sábado, 19 de outubro de 2013

APOSTAS PARA O OSCAR 2014: CAPÍTULO II

Grace, de Mônaco (Grace, of Monaco)
Grace Kelly era um ícone de Hollywood. Linda, loura e elegante ela é vivida por Nicole Kidman (um ícone de Hollywood. Linda, loura e elegante). Dirigido por Olivier Dahan (o mesmo de Piaf/2007) o filme conta o período em que Grace largou a carreira de atriz aos 33 anos para casar com o príncipe Rainier III (Tim Roth) num período conturbado politicamente entre a nobreza de Mônaco e o líder francês Charles Degaulle (André Pervern).  Falado em inglês e Francês, o filme conta ainda com Paz Vega, Milo Ventimiglia, Frank Langella e Parker Posey no elenco. Especula-se muito sobre uma indicação de Nicole ao prêmio de atriz, mas, como de costume, o páreo de atriz já está acirrado.  

Diana
Será que o Oscar irá colocar duas princesas no páreo? Ou melhor, duas amigas de longa data na disputa? Naomi Watts e Nicole Kidman são amigas desde a adolescência e correm o risco de disputarem prêmios de melhor atriz na temporada de ouro que se anuncia. Eu nunca entendi muito bem como o alemão Oliver Hirschbiegel (A Queda/2004) foi se interessar em biografar Lady Di no cinema, mas diante das críticas que o filme já recebeu, eu entendi. Oliver se preocupou em fundir a Diana real com uma que se tornou produto da mídia nos últimos anos de sua vida. Evocando símbolos de contos de fada, o filme tem sua alma na atuação de Naomi que interpreta as várias nuances da personagem longe ou diante das câmeras de forma camaleônica.

Álbum de Família (August: Osage County)
Não uma, mas duas divas de Hollywood prometem disputar uma vaga no páreo de melhor atriz por dividirem a tela. Meryl Streep e Julia Roberts estão nessa dramédia assinada por John Wells (A Grande Virada/2010). O filme conta a história de três irmãs -  Barbara (Roberts), Karen (Juliette Lewis) e Ivy (Julianne Nicholson) - que precisam se reencontrar para cuidar da mãe (Meryl) depois que o marido a abandonou. Poderia ser um reencontro doloroso comum se a mãe não fosse viciada em drogas. Baseado na peça de Tracy Letts (mesmo autor de Killer Joe/2012) a trama aborda uma família disfuncional de forma bastante ácida - e já colhe elogios de estar entre os melhores filmes do ano. Ainda no elenco: Ewan McGregor e (o queridinho do momento) Benedict Cumberbatch.

O Mordomo da Casa Branca (The Butler)
Quem também tem fortes chances de ser indicada é Oprah Winfrey. Vale lembrar que antes de se consagrar como uma das mais influentes apresentadoras do mundo, Oprah foi revelada como atriz em A Cor Púrpura que lhe valeu uma indicação ao Oscar de atriz coadjuvante. O filme de Lee Daniels (Preciosa/2009) conta a história real de Cecil Gaines (Forrest Whitaker) que durante os anos de luta pelos direitos civis, torna-se contratado para trabalhar na Casa Branca. Ele servirá oito presidentes de 1952 até 1986. Mais sobre a questão racial nos EUA do que sobre o personagem, o filme se ampara principalmente no casal protagonista (Oprah interpreta a esposa de Cecil) que garantiu boa bilheteria nos cinemas americanos. 

Balada de Um Homem Comum (Inside Llewyn Davis)
Depois de tantas atrizes, vamos falar do novo filme dos irmãos Coen - que ganha força para disputas desde que foi exibido no Festival de Cannes. O filme acompanha por uma semana a vida de Llewyn Davis (o bom Oscar Isaac), talentoso cantor e guitarrista da Nova York da década de 1960 que sofre para alcançar o devido reconhecimento. Vale ressaltar que alguns dos obstáculos enfrentados por Davis são produzidos por ele mesmo. Os Coen se inspiraram vagamente em Dave Van Ronk, músico que era amigos de várias estrelas e que nunca decolou na carreira. No elenco estão Carey Mulligan, Justin Timberlake e John Goodman - todos elogiadíssimos. 

All is Lost
Ninguém duvida que Robert Redford é um dos veteranos mais queridos de Hollywood, por isso mesmo, ele pode cravar uma indicação ao prêmio de Melhor Ator no próximo Oscar, afinal ele é o maior recurso em cena na aventura náutica dirigida por JC Chandor. Chama atenção o fato de quase não haver diálogos no roteiro sobre um homem que enfrenta uma tormenta sozinho num barco. O vigor de Redford na atuação deve empolgar os votantes da temporada de ouro. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário