domingo, 10 de agosto de 2014

10+ MOMENTOS MUSICAIS (FORA DE UM MUSICAL)

Momentos musicais nunca foram exclusividade de musicais e, de vez em quando, um diretor gera uma cena que é capaz de comover mais do que o gênero que ainda tenta ressuscitar em Hollywood. Fazer listas é sempre complicado, muitas coisas legais ficaram de fora e outras podem não estar na colocação que você esperava, mas você tem toda a liberdade para lembrar de outros filmes ou alterar a ordem da lista. Esse é apenas o meu olhar sobre o momento em que o diretor eleva o filme a outro patamar com seus atores defendendo seus personagens com melodias...

10 - "Beyond The Sea" (Por Uma vida Menos Ordinária/1997)
Antes de alcançar o posto de galã com o musical Moulin Rouge (2000), Ewan McGregor já soltou o gogó em vários filmes. Nessa comédia romântica irregular de Danny Boyle (que marcou a estreia do diretor em solo americano), McGregor mostra seus pendores para estrelar musicais ao lado da filha do patrão vivida por outro ser cantante de Hollywood: Cameron Diaz (que de vez em quando dá umas canjas em filmes).  

09 "(I Can't Get No) Satisfaction (Uma Vida em 7 Dias/2002)
Um dos filmes mais desprezados de Angelina Jolie é a comédia mais rasgada que ela já fez. Ela está bastante divertida na pele de uma jornalista que dá uma surtada ao descobrir que lhe resta poucos dias de vida. No filme ela comete algumas sandices - a maior delas deve ser cantar junto com um bando de manifestantes esse clássico de outro bocudo...

08 - "We Are The Champions" (Eu, Mamãe e os Meninos/2013)
A canção já foi usada para várias competições até esquecemos a mensagem que Freddie Mercury queria transmitir com sua canção. O ator/diretor Guillaume Galliene parece querer resgatar o sentido da canção ao colocá-la nas vozes de um coral enquanto seu personagem tenta lidar com as expectativas de sua homossexualidade (pena que o trecho foi mutilado no Youtube... ótima desculpa para você ver o filme).

07 - "Fisherman's Blues" (A Recompensa/2013)
Dom Hemingway (Jude Law) é um filme contado com todo o som e fúria de um personagem que passou doze anos preso por não entregar o seu comparsa. Agora ele quer sua parte da grana e, se der tempo, reconciliar-se com a filha Evelyn (Emilia Clarke) que ganha a vida cantando à frente de uma banda. É nesse encontro que Emilia (conhecida por Game of Thrones) surpreende cantando esse clássico do The Waterboys num momento curto, porém, o mais tocante de todo filme. 

06 - "Tiny Dancer" (Quase Famosos/2000)
Último grande filme de Cameron Crowe, "Almost Famous" é repleto de fatos biográficos, se aconteceu realmente, a cena em que o clã da banda Stillwater (um amálgama de várias bandas da década de 1970) canta a canção de Elton John no ônibus deve ser um desses momentos mágicos que fica para sempre na memória...

05 "Under Pressure" (Se Enlouquecer, Não se apaixone/2010)
 
Ryan Fleck e Anna Boden ganharam fama pelo filme que rendeu a primeira (e única indicação ao Oscar de Ryan Gosling, o triste Half Nelson/2006), apesar desse aqui ser ambientado numa instituição psiquiatra, a história é bem mais simpática ao abordar as dificuldades de um grupo de pessoas em lidar com suas dores pessoais. No meio da trama eles dublam o antológico dueto de David Bowie com o Queen, um momento inesquecível para descarregar a tensão - liderados pelo jovem astro Keir Gilchrist.

4- "Waterloo" (O Casamento de Muriel/1994)
Marco histórico no cinema australiano, o filme de PJ Hogan conta a história de uma jovem gorducha (Toni Collette em sua espetacular revelação para o mundo) rejeitada por todos e que muda de vida ao reencontrar a amiga Ronda (a não menos espetaculosa Rachel Grifith). Para marcar esse momento de mudança, nada melhor do que a animada apresentação de Waterloo do Abba (banda favorita de Muriel) - que marca, a irresistível mudança da personagem no meio da apresentação. 

3 - "Cabaret Hoover" (As Bicicletas de Belleville/2003)
Espetacular momento da animação francesa, As Bicicletas de Belleville flerta a todo o tempo com o surrealismo na odisseia de Madame Souza na busca de seu filho desaparecido. Capaz de conjugar encantamento e estranheza na plateia, a cena da personagem incorporada ao show do trio de cantoras de Belleville é inesquecível pelo uso de instrumentos pouco convencionais (e o melhor sonho canino de todos os tempos). 

2 - "Wise Up" (Magnólia/1999)
Calcado nas canções da cantora Aimee Mann, Paul Thomas Anderson escreveu o roteiro e três horas de duração de Magnólia - filme caleidoscópico envolvendo uma dezena de protagonistas. Dentro da atmosfera realista do filme, o momento em que o elenco canta Wise Up é um dos momentos fantásticos do filme (o outro é a antológica chuva de sapos em Los Angeles) e que funciona com surpreendente beleza na atmosfera solene impressa pelo cineasta. 

1- "The Way You Look Tonight" (O Casamento do Meu Melhor Amigo/1997)
Poucos filmes ajudaram tanto no retorno dos musicais à pauta do cinema do americano do que esta obra de PJ Hogan (que cravou dois filmes em nossa lista!). Colocando Julia Roberts descobrindo seu amor pelo amigo (Dermot Mullroney) às vésperas do casamento dele, o diretor decorou a sessão com canções de Burt Bacharach. As músicas se tornam elementos narrativos poderosos, como nesse momento devastador onde o amigo quase declara o amor à Julia. Cena simples, emocionante e inesquecível. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário