quinta-feira, 20 de setembro de 2012

APOSTAS PARA O OSCAR 2013 - CAPÍTULO I

Com a chegada da primavera por aqui é a hora de começar a temporada de outono nos EUA, ou seja, se inicia o período onde os filmes sérios e com expectativas de fazer bonito na temporada de ouro começam a aparecer nos cinemas. Claro que alguns dos candidatos aos prêmios já apareceram nas telas daqui, Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge de Christopher Nolan ambiciona aparecer em mais categorias do que as técnicas, Valente da Pixar já é considerado figura certa na categoria de melhor animação e até Jennifer Lawrence pode surpreender com Jogos Vorazes assim como alguns elementos de Na Estrada de Walter Salles. Algumas produções que já demonstram fôlego para as indicações ao careca dourado são:

The Master
O peso pesado da temporada é a nova obra de Paul Thomas Anderson. Aclamado como obra-prima The Master causou polêmica desde que o primeiro leitor teve contato com seu roteiro. A trama é inspirada na vida de Ron L. Hubard, o escritor de ficção científica que fundou a controversa religião Cientologia (aquela do Tom Cruise). O filme se sustenta na relação entre o megalomaníaco Lancaster Todd (Phillip Seymour Hoffman) e o instável Freddie Quell (Joaquin Phoenix), um ex-marinheiro que serve como espécie de cobaia para a visão de mundo de Todd. É nessa relação entre o forte e o fraco, o mestre e o discípulo que o filme cresce de forma hipnótica. Além das atuações já premiadas de Phoenix e Hoffman (no Festival de Veneza) o filme ainda conta com Amy Adams num papel que deve lhe render mais uma indicação ao prêmio de coadjuvante (a quarta de sua carreira).

Argo 
Admiro bastante Ben Affleck por ter conseguido digerir as críticas recebidas em sua carreira como ator e investir numa ótima carreira de diretor. Baseado numa mirabolante história real, o novo filme de Affleck conta a história de um agente da CIA (o próprio Affleck) que cria um plano para resgatar seis americanos refugiados na casa do embaixador canadense durante a revolução islâmica no Irã em 1979.  Às vezes irônico e muitas vezes pesado, o filme foi elogiado e aplaudido no Festival de Toronto, parece que Affleck atingiu sua maturidade e está disposto a parar de concorrer somente a um prêmio de consolação na Academia. O elenco conta com Bryan Cranston, John Goodman, Alan Arkin, Clea Duvall, Chris Messina e Phillip Baker Hall. 

Cloud Atlas
Se a pretensão não jogar tudo no lixo, o elaborado Cloud Atlas, baseado no livro de David Mitchell, deve aparecer entre os indicados a melhor filme do ano. Não vou nem levar em consideração que o filme é dirigido por dois dos maiores pastéis de vento da história de Hollywood: Andy e Larry Lana Wachowski (Matrix). O material é bastante filosófico e explora como a ação de um indivíduo no passado interfere na vida dos outros, seja no passado, no presente ou no futuro. Quem viu o trailer deve ter entendido o motivo do filme receber o nome de A Viagem por aqui. O elenco tem vários oscarizados (Tom Hanks, Jim Broadbent, Susan Sarandon e Halle Berry) e eternos candidatos à uma indicação (Hugh Grant, Ben Wishaw e Jim Sturgess). Exibido recentemente em Toronto, o filme promete ser um dos mais comentados neste fim de ano e deve dar dor de cabeça se concorrer ao prêmio de direção (além dos Wachowski ainda conta com Tom Tykwer no comando da empreitada). 

Les Miserables
A clássica história de Victor Hugo está há décadas nos palcos em seu formato musical e já rendeu várias versões para o cinema, mas Tom Hooper quer honrar seu Oscar por O Discurso do Rei/2010 levando o musical para a telona. A trama de sofrimento e redenção de Jean Valjean (Hugh Jackman, será que ele vai ser indicado ao Oscar?) chega às telas com Anne Hathaway (será que ela leva o Oscar de coadjuvante pelo papel de Fantine?), Amanda Seyfried (Cosette), Helena Bonhan Carter (Madame Thénardier), Sacha Baron Cohen (Thénardier), Eddie Redmayne (Marius) e Russell Crowe (como o algoz de Valjean, Javert). Quem viu garante que o chororô vai ser grande e que, pelo menos, o Globo de Ouro de Comédia/Musical está garantido. 

Moonrise Kingdom
Desde Os Excêntricos Tennenbaums (2001) que eu percebia uma pegada infanto juvenil no cinema de Wes Anderson, a coisa ficou ainda mais descarada quando ele adaptou O Fantástico Senhor Raposo (2009) que causou sua reconciliação com o público e a crítica. Agora com Moonrise Kingdom ele volta sua câmera para personagens infantis sem perder aquele seu humor e visual peculiar. A história dos pequenos apaixonados Sam (Jared Gilman) e Suzy (Kara Hayward) é contada como um nostálgico conto de fadas cheio de aventuras e desventuras (ele age como se fosse Peter Pan e ela como a princesa a ser resgatada) que poderia ser chamado "Manual do Amor para Crianças". Além do casal prodígio e do visual arrebatador o filme tem participações inspiradas de Bruce Willis, Bill Murray, Frances McDormand, Tilda Swinton, Edward Norton e Jason Schwartzman. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário