quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

MOMENTO ROB GORDON: Melhores Pôsteres de 2012

Todo fim de ano começam a pipocar listas sobre tudo e eu sempre gosto de lembrar dos melhores pôsteres do ano, afinal de contas é o primeiro contato que temos com um filme e já começa a despertar aquele desejo de ir para a sala escura ver tudo o que ele prometeu. Às vezes ele é até melhor que o próprio filme - e por isso o pôster merecia até uma categoria especial no Oscar (assim como melhor trailer, não acham? O departamento de marketing agradece!). Esses são os meus cinco escolhidos do ano que está chegando ao fim:

5 - As Palavras
O filme passou praticamente em branco em nossos cinemas, mas o pôster merece ser lembrado ao utilizar palavras para vender a trama de um homem que rouba a obra de um escritor e tem que lidar com as consequências disso. Esteticamente marcante - garotas, me desculpem, mas o que menos chama atenção é o rosto de Bradley Cooper - muita gente considera o poster a melhor coisa do filme. 

4 - O Homem da Máfia
Quem percebe o filme (que repete a parceria entre Brad Pitt e o diretor Andrew Dominik) como uma metáfora sobre a sociedade americana, curte muito mais a trama sobre o matador que pretende apurar um assalto ocorrido num jogo de pôquer ilegal. O pôster evidencia o que o filme tem de mais simbólico num exercício de minimalismo onde a bandeira americana parece mirar a violência no espectador. 

3 O Segredo da Cabana
Poucos filmes de terror podem se gabar de ter um pôster tão estimulante. Para que fotos de famosos ou nomes em destaque? A ideia já transborda mistério ao utilizar a casa como se fosse um quebra-cabeça - o que cai como uma luva no filme que nasce de um clichê manjado (grupo de amigos em uma casa misteriosa no meio do mato) e aos poucos ajeita suas peças em nome de um roteiro mais imaginativo do que a maioria do gênero. 

2 Argo
Pode ser por conta das tiras que lembram os documentos destruídos em escândalos políticos na década de 1970 (fonte de inspiração cinematográfica da obra), pode ser a bandeira que se anuncia no olhar de seu diretor/ator ou até o apelo de mostrar que Ben Affleck comprovou-se de vez um diretor sério e engenhoso. O fato é que desde o cartaz, Argo já se mostrava um dos grandes acertos de 2012. 

1 Ted
A ideia é tão simples que beira o genial. Basta olhar a foto bem humorada para já entender o espírito do filme. Ted se tornou uma surpresa nas bilheterias do ano - e rendeu ao seu diretor o convite para apresentar o Oscar do ano que vem. Alguns podem ficar assustados dele repetir as falas do urso fofinho desbocado (ele que dubla o peludo na versão original), mas se for para repetir o humor bem sacado do cartaz, já podemos relaxar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário