terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

INDICADOS AO OSCAR 2013: Melhor Atriz

EMANUELLE RIVA (Amor) se tornou a atriz mais velha a ser indicada ao Oscar. Aos 85 anos, após participar de clássicos como Hiroshima, meu Amor (1959) e A Liberdade é Azul (1995), entre muitos outros, a veterana atriz francesa conseguiu sua primeira indicação ao Oscar! Sua atuação como a esposa que começa a apresentar problemas de saúde com a passagem do tempo lhe garantiu vaga nas premiações (além do Oscar está indicada ao BAFTA e várias associações de críticos mundo afora). A proposta do amor sob o teste da velhice já premiou o filme em Cannes e pode surpreender ao premiar uma atriz querida por cinéfilos desde a década de 1950! 

JENNIFER LAWRENCE (O Lado Bom da Vida) divide o posto de favorita na categoria com Jessica Chastain. Ao seu favor tem o Globo de Ouro de Melhor Atriz de Comédia/Musical e o prêmio do sindicato dos atores, além disso já tem uma indicação anterior por Inverno da Alma (2010) (em que foi considerada uma revelação) e um currículo eficiente em blockbusters (Jogos Vorazes/2012 e X-Men Primeira Classe/2011) e filmes independentes (Loucamente Apaixonados/2011). Na comédia romântica diferentona de David O.Russel, Lawrence interpreta Tiffany, uma garota que se apaixona por um homem bipolar (Bradley Cooper) e aos poucos se mostra problemática (enquanto ele melhora seu quadro psiquátrico!).


JESSICA CHASTAIN (A Hora Mais Escura) apareceu para o mundo em 2012 no Festival de Cannes como a esposa de Brad Pitt no reflexivo A Árvore da Vida. Ano passado ela apareceu  em outros cinco filmes, por um deles foi indicada ao Oscar de coadjuvante (Histórias Cruzadas) e neste ano volta na categoria principal depois de receber o Globo de Ouro de atriz dramática. No polêmico filme de Kathryn Bigelow sobre a caça a Osama Bin Laden, Jessica interpreta uma agente durona da CIA que fica obcecada com sua operação de caça ao líder terrorista. O que pesa contra a atuação de Jéssica é o roteiro de Mark Boal (que já admitiu que se trata de uma obra de ficção) que dizem ser uma apologia à tortura. 

NAOMI WATTS (O Impossível) interpreta uma mãe que se perde da família em meio à catástrofe do tsunami na Tailância em 2004. Com todas as dificuldades, ela tenta reencontrar o esposo e os filhos com quem passava férias naquele paraíso destruído. Famosa pelo trabalho com David Lynch em Cidade dos Sonhos (2001) e pela franquia O Chamado (2002/2005), Naomi foi indicada anteriormente ao Oscar de atriz por 21 Gramas (2003), mas nos últimos anos se dedicou mais aos filhos e casamento com o ator e diretor Liev Schriber. A indicação serve para ressaltar que ela ainda está no páreo das melhores em Hollywood (e deve aparecer no Oscar novamente em 2014 com sua atuação como Princesa Diana).

QUVENZHANÉ WALLIS (Indomável Sonhadora) se tornou a mais jovem atriz a ser indicada ao Oscar (e também a com nome mais estranho). A prodígio estreante de nove anos já ganhou 11 prêmios por sua atuação (eles se dividem em Melhor Atriz e Revelação em várias premiações) e basta ver o trailer do longa metragem de Benh Zeitlin para entender o motivo. Pelo papel de Hushpuppy, uma menina que precisa lidar com o pai doente em meio a uma enchente na comunidade pobre em que vivem, a menina tem momentos de fazer corar de vergonha muitas pessoas que se dizem atrizes. Filmes sobre a pobreza nos EUA são raros, mas Zeitlin acertou em cheio ao escalar essa pequena estrela para encantar as plateias mundo afora. 

A ESQUECIDA: MARION COTILLARD (Ferrugem e Osso) foi indicada ao Globo de Ouro de Melhor Atriz dramática, mas já imaginava que ficaria de fora conforme crescia a expectativa em torno de outra francesa que poderia aparecer na categoria da Academia (Emanuelle Riva). No filme de Jacques Audiard ela faz uma domadora de baleias que, num  acidente, tem as pernas esmagadas por uma delas. Esse fato acaba levando-a para um romance surpreendente com um homem envolvido com lutas clandestinas. Apesar de ter um Oscar na estante por Piaf (2007), a atriz francesa tem ficado de lado nos últimos anos do Oscar, mesmo colecionando atuações memoráveis em filmes como Nine (2009), A Origem (2010) e Meia-Noite em Paris (2011). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário