domingo, 14 de dezembro de 2014

Combo: Somos Todos Aliens


5 - Sob a Pele (2014) A ficção científica de Jonathan Glazer tornou-se cult ao trazer Scarlett Johansson como uma alienígena que transforma corpos humanos em combustível para o seu planeta natal. Sua trajetória no planeta é bastante simples: atrair homem para um galpão e providenciar para que todo seu organismo seja transformado em energia (deixando somente a pele de suas vítimas para trás). Silencioso, lento e arrastado, o filme vale pela forma como Glazer conduz sua trama cheia de estilo e tons sombrios (incluindo os dias em que a protagonista experimenta ser humana até seu triste final). 

4 - Starman (1984) Celebrado como um dos maiores atores americanos, Jeff Bridges tem um Oscar na estante e seis indicações ao prêmio no currículo. Pouca gente lembra que sua terceira indicação da Academia foi ao viver um homem que veio do espaço nessa fantasia romântica de John Carpenter. Bridges vive o alienígena que toma forma de um fazendeiro falecido - o que deixa a viúva (Karen Allen) bastante confusa. Na verdade ele é um alien bem intencionado que aceitou o convite da nave Voyager II para estabelecer contato com nosso mundo - mas quando chega o governo o persegue na mais descarada "hospitalidade" terrena.

3 - Minha Noiva é Uma Extraterrestre (1988) Dirigido por Richard Benjamin, que nunca foi levado a sério, esse filme com Kim Basinger tem sua cota de fãs fervorosos pela personificação de uma das alienígenas mais sexys de todos os tempos. Kim já era uma das louras mais cobiçadas da década de 1980 e o papel da tresloucada Celeste Martin lhe caiu como uma luva. Sua missão na terra é seduzir um cientista (Dan Aykroyd, outro ícone da época) que pode colocar em risco as intenções de seu planeta natal. Entre as trapalhadas de humor quase pastelão, ela precisa despistar a enteada que suspeita que a loura não é desse mundo (e não é por conta do discreto chapéu vermelho). 

2 - O Homem Que Caiu na Terra (1976) David Bowie já era conhecido como o alienígena Ziggy Stardust quando aceitou o papel neste filme de Nicolas Roeg. Na pele do extraterrestre Thomas Jerome Newton, ele vem à Terra buscar água para seu planeta que está morrendo, em troca ele oferece seu alto conhecimento tecnológico. O problema é que Thomas acaba afundando em vícios terrenos, tornando-se mais vulnerável e explorado. Roeg cria uma espécie de conto com deslocamentos espaço-temporais em sua narrativa - que confundia muita gente nessa alegoria da cultura americana a partir de um ET ( e Bowie está a cara da Tilda Swinton no filme).

1 - Superman (1978) Kal-El deve ser o alienígena de imagem humana mais famoso do mundo, pelo menos no cinema foi o único a emplacar seis filmes (sem contar um em produção), além de seriados e desenhos animados. Vale a pena lembrar que a aparência pode enganar, mas Kal-El é natural do planeta Krypton e em nosso planeta, a luz solar e a atmosfera causaram mutações em seu corpo lhe conferindo super poderes! Sorte nossa que ao invés de se tornar um vilão ele preferiu se tornar um famoso super-herói! É verdade que, como diria Quentin Tarantino, seu olhar sobre a humanidade é pouco lisonjeiro, sendo retratado no seu disfarce frágil e desajeitado chamado Clark Kent. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário