, 28 de maio de 2015

Pódio: Juliette Lewis


Juliette L Lewis
Juliette Lewis está prestes a completar 42 anos no dia 21 de junho. Ela começou a carreira ainda na adolescência na década de 1980 e tornou-se uma das atrizes mais requisitadas dos anos 1990. Sabendo expressar uma sensualidade quase selvagem, foi logo considerada uma rebelde entre as jovens estrelas de Hollywood. A partir do ano 2000 ela também ganhou fama como cantora (ao lado da banda Juliette and The Licks, onde parece uma versão feminina de Iggy Pop). Sua última aparição nas premiações foi ao lado de Meryl Streep e Julia Roberts na categoria de melhor elenco por Álbum de Família no Screen Actor's Guild de 2014. Vale lembrar outros bons momentos da carreira dessa indomável hollywoodiana. 

Bronze: a filha adolescente.
3º Cabo do Medo (1991) 

A atriz tinha dezoito anos quando viveu a filha adolescente de Nick Nolte e Jessica Lange. A família era perseguida pelo psicopata interpretado por Robert DeNiro nesse remake orquestrado por Martin Scorsese. Curiosamente, no meio de tantos nomes consagrados, Juliette foi a que colheu mais elogios (principalmente pela arrepiante cena em que é seduzida pelo vilão do filme). DeNiro foi indicado ao Oscar de melhor ator e Lewis foi lembrada na categoria de coadjuvante pela Academia (só para lembrar, na época ela namorava um aspirante a astro chamado Brad Pitt)

Prata: a namorada ingênua.
2º Kalifornia (1993)
O meu filme favorito do diretor Dominic Sena pode ter vários defeitos na maneira como manipula clichês na criação de seu suspense em forma de road movie. O fato é que o maior acerto do filme foi escalar Juliette para viver a doce Adele Corners, que nem faz ideia que namora um serial killer (Brad Pitt). O elenco ainda conta com David Duchovny e Michelle Forbes como parceiros de viagem do casal, mas é Lewis que eleva o filme a outro patamar, tornando-o mais humano, dramático e triste - afastando sua personagem de qualquer armadilha que o roteiro lhe prepare. Dizem que aqui ela já chegava às gravações com a personagem pronta, não dependendo do diretor para ditar o tom. Funcionou!!

Ouro: serial killer
1º Assassinos por Natureza (1994)
Não fosse tão polêmico, o filme de Oliver Stone teria sido o mais premiado de 1994, mas teve que se contentar com a comoção provocada no Festival de Veneza, onde saiu com três prêmios, sendo dois para Juliette (melhor atriz e menção honrosa) e o prêmio do júri. O filme (com texto de Quentin Tarantino) conta a história de Mickey (Woody Harrelson) e Mallory (Juliette Lewis), mais conhecidos como o casal Knox, responsável por vários assassinatos e que se tornam celebridades através da mídia sensacionalista. O filme é um grande delírio visual e Lewis tem aqui a performance mais visceral de sua carreira (o tipo que faz tudo que aparecer depois ficar sem graça)!  

Nenhum comentário:

Postar um comentário