quinta-feira, 23 de abril de 2015

Combo: Hollywoodoscópio


5 Mapas Para as Estrelas (2014) O filme mais controverso da lista é assinado pelo canadense David Cronenberg, que cria um retrato ácido sobre o mundo do cinema - sem deixar de construir momentos estranhamente engraçados com seus personagens que querem o sucesso a qualquer preço, seja um adolescente cheio de si (e já em decadência) como Benjie Weiss (Evan Bird), ou a veterana Havana Segrand (Julianne Moore soltando a franga) que precisa lidar com o fantasma do prestígio da mãe (uma megera que lhe proporcionou uma infância abusiva). Cronenberg cria um painel que se revela, aos poucos, um pesadelo sobre o mundo da fama. 

4 Por Trás das Câmeras (2006) Menos tóxico, mas igualmente astuto, Christopher Guest utiliza seu estilo mockumentary para mostrar como uma pequena produção independente recebe a atenção da crítica e começa a lidar com as expectativas para a temporada de prêmios (que culmina com o Oscar). O que era para ser um filme modesto e despretensioso, logo serve de pretexto para egos inflados, estrelismos e autossabotagens. Além do roteiro esperto, Guest ainda conta com sua divertida patota de atores, Parker Posey, Christopher Moynihan, Eugene Levy, Harry Shearer e Catherine O'Hara (impagável como a veterana que quase tem uma overdose de botox!) garantindo as risadas.

3 O Jogador (1992) Robert Altman causou uma comoção em Hollywood quando um bando de atores se ofereceram para ser figurantes em seu filme sobre os bastidores de Hollywood. Exibido em Cannes, o filme ganhou o prêmio de melhor diretor e ator (Tim Robbins) e ainda foi indicado aos Oscars de direção, roteiro adaptado e edição. A trama sobre o produtor que é ameaçado de morte por um roteirista cujo texto foi rejeitado é o que menos importa. A graça mesmo está na forma como o diretor cria sua atmosfera em torno do personagem que se considera um Deus na indústria cinematográfica e que, agora, descobre-se vulnerável.

2 Birdman (2014) Se não fosse tão concentrado nos bastidores de um espetáculo teatral, Birdman corria sério risco de ser o primeiro colocado do combo. A trajetória do ator que perdeu a credibilidade em filmes de super herói (não por acaso: Michael Keaton) e quer mostrar que é ator de verdade numa adaptação da obra de Raymond Carver, mostra como ele lida com vários obstáculos - incluindo suas próprias inseguranças assombradas pelo personagem que o tornou famoso no cinema. Alejandro González Iñárritu cria um filme vertiginoso para falar muito sobre nossa relação (espectador ou "indústria") com o entretenimento (seja através do palco, da tela, da literatura ou do youtube) e a relação de um artista com tudo isso.

1 Crespúsculo dos Deuses (1950) É até difícil de acreditar que o filme de Billy Wilder completa 65 anos de lançamento e permanece esperto e moderno em sua história sobre Norma Desmond (a espetacular Gloria Swanson), diva do cinema condenada ao esquecimento junto ao ex-marido diretor (que agora é seu mordomo) e que vê no relacionamento com um jovem roteirista ambicioso a chance de voltar ao estrelato. Misturando trama policial, suspense, drama e humor negro, Crepúsculo dos Deuses foi um dos primeiros longas a falar sobre o lado mais obscuro da fama - que se revela justamente quando ela vai embora. Um clássico absolutamente inesquecível! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário