domingo, 8 de março de 2015

10+ Atrizes em que o Oscar ficará de Olho

No dia Internacional da Mulher preparei minha postagem sobre dez atrizes que já provaram o seu valor nos últimos anos e que prometem receber sua primeira indicação ao Oscar em breve. Algumas são conhecidas, outras nem tanto, algumas mereceram estar na lista por seus trabalhos no último ano, outras andavam esquecidas e voltaram a ter força em Hollywood. A lista ficou assim:

Nascida em 24 de julho de 1982 na cidade de Los Angeles (EUA), Elisabeth Singleton Moss foi uma ganhou muito respeito na televisão nos últimos anos. Depois do sucesso em The West Wing, a atriz ficou conhecida por viver a secretária em ascensão Peggy Olson na cultuada série Mad Men. Não satisfeita ela ainda atuou na excelente série Top of the Lake de Jane Campion (que a rendeu o Globo de Ouro de melhor atriz dramática em minissérie para a TV). Apesar da dedicação à televisão, Elisabeth realiza trabalhos para o cinema desde 1991, mas recentemente foi redescoberta em filmes como Na Estrada/2012 e Complicações do Amor/2014. Vale lembrar que a atriz tem no currículo o indicado ao Oscar Garota Interrompida/1999 onde vive uma jovem traumatizada com o rosto coberto por queimaduras.  Fique de olho com o fim próximo de Mad Men, já que a atriz tem quatro filmes a serem lançados em 2015, o suspense Queen of Earth, a estreia do roteirista Reed Morano na direção em Meadowland, a estreia do também roteirista James Vanderbilt atrás da câmera em Truth (ao lado de Cate Blanchett) e o aguardado drama de ficção científica  High-Rise, baseado na obra de J.G. Ballard (com Tom Hiddleston e Jeremy Irons). 

Nascida em 23 de fevereiro de 1982, em Londres (Inglaterra), Emily Olivia Leah Blunt está em ascensão em Hollywood.  Ela ficou conhecida como a secretária ruiva e mal humorada em O Diabo Veste Prada e desde então o Oscar acumula algumas dívidas com ela, afinal, enquanto o Globo de Ouro já a indicou quatro vezes em suas categorias cinematográficas, a Academia prefere ignorá-la - afinal, em seu currículo conta com os indicados ao Oscar O Diabo Veste Prada, Jogos do Poder/2007, A Jovem Rainha Victoria/2009, O Lobisomen/2010, Os Muppets/2011 e Caminhos da Floresta/2014 - e pelo menos em três deles, ela merecia ter sido lembrada entre os indicados da Academia.  Fique de olho porque nos últimos anos, Emily tornou-se uma aposta segura para viver personagens femininos em filmes de ação, mas em 2015 ela aposta somente em Sicario do diretor Dennis Villeneuve, onde vive uma agente do FBI que envolve-se numa ação da CIA para destruir um império do crime. Em 2016 ela estará em O Caçador (a continuação de Branca de Neve e o Caçador lançado em 2012) ao lado de Chris Hemsworth, Jessica Chastain e Charlize Theron  além de dar uma força ao amigo Rupert Friend que estreia na direção com Barton & Charlie & Checo & Bill.

Nascida em 25 de março de 1982 em Massachussets (EUA), Jennifer Sarah Slate ainda é uma ilustre desconhecida do grande público (mesmo com seus vários trabalhos na televisão), mas ela ficou conhecida em Hollywood depois que atuou no aclamado filme independente The Obvious Child, onde vive uma mulher com uma gravidez não planejada. O filme lhe rendeu uma indicação ao Independent Spirit Awards de melhor atriz, além de várias outra menções em prêmios da crítica. Seu currículo possui apenas cinco filmes, sendo que um deles (O Lorax: Em Busca da Trúfula Dourada/2012 para o qual emprestou sua voz aguda peculiar) quase foi  indicado ao Oscar.  Fique de olho em sua pequena participação na comédia romântica Uma Semana a Três e Digging for Fire ao lado de Sam Rockwell, Chris Messina e Anna Kendrick.

Nascida em 21 de julho de 1985 em Londres (Inglaterra), Juno Violet Temple trabalha no cinema desde 2000 e demonstra ser uma das mais versáteis de sua geração, aparecendo cada vez mais segura na telona - basta ver sua atuação no delirante Killer Joe (2012) do veterano William Friedkin. A atriz ficou conhecida como a prima molestada de Desejo e Reparação/2007 e desde então ganhou respeito perante os diretores. Embora seus papéis de maior destaque sejam no cinema independente (como Sr. Ninguém/2010, e Kaboom/2009), seu currículo tem três indicados ao Oscar:  Notas sobre um Escândalo (2006), Desejo e Reparação (2007) e  Malévola (2014). Fique de olho nos seis filmes dela marcados para estrear esse ano: os dramas Safelight, Meadowland, Len and Company e Away, além do mistério Black Mass (com Benedict Cumberbatch) e o romance Far From the Madding Crowd de Thomas Vinterberg. 

Nascida em 3 de março de 1980 em Westminster (Inglaterra), Katherine Boyer Waterson é filha do ator Sam Waterston, veterano que fez vários filmes com Woody Allen na década de 1980 (e que agora atua na série The Newsroom). Kat ficou conhecida como a maior revelação feminina de 2014 pelo frisson causado por sua atuação no novo filme de Paul Thomas Anderson, Vício Inerente - em que faz um papel arriscado de forma sedutora na medida certa -sua atuação no longa chama mais atenção do que a da estrela Reese Witherspoon. Ela atua no cinema desde 2007 e já acumula dois indicados ao Oscar em seu currículo: Conduta de Risco (2007) e (o próprio) Vício InerenteFique de olho nos seus trabalhos em Queen of Earth, Manhattan Romance, na ficção científica Fluidic e na cinebiografia Steve Jobs capitaneada por Danny Boyle (onde a moça atua ao lado de Michael Fassbender e Kate Winslet). 

Margot Elise Robbie, nascida em 2 de julho de 1990 na cidade de Dalby (Austrália). Ela começou sua carreira em séries de TV. Depois fez uma pequena participação na comédia romântica Questão de Tempo, mas ficou conhecida quanto foi a esposa de Leonardo DiCaprio em O Lobo de Wall Street. Há quem considere que a loura merecia uma indicação ao Oscar de coadjuvante por sua desinibida atuação.  O Lobo de Wall Street de Martin Scorsese (que foi seu terceiro longa na carreira) garantiu um filme indicado ao Oscar em seu curto currículo no cinema.  Fique de olho  em seus vários projetos, seja em sua versão morena em Zacharias (ao lado de Chris Pine e Chiwetel Ejiofor), (o prestes a estrear aqui no Brasil) Golpe Duplo (com Will Smith), ela ainda será a clássica Jane na nova versão de Tarzan, além da comédia de guerra Fun House (com Billy Bob Thornton), o aguardado Suite Française com Michelle Williams e Matthias Shoenaerts, além do blockbuster Esquadrão Suicida (onde viverá a cultuada Arlequina). 

Nascida em  15 de novembro de 1991 na ensolarada California (EUA), Shailene Diane Woodley estreou em 1999, aos oito anos de idade - e ganhou fama em vários programas de televisão desde então (especialmente com A Vida Secreta de uma Adolescente Americana que ficou no ar de 2008 até 2013), mas Shailene  ficou conhecida mesmo quando interpretou a filha de George Clooney em OS Descendentes, filme que lhe valeu uma indicação ao Globo de Ouro de atriz coadjuvante. No entanto, muita gente irá lembrar dela como a jovem com câncer Hazel Grace de A Culpa é das Estrelas. No seu currículo está o  indicado ao Oscar Os Descendentes/2011 de Alexander Payne.   Fique de olho  porque além de ser a protagonista da franquia milionária Divergente, a moça ainda estará no novo filme de Oliver Stone, Snowden ao lado de um elenco respeitável: Tom Wilkinson, Melissa Leo, Joseph Gordon-Lewitt, Nicolas Cage e Zachary Quinto. 

Nascida em  28 de dezembro de 1981 em Nova York (EUA) Sienna Rose Miller já demonstra fôlego de veterana. Embora sua fama tenha crescido mais em torno de sua tumultuada separação com Jude Law, Sienna sempre colheu elogios por suas atuações. Além dos críticos, os fashionistas também ficam de olho nela.  Sienna ficou conhecida vivendo a namorada alcoolatra de Alfie - Um Sedutor, embora os mais antenados cultuem sua atuação em Uma Garota Irresistível (2006) onde viveu a musa de Andy Warhol, Edie Sedgwick, ou mesmo a estrela perseguida de Alfred Hitchcock em A Garota, telefilme da HBO).  Em 2014 seu currículo recebeu dois indicados ao Oscar: Foxcatcher e Sniper Americano, onde interpreta esposas discretas que vivenciam os dilemas de seus maridos. Com os elogios recebidos no último ano, fique de olho  na repercussão de seus novos filmes: (os já mencionados) Black Mass High-Rise, seu reencontro com Bradley Cooper no novo filme de John Wells (ainda sem título), a dramédia Krystal com William H. Macy, o aguardado Lost City of Z  do diretor James Gray e o novo filme do cineasta Ben Affleck, Live By Night

Nascida em  9 de setembro de 1983 em Los Angeles (EUA), Zoe Swicord Kazan é filha dos roteiristas (indicados ao Oscar) Nicholas Kazan e Robin Swicord, além de neta do veterano Elia Kazan (de clássicos do porte de Sindicato de Ladrões/1954 e Uma Rua Chamada Pecado/1951). A jovem Zoe além de atriz é produtora e roteirista e ano passado colheu muitos elogios como coadjuvante da minissérie Olive Kitteridge.  Zoe atua desde 2003, mas seu rosto de bochechas marcantes ficou conhecido com sua ótima atuação como a namorada fictícia de Paul Dano em Ruby Sparks (filme em que escreveu o roteiro e que merecia uma lembrança no Oscar de 2013). No seu currículo ela conta com os indicados ao Oscar    A Família Savage (2007), No Vale das Sombras (2007) e Foi Apenas um Sonho (2008). Fique de olho  em suas atuações no elogiado sobrenatural In Your Eyes (com roteiro de Joss Whedon) e Our Brand In Crises, novo filme de David Gordon Green. 

Nascida em  19 de junho de 1978 em Nova Jersey, Zoë Yadira Saldaña Nazario é a estrela favorita dos nerds e geeks de plantão. Atuando no cinema desde 2000 (depois de uma rápida passagem pelo seriado Lei e Ordem em 1999), ela ficou conhecida como a simpática atendente de O Terminal/2004 de Steven Spielberg (nada mal para quem foi coadjuvante de Britney Spears no hediondo Crossroads/2002). No entanto, Zoe tornou-se famosa por seus filmes de ação e ficção científica.  São esses filmes que garante os indicados ao Oscar em seu currículo:  a repaginada de Star Trek (2009), o campeão de bilheteria Avatar (2009) e Guardiões da Galáxia (2014), filmes que garantem que ao natural, azul ou verde a bela tem talento de sobra (agora só falta a academia reconhecer seus dotes por isso...). Fique de olho  porque além das anunciadas continuações de Star Trek, Avatar e Guardiões da Galáxia, Zoe estará em alta ao viver a diva Nina Simone na cinebiografia assinada por Cynthia Mort (sentiu o cheiro de Oscar?), além de estar em Live By Night drama criminal dirigido por Ben Affleck. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário