segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

GANHADORES GLOBO DE OURO 2014

O povo do sucesso Trapaça: cheiro de Oscar. 

Uma série de problemas cibernéticos impediram que eu escrevesse minhas apostas para o Globo de Ouro desse ano. No entanto, prometo ser honesto e marcar pontos ( = acertos) somente nos que eu realmente achava que seriam premiados. Em geral, curti bastante os ganhadores das categorias cinematográficas (na TV que houve alguns tropeços quase imperdoáveis). Abaixo dos ganhadores meus comentários para a temporada de ouro que começa a esquentar. 

CINEMA

FILME/DRAMA: 12 Anos de Escravidão
O filme era o mais indicado da noite (7 indicações) e levou somente este aqui. A favor está algumas das melhores resenhas do ano, mas o saldo no Globo pode refletir que ele não tem força para ser coroado no Oscar. 2013 foi um ano difícil e isso pode pesar contra o distanciamento que alguns criticam no filme. 

FILME/ COMÉDIA OU MUSICAL: Trapaça
O filme queridinho da temporada de ouro tem a direção de um sujeito badalado (David O. Russell), um elenco de estrelas cobiçadas e talentosas e tem tudo para ganhar força até o auge da temporada de ouro.

ATOR/DRAMA: Matthew McConaghey (Clube de Compras Dallas)
As pessoas deveriam aprender com Matthew, depois de ganhar dinheiro e fama com a cara (e o corpo) de galã, o rapaz resolveu se dedicar em produções pequenas e sérias desde 2011 e o resultado foram críticas positivas que restabeleceram seu status em Hollywood. Dizem que tem relação com a esposa brasileira (e o discurso dele reforça isso)! A jornada continua em 2014 com aguardado novo longa de Christopher Nolan (Interstellar).

ATOR/COMÉDIA OU MUSICAL: Leonardo DiCaprio (O Lobo de Wall Street)
Enquanto o Oscar indicou o ator três vezes, o Globo de Ouro o indicou NOVE VEZES!!! Ou seja, a crítica estrangeira adora o moço. Depois do prêmio por Aviador (2004), Leo levou dessa vez por mais uma parceria com Martin Scorsese na adaptação da polêmica biografia de Jordan Belfort. Apesar das drogas, sexo e palavrões inesgotáveis, o filme é um sucesso devido ao tom de deboche com que o mestre Scorsese joga o american way of life no triturador mais insano da temporada. O problema é saber se o Oscar verá isso com bons olhos e premiará o rapaz? Eu mesmo achava que eles iriam amarelar e prefer Joaquin Phoenix (Ela). 

ATRIZ/DRAMA: Cate Blanchett (Blue Jasmine)
Apesar de estar envolvida em 10 produções nos próximos anos, Cate andou sumida dos holofotes devido à sua dedicação ao teatro. Depois de anos fazendo participações especiais, aceitou o convite de Woody Allen e arrasa em Blue Jamine. O prêmio a coloca mais perto do Oscar, mas como ela já tem um na estante (e um segundo não teria grandes efeitos em seu prestígio ou talento) ela pode perder para...

ATRIZ/COMÉDIA OU MUSICAL: Amy Adams (Trapaça)
Indicada outras quatro vezes ao Globo de Ouro e quatro vezes ao Oscar (sempre como coadjuvante), Amy parece mais próxima de cravar um Oscar em sua estreia no páreo de atriz principal. Na sua segunda parceria com David O. Russell ela aparece mais sexy que nunca, bem diferente de seus papéis anteriores - o que só comprova sua versatilidade (acoplada ao sucesso de bilheteria de Trapaça e como uma ruiva Lois Lane em Homem de Aço).

ATOR COADJUVANTE: Jared Leto (Clube de Compras Dallas)
Desde que vi Jared magérrimo e travestido eu senti cheiro de prêmios (acho que o único que poderia derrotá-lo era Bradley Cooper, mas ele já foi premiado ano passado). Desde o subestimado Sr. Ninguém/2009 (que eu adoro e revi dia desses) o rapaz de 41 anos não atuava e se dedicada a berrar com sua banda de rock. Leto é um ator que só fica bem em grandes desafios  - Réquiem Para Um Sonho (2000), Capítulo 27 (2007) e Sr. Ninguém (2009) - e o papel da transexual Rayon, viciada em drogas e diagnosticada com AIDS, lhe caiu como uma luva. 

ATRIZ COADJUVANTE: Jennifer Lawrence (Trapaça)
Alguém tinha dúvida que ela cravaria esse prêmio num papel mais cômico que de costume? Bastava ver o trailer para se apaixonar por ela em cena! No papel de uma mulher mais velha e trapaceira, a premiação de Jennifer parecia uma obviedade entre as indicadas (afinal é a que está no auge - aos 23 anos de idade!), chega a ser irônico que eu tenha ouvido alguém falar que "ela é a nova namoradinha da América e muito mais esperta do que Julia Roberts", a namorada anterior. Haja dor de cotovelo. 

DIRETOR: Alfonso Cuarón (Gravidade)
Precisa falar alguma coisa? Quem viu Gravidade no cinema e em 3D sabe o motivo de Cuarón levar o prêmio para casa. Estava em suas mãos um dos trabalhos de direção mais desafiadores dos últimos anos. 

ROTEIRO: Spike Jonze (Ela)
Achei que 12 anos de Escravidão levaria, mas fiquei tão feliz com a premiação de Jonze! Depois de suas parcerias com Charlie Kauffman (e de Kauffman ter se perdido no espaço hollywoodiano) ver um texto de Jonze com uma premissa tão interessante é sem dúvida reconfortante. Acredito que Ela possa fazer ainda mais bonito no Oscar (pelo menos entre as indicações), sem falar depois de sua generosidade em agradecer aos seus amigos pelas dicas acatadas com tanta humildade. 

FILME ESTRANGEIRO: A Grande Beleza (Itália)
Achei que os moderninhos iriam garantir o prêmio para Azul é a Cor mais Quente, mas as discussões das atrizes sobre o assédio moral do diretor durante as várias cenas de sexo lésbico deve ter pesado contra ( o que me parece marketing mal direcionado já que o filme começava a carreira internacional quando as pendengas começaram). No entanto, Paolo Sorrentino comprova ser um nome que merece atenção entre os cineastas europeus. Considerado uma releitura contemporânea das obras de Fellini, o filme se fortaleceu para o Oscar (seu único oponente que ainda está no páreo da Academia é o dinamarquês A Caça). 

CANÇÃO ORIGINAL: Ordinary Love - U2 (Mandela)
Coldplay está em baixo mesmo, até quando cria uma canção boa como Atlas (Jogos Vorazes: Em Chamas) não consegue agradar. No fim das contas, se é para ficar com mais do mesmo, preferiram escolher Bono e sua turma mais uma vez. 

TRILHA ORIGINAL: All is Lost
Acho que a opção pela trilha minimalista de um filme feito esse foi a maior surpresa da noite. Robert Redford, quase sem falas, tentando sobreviver a uma tempestade embalado por poucos momentos de trilha parece mais um manifesto do que outra coisa. Eu achava que ganharia  o trabalho de Steven Price em Gravidade

ANIMAÇÃO: Frozen
Nada contra os oponentes, mas eu não duvidava que esse sucesso da Disney ganharia. Além de ser lançado mais recentemente nos cinemas mundiais é o que tem o visual mais bonito e as ideias mais caprichadas. Pixar? Nem sinal... congelaram no tempo?

Total de acertos: 9 acertos de 14 categorias! Um a menos do que no ano passado...

TV

Geralmente nos premiados da televisão eu não costumo apostar porque não acompanho muitas produções televisivas (não por preconceito, mas por questão de tempo disponível). No entanto, gostei muito de ver Elizabeth Moss premiado por Top of The Lake, um dos programas mais bacanas a que assisti em 2013. Houve a obviedade de Breaking Bad (todo mundo parecia só falar do último ano da série) e Behind the Candelabra (afinal quantos filmes para TV concorrem à Palma de Ouro em Cannes?). Tropeço mesmo pareceu a consagração de Brooklyn 9-9, uma série cômica que não enche os olhos de ninguém. Vamos aos premiados:

SÉRIE/DRAMA: Breaking Bad
ATOR/DRAMA: Bryan Cranston
ATRIZ/DRAMA: Robin Wright (House of Cards)
SÉRIE/COMÉDIA: Brooklyn 9-9
ATOR SÉRIE/COMÉDIA: Andy Samberg (Brooklyn 9-9)
ATRIZ SÉRIE/COMÉDIA: Amy Poehler (Parks and Recreation)
MINISSÉRIE OU FILME: Behind the Candelabra
ATOR EM MINISSÉRIE OU FILME: Michael Douglas (Behind the Candelabra)
ATRIZ EM MINISSÉRIE OU FILME: Elizabeth Moss (Top of the Lake)
ATOR COADJUVANTE : John Voight (Ray Donovan)
ATRIZ COADJUVANTE: Jacqueline Bisset (Dancing on the Edge)

PRÊMIO CECIL B. DeMILLE: Woody Allen (que mandou a amiga Diane Keaton buscar)

Nenhum comentário:

Postar um comentário