domingo, 15 de junho de 2014

A FAMÍLIA BATEMAN

Patrick é um típico yuppie (que na verdade é uma sigla para "jovem profissional urbano") da década de 1980. Curte música pop, artigos eletrônicos, cosméticos, ternos indefectíveis (Armani, de preferência), Nova York, drinques (além de prostitutas, serras elétricas, facas, arames...). Não sabemos muito a sua origem, somente que formou-se em Harvard em 1984. Ele poderia até ser Batman se sua psiquê não fosse tão comprometida, com traços de psicopatia e suspeitas de que seja um serial killer, Bateman ainda consegue ser um sujeito muito querido pelo escritor Bret Easton Ellis - que, além de Psicopata Americano (1991) menciona o sujeito em obras como As Regras da Atração (1987), Glamourama (1998) e Parque Lunar (2005). As pessoas não conhecem o paradeiro de Patrick atualmente, mas é capaz que ainda esteja ganhando alguns milhares de dólares em negociações sobre a extração de gás natural nos EUA.

O irmão caçula de Patrick tornou-se conhecido antes do mano, já que As Regras da Atração (1987) foi editado primeiro. É através dele que sabemos que a família Bateman não é endinheirada, tanto que o cobiçado rapaz precisa traficar drogas no campus universitário para pagar suas despesas. Sean não parece suspeitar das mazelas psicológicas do irmão, mas também tem sua cota de problemas para resolver, principalmente sobre suas dificuldades em manter um relacionamento sério e romper com a visão superficial que tem das relações humanas. Sean acabou abandonando a faculdade - e dizem que vive cruzando o mundo de um lugar para o outro atrás de repostas nunca encontradas sobre o seu lugar no mundo. Entre um paradeiro e outro passa o tempo com variadas parceiras sexuais. 

Justine Bateman
No lado mais tranquilo da família está Justine, que (por motivos óbvios) nega sua relação com Sean ou Patrick, mas o sobrenome denuncia o parentesco. Ela ficou famosa na década de 1980 quando encarnou Mallory Keaton no adorado seriado Caras e Caretas (1982-1989) ao lado de Michael J. Fox. Justine até fez alguns filmes para o cinema, mas é na televisão que costuma ser mais conhecida. Ela participou de vários programas de sucesso como Lois & Clark: As Novas Aventuras de Superman (1996), Californication (2008), Desperate Housewives (2012) e Modern Family (2013). Ano passado ela estrelou um thriller de ação ao lado de Ted Levine e Matthew Lillard chamado Deep Dark Canyon, sem previsão de estreia por aqui. 

Jason Bateman
O homem mais simpático e inofensivo da família é um dos atores mais presentes em comédias de Hollywood. Jason é o irmão favorito de Justine que incentivou bastante a carreira do moço. Jason ficou famoso com o papel no seriado Arrested Development (2003 - que retrata, curiosamente, uma família disfuncional) e conseguiu migrar para a telona sem grandes problemas. Depois do sucesso em filmes como Juno (2007), Quero Matar Meu Chefe (2011 - reparou os traços de psicopatia nesse título?) e Uma Ladra Sem Limites (2013), o ator acaba de lançar sua estreia como diretor em Bad Words (2003) onde encarna um adulto que consegue se inscrever num concurso de soletrar ao lado de várias crianças - isso não parece muito normal, o que só evidencia o parentesco de Jason e Justine com os outros Bateman dessa lista.

Nick Bateman 
O menos famoso da lista é Nick, um rapaz com pinta de galã que ganha a vida como modelo, mas que, na verdade é um vampiro que tem sua trajetória dissecada nos sete episódios da série The Originals (2011). Ele até tentou disfarçar seu parentesco com os outros Bateman dessa lista vivendo no Canadá desde que nasceu, mas não adianta. Com esses olhos e esses dentes pontudos, fica evidente que o problema nos genes dos Bateman é mais sério do que poderíamos imaginar! No entanto, é bom ficar atento a esse nome, já que o moço recebeu vários convites para filmes e programas de TV depois que a internet divulgou o efeito do Programa de Treinamento de Patrick Bateman na musculatura do rapaz...

Nenhum comentário:

Postar um comentário