quinta-feira, 14 de agosto de 2014

§8^) Fac Simile: Tilda Swinton

Katherine Mathilda Swinton
Aos 54 anos a londrina Tilda Swinton é sem dúvida uma atriz incomum. Em papéis variados (um deles até lhe rendeu o Oscar de coadjuvante em 2008 por Conduta de Risco/2007), a atriz pode ter idades, arquétipos e até sexualidades variadas com seu estilo andrógino e traços que favorecem suas mutações diante da câmera. Longe de ser uma beldade, a atriz confirma-se como uma das atrizes mais importantes do século XXI. Foi num evento recente nos Estados Unidos que nosso repórter encontrou a atriz e conseguiu essas cinco perguntas - e um pedido - numa entrevista que nunca aconteceu:

§8^) Apesar de ter se tornado famosa a partir do ano 2000 por seus papéis em filmes como A Praia/2000 e Até o Fim/2001, o primeiro filme que lembro de ter visto você foi Orlando - A Mulher Imortal (1992), desde aquele tempo você já mostrava-se uma grande atriz e a marca da androginia em seu estilo. Foi intencional?

Tilda: Talvez! Fico feliz de você lembrar desse filme! Acho interessante como o cinema independente me abraçou e hoje posso fazer uma superprodução e depois chamar atenção para um filme totalmente alternativo como Amantes Eternos/2013 ou Precisamos Falar sobre Kevin/2011. Acho a androginia um assunto até massante para os dias atuais.

§8^) Acha que essa demora para fazer sucesso tem relação com a sua aparência esquisita?

Tilda: KKKKKK... sei lá, pode ter.  Ironicamente sou chamada para editoriais de moda constantemente. Acho que beleza é algo relativo, enquanto atriz acho importante eu saber lidar com as duas coisas. Sempre existe a luz certa, a maquiagem adequada para ajudar no efeito que você quer alcançar. Além disso, algumas beldades podem ser surpreendentemente esquisitas sem maquiagem, basta olhar na internet.

§8^) Você parece bem confortável com isso...

Tilda: Em algum momento isso deve ter me incomodado, talvez na adolescência, mas hoje não é o tipo de coisa que eu pense. Sei que em alguns filmes posso ser sexy, em outros estranha, posso até ser uma velhinha octogenária como em O Grande Hotel Budapeste/2014. Posso ser uma mãe devotada, fazer cenas eróticas num filme italiano ou ser um anjo de sexualidade indefinida... Quando atuo gosto de pensar que desapareço no que você vê refletido na tela. 

§8^) É verdade que tem parentes na aristocracia e que estudou com a princesa Diana? 

Tilda: Sim. 

§8^) É verdade que você é o clone feminino do David Bowie?

Tilda: Talvez eu seja o masculino...

§8^) Você é brilhante... tira uma foto comigo para eu colocar no Facebook?

Tilda: Vocês fãs são todos iguais, só mudam de profissão. Vem cá...

Nenhum comentário:

Postar um comentário