quinta-feira, 27 de março de 2014

Eu sou Você Amanhã!

Existem algumas jovens atrizes que nem precisam de programas de computador para saber quais serão os  efeitos do tempos sobre sua aparência. Ainda que décadas as separem, algumas veteranas são sua imagem e semelhança num futuro não tão distante. Uma espécie de "eu sou você amanhã" entre as estrelas do cinema de ontem e hoje pode ser bastante reveladora..

Leelee Sobieski será Helen Hunt 
Tem coisa mais óbvia do que comparar essas duas? Nascida em 1983, Leelee anda sumida do cinema desde 2012 - curiosamente o ano em que Helen Hunt saiu do ostracismo com As Sessões (filme que lhe valeu uma indicação ao Oscar). Feitas na mesma forma (apesar dos vinte anos de diferença), seria uma boa se Leelee tivesse um pouco da trajetória de Helen (que tem quatro Globos de Ouro pela série Mad About You na estante e um Oscar por sua atuação em Melhor É Impossível/1997).

Michelle Williams será Mia Farrow 
Mia Farrow pode ser lembrada hoje em dia como a ex-mulher barulhenta de Woody Allen, mas ela já teve seus dias de musa. Sua expressão de vulnerabilidade nas telas de cinema ficou famosa e  Michelle também é reconhecida por isso - e deve perceber outras semelhanças com a veterana (já que copiou até o corte de cabelo que a atriz usava). O efeito do tempo sobre o olhar, o sorriso e as maçãs do rosto que Michelle apresenta aos 33 anos  poderão ser semelhantes à face de Mia aos 69.  Na carreira, Michelle já conta três indicações ao Oscar enquanto Mia nunca foi indicada ao prêmio da Academia. Em comum, ambas tiveram casamentos com famosos de desfecho complicado... e Michelle nunca trabalhou com Woody Allen...

Mia Wasikowska será Isabelle Huppert
Sempre que assisto Mia num filme tenho a impressão que ela tenta copiar a francesa Isabelle em suas atuações. O jeito intimista (que parece sempre reprimir sentimentos que estão prestes a explodir) é bastante semelhante - ainda que os vários anos de experiência (Isabelle tem 61 anos) confira à francesa uma grande vantagem na capacidade de projetar emoções (e os vários prêmios - só em Cannes foram 3 - só confirmam isso). Fisicamente as duas são bastante parecidas (apesar dos 37 anos de diferença) e o gosto por filmes alternativos arriscados também (não vou me admirar se dia desses interpretarem uma mesma personagem em fases distintas). 

Renée Zellweger será Dianne Wiest
Sempre que via Renée (e ela tem aparecido pouco ultimamente, especialmente depois de uma plástica que mudou o formato de seu rosto arredondado) sempre a achei cada vez mais próxima de Diane Wiest. Renée tem um Oscar de coadjuvante na estante (Cold Mountain/2003) e outras duas indicações ao Oscar , já Wiest tem duas estatuetas (por Hannah e Suas Irmãs/1986 e Tiros Sobre a Broadway/1994) e mais uma indicação ao prêmio. Talvez por ver como seria aos 66 anos, Renée (aos 44 anos) tenha se submetido a um processo tão radical para mudar seu visual. Ainda assim, Renée ainda espera sua chance de voltas às telas e Wiest sempre é convidada para filmar. 

Cameron Diaz será Ellen Barkin
Chega até ser covardia comparar as duas, acho que um exame de DNA diria que são mãe e filha. Ellen Barkin também ficou famosa por participar de comédias, papéis sedutores e o total desprezo do Oscar para suas atuações sérias. A carreira de Cameron vai pelo mesmo caminho, mas (espero) que as intervenções cirúrgicas que Cameron venha a fazer façam menos estragos do que à Ellen. Cameron já completou 41 anos - e Ellen tenta driblar os efeitos do tempo aos 59 anos. 

2 comentários:

  1. É verdade que ambas são muito parecidas! Ellen Barkin uma das jovens atrizes que melhor se veste e a tem a carreira em crescimento, a vi faz pouco tempo no filme Mãos de Pedra e é algo diferente ao que estamos acostumados com ela/ele, se vê espetacular. Recomendo! É um filme bom e interessante.

    ResponderExcluir
  2. Olá Simone, bom que você curte o trabalho da Ellen! Ela é uma veterana com duas indicações ao Globo de Ouro e entre seus filmes mais famosos estão "Vítimas de uma Paixão" (1989) em que atua com Al Pacino e "O Despertar de um Homem" (1993) em que interpreta a mãe do Leonardo DiCaprio. Fica a dica. Um abraço.

    ResponderExcluir