segunda-feira, 7 de julho de 2014

Pódio: Jesse Eisenberg

Bronze: Adventureland
3° Férias Frustradas de Verão (2009)
Jesse Eisenberg já tinha onze filmes no currículo quando protagonizou essa nostálgica produção dirigida por Greg Mottola. Ambientada no verão de 1987, o ator vive James Brennan que está prestes a estudar em Nova York e precisa trabalhar num parque temático para juntar dinheiro. Lá ele se apaixona por Emily (Kristen Stewart) e pensa nos rumos de sua vida adulta que começa a chegar. Eisenberg consegue construir um personagem mais simpático do que estamos acostumados a vê-lo. O filme foi lançado numa época em que a mídia costumava chamar Jesse de "cópia barata de Michael Cera"... maldade (igual a do título que o filme recebeu em português). 

Prata: drama familiar.
2º A Lula e a Baleia (2005)
O primeiro papel de destaque na carreira do ator foi nesse filme de estreia de Noah Baumbach, Jesse encarna Walt Berkman, adolescente filho de intelectuais que atravessam um doloroso divórcio. Aos vinte antos o ator convencia na pele de um adolescente confuso que queria apenas impressionar os pais (chegando a plagiar uma música do Pink Floyd num concurso da escola). A linguagem dos filmes de Baumbach sempre mescla dramas intimistas com tom cômico - e Eisenberg impressiona no equilíbrio desses dois elementos, construindo um personagem complexo prestes a cair no abismo entre seus pais. O filme concorreu ao Oscar de roteiro original.  

Ouro: criando o Facebook. 
1º A Rede Social (2010)
Não sei se mais alguém sentiu isso, mas tive medo da versão apresentada de Mark Zuckerberg neste filme de David Fincher. A culpa disso é provavelmente da arrepiante atuação de Eisenberg (indicado ao Oscar) como o criador do Facebook. O ator constrói uma figura bem diferente do Mark sorridente que vemos na mídia há anos. No filme, seu personagem é tão inteligente e visionário como problemático no que diz respeito às relações pessoais. Não é todo mundo que daria conta dos diálogos cortantes criados por Aaron Sorkin e - apesar de todo estranhamento que Mark causa - Jesse deixa uma alma pulsando debaixo de todo autocontrole. Há rumores de que sua atuação em The Double pode lhe render outra indicação ao Oscar em 2015. Será?

Nenhum comentário:

Postar um comentário